sábado, 4 de dezembro de 2010

Constância Nery e sua Arte Naif

EXPOSIÇÃO “OUTONO COLORIDO – arte naïf na cidade do Porto”Caros





A Arte Naïf, também idenficada como primitiva, ínsita, ingênua, espontânea, congrega artistas do mundo inteiro que se manifestam, assim como os artistas dos demais estilos (do clássico ao moderno), para documentar, materializar os seus sentimentos, no seu tempo, dentro da sociedade onde vivem.

Em Paris (França), Telavive (Israel), Nova York (EEUU), São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil) e outros países, podemos visitar grandes e atualizados Museus e Galerias, especializados em Arte Naïf, que armazenam um rico elenco de artistas. Em Portugal, em Guimarães, está, infelizmente, fechado o Museu de Arte Naïf, mundialmente conhecido. A Arte Naïf revela situações do cotidiano dos campos e da cidade, mostrando a alegria das festas tradicionais, paisagens suculentas, manifestações folclóricas, modernas vitrines da Moda e dos sofisticados produtos atuais. O artista naïf não pinta como uma criança e sim exibe, com responsabilidade de adulto e de artista, a criança que está guardada no interior de cada um de nós. Alimenta-se na fonte de estilos inventados ou já existentes.

João Magalhães na Anna Maria Niemeyer








João Magalhães abre exposição de pinturas na Galeria Anna Maria Niemeyer




O artista plástico João Magalhães vai abrir a nova exposição “Pinturas”, no dia 9 de novembro (terça), às 20h, na Galeria Anna Maria Niemeyer (Shopping da Gávea). São seis obras – executadas entre 2008 e 2010 – algumas bidimensionais e cinco delas em grande dimensão. Em todas as suas mostras, João apresenta trabalhos que investigam as diversas possibilidades da pintura e, nesta apresentada na Galeria, pode-se observar a relação com os limites físicos do retângulo convencional. A maioria de suas pinturas vai além da tela, fazendo com que as paredes do local se misturem às suas obras. Ganham força, textura e fogem do habitual, extrapolando os limites do próprio suporte.



Para o artista, qualquer estímulo funciona como gerador de imagem, seja por meio dos anúncios de publicidade, da internet ou até da referência de algum outro artista que ele admire. O olhar de João Magalhães permite isto, captando ideias e originando resultados surpreendentes. As imagens podem ser criadas ou reproduzidas, como na individual apresentada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 2008. Naquele ano, as obras podiam fazer releituras de obras célebres (de Monet a Frank Stella), representar reflexões sobre problemas marginais da pintura ou explorar fenômenos retínicos simples. Mas ao contrário do que foi mostrado há dois anos no MAM-RJ – quando eram destacadas grandes pinturas negras – nesta exposição de agora, o branco predomina em quase todas as obras.



Desde o início de sua trajetória, nos anos 80, o artista recusou o fascínio que o meio permite e enfrentou o ato da pintura da forma mais profunda. “A questão das margens do plano, por exemplo, veio de muitos artistas, principalmente a partir do cubismo, mas para mim, o mais importante se passa nas margens, pois são elas que atraem a atenção”, explica João Magalhães, que entre as várias coletivas das quais participou, está “Como Vai Você, Geração 80?”, em 1984, na EAV-Parque Lage.



Mais sobre o artista

Mineiro, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É um dos mais destacados professores de pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Apresentou exposições no Brasil e no exterior. Sua última individual foi este ano, na Galeria Dumaresq, em Recife. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Icatu das Artes (Bolsa Residência por 6 meses) na Cité des Arts – Paris – França. Possui obras em acervos na França e está presente em coleções particulares e museus brasileiros: Museu de Arte Contemporânea/Coleção Sattamini (MAC-Niterói) – Niterói – RJ, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) – Rio de Janeiro – RJ, Paço Imperial – Rio de Janeiro – RJ, Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo – SP, entre outros.



Exposição PINTURAS



Abertura: 9 de novembro de 2010, terça-feira, às 20h.

Período: até 5 de dezembro de 2010

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 15h às 21h

Local: Galeria Anna Maria Niemeyer (Shopping da Gávea)

Rua Marquês de São Vicente, 52/ 205 – Gávea

Telefone: (21) 2239-9144 / Fax: (21) 2259-2082 / e-mail: galamn@centroin.com.br



Assessoria de Imprensa:

Bárbara Chataignier (21) 9738-1243 / bchataignier@gmail.com

Academia de Letras do Brasil Municipal Antonio Carlos

As comemorações dos 47 anos de emancipação da cidade de Antonio Carlos contou com uma série de atividades artísticas e culturais durante toda semana.

No dia 05 de novembro, véspera do aniversário da cidade a grande solenidade de posse dos Acadêmicos da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Municipal de Antonio Carlos reuniu diversas autoridades literárias entre elas o Presidente Nacional da Academia de Letras do Brasil (ALB) Dr. Mário Carabajal e o Presidente Estadual da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Professor Miguel João Simão.

A Academia que tem como Presidente o Escritor e Historiador Rogério Kremer que ocupa a Cadeira Nº01, tem em seu quadro os seguintes

Acadêmicos: Cadeira Nº 02 Acadêmico Flavio Münich, Cadeira Nº 03 Acadêmica Leonita Petri Kuhn, Cadeira Nº 04 Acadêmico Flávio Luíz Egert, Cadeira Nº 05 Acadêmica Inez Pauli e Cadeira Nº 06 Acadêmico Rony Alves Ramos.

A festa literária aconteceu no Centro Educacional e Cultural Cônego DR. Raulino Reitz e reunião aproximadamente 300 pessoas que prestigiaram a posse dos novos Acadêmicos e puderam participar do lançamento dos livros “Entrando nas Escolas de Antonio Carlos”de autoria do Escritor Rogério Kremer e do livro “Jogo da Vida” do Escritor Tito Renato Hilleshein.

O ato de Juramento ficou aos cuidados do Presidente Nacional da ALB e a Diplomação Oficial foi conduzida pelo Presidente Estadual da ALB em Santa Catarina. Estavam presentes a comunidade Antonio Carlense , além de Acadêmicos das Academias de Letras de Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Florianópolis, Desterrense, Governador Celso Ramos, Alfredo Wagner.

O evento cultural foi prestigiado pelo Prefeito Geraldo Pauli, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Edson Decker, Secretários Municipais, ex-Prefeitos , Pároco da cidade e outras autoridades locais.

Exposições: Janor Vasconcelos - Roberta Tassinari



Concerto e Exposições






DhiFerreira

Obra de DhiFerreira

Obra de DhiFerreira

Curso Modular de Gestão Cultural 2011

CURSO MODULAR
DE GESTÃO CULTURAL 2011
Curitiba/PR - Florianópolis/SC - Porto Alegre/RS
Instrutor: Marcelo Miguel
Carga horária total: 96 horas/aula
Aulas de fevereiro de 2011 a outubro de 2011

O Curso Modular de Gestão Cultural promovido pela Quixote Art & Eventos está com inscrições abertas para as turmas de 2011. Serão ofertadas turmas nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) com carga horária total de 96 horas/aula.

Em Porto Alegre será ofertada apenas uma turma, com aulas mensais aos sábados (sempre no terceiro sábado de cada mês das 9h às 17h) com início previsto para o dia 19 de fevereiro e termino para o dia 19 de setembro de 2011. (20 vagas).

Em Curitiba serão ofertadas duas turmas, uma com aulas aos sábados (sempre no segundo sábado de cada mês, das 9h às 17h) com início e termino previstos para os dias 12 de fevereiro e 10 de setembro respectivamente e, outra turma com aulas às terças e quintas-feiras das 19h às 22h (sempre na quarta semana de cada mês) Ambas as turmas de Curitiba ofereceram apenas 15 vagas em cada turma.

Em Florianopolis será também ofertada uma única turma com 20 vagas, com as aulas acontecendo sempre na primeira terça e quarta de cada mês, das 19h às 22h, com início previsto para o dia 01 de março de 2011 e termino agendado para o dia 05 de outubro de 2011.

APRESENTAÇÂO DO CURSO
O principal objetivo deste curso é auxiliar na formação e na capacitação de gestores culturais, indicado tanto para iniciantes como para aqueles que já atuam no desenvolvimento de programas e projetos culturais.
O conteúdo programático deste curso foi elaborado para auxiliar gestores públicos e privados no planejamento e na formatação de projetos culturais, para todos as áreas e segmentos culturais, bem como, para auxiliar no processo de gestão e gerenciamento de programas, projetos e ações culturais diversas.

FOCO DAS AULAS
Por isso, como em anos anteriores, o Curso Modular de Gestão Cultural terá como foco principal o uso da Lei Federal de Incentivo à Cultura (a chamada Lei Rouanet), buscando instruir e orientar seus alunos no uso deste instrumento de incentivo, mas também apresentando outras formas e modalidades para a gestão e a execução de projetos. Ainda, dentro da programação do curso, serão abordadas técnicas para o desenvolvimento do planejamento e a formatação de projetos culturais, noções gerais de captação de recursos, programas diversos mantidos pelo governo federal para o setor cultural, noções gerais de políticas públicas para a cultura, aspectos da legislação aplicados ao setor cultural, tais como a Lei do Direito Autoral, Legislação Trabalhista aplicada ao setor cultural, Código de Defesa do Consumidor, etc.

Também dentro da programação do curso será focado noções gerais para organização de eventos, o planejamento de comunicação e assessoria de imprensa para projetos culturais, noções de produção executiva para projetos audiovisuais, além da própria Lei do Audiovisual e outras formas para a busca de recursos nesta área, bem como, questões ligadas ao Patrimonio Cultural Material e Imaterial e a gestão de projetos de Acervos e Museus.

HISTÓRICO
Desde o ano de 2003 a Quixote Art & Eventos promove seus cursos e treinamentos na área de Gestão Cultural, tendo atendido até os dias de hoje quase 7 mil alunos em cursos realizados em mais de 78 cidades em 09 diferentes Estados Brasileiros.
O principal foco de seus cursos e treinamentos sempre foi o uso da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, e neste curso modular de Gestão Cultural a Lei Rouanet também é apresentada em toda a sua mecanica de funcionamento.

PÙBLICO ALVO
Este Curso é recomendado para maiores de idade e direcionado para gestores públicos ligados ao setor cultural, integrantes de entidades do terceiro setor, artistas, produtores culturais, estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor da comunicação, artes, turismo, profissionais de marketing, pequenos e médios empresários ligados a indústria gráfica, artesanato, produção de eventos, às artes cênicas, produtores musicais, museólogos, agentes e gestores culturais de toda natureza.

NOVIDADES PARA 2011
Diferente de outros anos, o curso promovido pela Quixote Art apresentará algumas novidades em 2011, como o atendimento virtual através da internet em plataforma especialmente desenvolvida para o atendimento dos alunos. Assim, além das aulas presenciais os alunos poderão participar de atividades complementares. Por isso o programa do curso para 2011 prevê a realização de 08 módulos com aulas presenciais (cada módulo com 06 horas aula) e mais as seguintes atividades:
• Duas palestras com a presença do instrutor e convidados sobre temas correlatos (08 horas/atividade)
• e mais 24 horas de participação na INCUBADORA DE PROJETOS CULTURAIS e no LABORATÓRIO DE PROJETOS CULTURAIS.

O que é a INCUBADORA DE PROJETOS CULTURAIS?
A Incubadora de Projetos Culturais é uma atividade complementar do Curso de Gestão Cultural onde os alunos terão a oportunidade de desenvolver seus projetos culturais. Será um exercício prático de planejamento e formatação de projetos, que será promovido em horários alternativos aos horários de aula.

Assim os alunos terão a oportunidade de debater e discutir seus próprios projetos culturais buscando desta forma encontrar as melhores alternativas e estratégias para a sua realização. A Incubadora portanto, além de ser um espaço para que se coloque em prática os conhecimentos passados no curso, servirá também como uma espécie de consultoria coletiva.


O que é o LABORATÒRIO DE PROJETOS CULTURAIS?
Assim como a Incubadora, o Laboratório de Projetos Culturais também é uma atividade complementar do Curso Modular de Gestão Cultural, todavia, ao invés de debater e desenvolver o planejamento de projetos culturais dos próprios alunos, estes serão convidados a participar da organização e da gestão de projetos reais mantidos ou desenvolvidos pela Quixote Art & Eventos, o que pode ser equiparado a um estágio.

Informações e Inscrições
Para mais informações sobre o Curso Modular de Gestão Cultural escreva para o e-mail

cursos@quixoteart.com.br ou ligue para (41) 3029-3660 em horário comercial de segunda a sexta das 9h às 17h.
Locais das aulas

Curitiba: Espaço Cultural ASUFEPAR QUIXOTE
Rua XV de Novembro 1382 – Centro (Esquina com Rua Gal. Carneiro)

Porto Alegre: Hotel Everest – Rua Duque de Caxias 1357 – 9ª andar – Centro 

Florianópolis: Hotel Baia Norte – Av Beira Mar Norte 220 – Centro – Florianópolis SC
Benefícios ofertados aos alunos

Todos os alunos matriculados neste curso receberão:

• Apostila completa com os temas abordados no curso;

• Um Kit com 06 (seis) CDs contendo textos de apoio, legislação cultural, formulários de leis de incentivo, vídeos e resumos das aulas em arquivos power point;

• Certificado de participação para os alunos que participarem de pelo menos 75% das aulas presenciais;

Investimento
Para matrícula efetivadas até o dia 31 de Dezembro de 2010

Para o pagamento a vista a taxa de matrícula é de R$ 490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais) por aluno.
Para matrícula efetivadas até o dia 31 de Janeiro de 2011
Para o pagamento a vista a taxa de matrícula é de R$ 690,00 (Seiscentos e Noventa Reais) por aluno.
Para matrícula efetivadas até o dia 28 de fevereiro de 2011
Para pagamento a vista, a taxa de matrícula é de R$ 890,00 (Oitocentos e Noventa Reais) por aluno.

Para matrícula efetivadas após o dia 01 de março de 2011
Para pagamento a vista, a taxa de matrícula é de R$ 1.090,00 (Mil e Noventa Reais) por aluno.


Guia das Artes Visuais

Guia de Artes Visuais

Foi lançado em Curitiba no Mabu Hotel, em seu Espaço de Arte Jayabujamra,o Guia de Artes Visuais 2011/2012.

O Guia é composto por 43 artistas visuais, com trabalhos que vão de pinturas, desenhos, colagens, esculturas, cerâmicas, instalações, fotografias, gravuras até artes digitais. Edilson Viriato, artista plástico e curador do Guia declara que selecionou nomes representativos, consagrados e emergentes das Artes Visuais Paranaense: “Apresentamos 43 artistas e fotógrafos na qual mostram e integram uma diversidade de categorias, temas, técnicas, poéticas e conceitos de alto nível, com isto o acesso a estes artistas, fotógrafos, escultores... fica mais fácil e as informações de divulgações democráticas. Aos poucos estas lacunas vão sendo supridas e o importante é a liberdade de um mercado nas Artes Paranaense, levando ao conhecimento de todas as possibilidades”, destaca com tom de otimismo.

A designer, editora de artes do Jornal Memai e artista plástica Sandra Hiromoto é a idealizadora do Guia de Artes Visuais 2011/2012 e responsável por todas as etapas de criação e confecção. Segundo Sandra a idéia surgiu como uma forma de aproximar os que prestigiam as artes visuais dos artistas de forma mais dinâmica, “Num período em que a escassez de tempo tornou-se uma constante em nossos dias, levar a arte ao encontro do espectador traz uma experiência estética, aproxima pessoas do artista e sensibiliza o olhar. A cada nova página uma surpresa. A obra pode mais do que preencher um espaço vazio, pode ressignificar o ambiente”.

O Guia servirá como um manual de consulta para galeristas, arquitetos, decoradores e apreciadores de arte onde encontrarão a produção contemporânea de artistas plásticos representantes do cenário artístico paranaense, como declarou João Coviello, filósofo, ensaísta, artista plástico. “O objetivo deste Guia é que ele seja fonte de consulta permanente. Além disto, ele é a oportunidade de diálogo com as obras que apresenta. O que um artista mais deseja é que seu trabalho mantenha um diálogo com aquele que o escolheu. Uma obra só se torna uma obra de arte quando mantém esse diálogo com o espectador”.

Os artistas participantes do Guia de Artes Visuais 2011/2012, são:

Ana Mauad, Ana Serafin, Antônio Temporão, Beatriz Gonçales, Carlos Rocha, Cassia Kassiah, Christina Araújo, Cinthia Freitas, Cristina Daher, Cristina Sá, Edilson Viriato, Geraldina Galléas, Giovana Correia, Jacyra Abujamra, Jamile de Paula, João Coviello, Judy Nunes, Katia Velo, Leandro Souza, Louise Moreno, Lidia Saczkovski, Lucilia Schneider, Malah, Mara Franco, Marilene Zanchet, Marinice Costa, Mariza Ribeiro, Nelma Takeuti, Nilva Rossi, Odilon Ratzke, Rita Bortolan, Rô Sampaio, Sander Riquetti, Sandra Bonet, Sandra Marchi, Sandra Hiromoto, Sheilla Liz, Sila Lima, Silvana Camilotti, Silvana Coelho, Silvana Passos, Soraya Milani e Steli Fries. A exposição permanecerá aberta para visitação até 28 de fevereiro de 2011.









Registros: Exposições e Trovas

No MON em Curitiba acontece a belíssima exposição Alfredo Andersen: da Noruega para o Brasil. Vale conferir.


Minha amiga Gledis Tissot esteve em Caió RN participando de uma Encontro de Trovadores.

No mesmo Ecnotnro dos Provadores; Gledis Tissot com o Presidente da Academia de Trovadores de Natal José Lucas de Barros, a Presidente da UBT de Balneário Camboriú -Gislaine Canales e a Delegada da UBT de Brusque - Maria Luiza Walendoski.

Aconteceu na Argentina o III Encontro de Poets do Mercosur.
Gledis e um grupo de trovadores participaram do encontro. Foi um sucesso.

Este foi um ano intenso para os trovadores aqui de Santa Catarina e do Paraná. 
A foto do 1º Congresso Universal de Poesia HispanoAmericana em Tijuana no México.