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Olá! O Blog está de cara nova. Aqui publico sobre ARTE, CULTURA, LITERATURA e GASTRONOMIA, como temática principal.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Galeria Nara Roesler
Zipper Galeria
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Artur Gomes
inquisição:
por sermos duas metáforas novas, frescas, gostosas,
desoprimidas e sem qualquer pseudo complexo de fidelidade é que estamos aqui em
brazilírica pereira, por sugestão da uilcona biúka diante desta outra
inquisição. não, ainda não fomos apresentadas a lady federika bezerra mas, a
conhecemos pela sua fama internacional de porta-bandeira. macabea não pode se
sentir frustrada pela nossa decisão de estarmos aqui neste confessionário.
primeiro, porque não temos, nem nunca tivemos nenhum compromisso com ela.
segundo, é que alinhamos em outra frente liberal, e desfrutamos de todo direito
de ir e vir, ter e dar prazer, gozar da forma que melhor nos convir. sexo? é
uma opção de gosto mesmo. até no palco, porque não? irônicas? sim nosso mestre
serAfim nos ensinou que do sarcasmo nasce a grande arte, mas o importante é que
nós como metáforas não precisamos estar somente em entre/linhas , estamos
também nas entre/tuas, entre/minhas, e não se trata de traição, procuramos
fazer algo diferente, por exemplo, do que já vimos em filmes de Godard,
construídos em larga medida só com citações e referências. Apoiamo-nos nas
coplagens como elementos básicos para ultrapassá-los e transcendê-los agimos
como uma espécie de conspiradoras conscientes dos bens culturais e materiais
que nos pertencem como patrimônios da humanidade.
Uma outra
Não deveria, portanto, macabea vociferar aqui sua ira,
acusando-nos veladamente de traidoras, sem assumir de fato em atitude pública a
destilação desse veneno como palavra que não entra em cena.
As belas letras, para nós, começaram através das letras
belas, narcisas pelo próprio nomes: metáforas. E por fidelidade a federika não
traímos macabea, apenas não fazemos parte de uma mesma concepção de que a
palavra parte, e as letras que pretendemos belas não são simplesmente nossas,
muito menos dela. Podemos constatar com gratidão que emergem das lendas,
fábulas, crônicas e contos, poemas concretos de uma visão de mundo abstrato bem
nítido e pessoal talvez, quiçá, quem sabe única reflexão de ruidurbanos, restos
de gravuras, resíduos tipográficos. Ou seja: uma série de gestos amorosos,
eróticos de novo, repletos de ironias sensuais, doce fervor, fogo de malícias
explosão de gozo, por sinal, diga-se de passagem, que essas dimensões éticas,
jurídico-morais, nunca nos interessaram. Nossas relações com a propriedade
privada, em todas as suas formas e cristalizações históricas, sempre foram
tranqüilas e sem remorsos.
A
Nomes ou numes?
- a massa um dia ainda comerá os biscoitos finos que fabrico
– cantarolava Du boi pelo grande sertão serafim, pesava o trigo, lavava a
roupa, amassava o pão, Jesus um velho coronel de João Gullar não querendo saber
das massas mandou empastelar a padaria e incendiar o matadouro do caldo de
cana, Du boi pensou então em ir embora de brazílica: sertãozinho, santo André,
ribeirão, rio preto, batatais e por fim nova granada de ouro preto e Espanha.
Vestiu seu uniforme de gala e foi prestar depoimento na CPI
das metáforas:
- como produtor das artes cínicas e mentor intelectual da
das sagaranagens federiko de Albuquerque Baudelaire vulgo Du boi, mestre-sala
do grêmio recreativo e escola de samba mocidade independente de padre olivácio,
tem somente a dizer que virgem aqui só eu, as demais podem dar o capricórnio,
peixe, aquário, Vênus, quem sabe até a balança mas não cai. Como mestre-sala os
prazeres ocultos invisíveis no inconsciente coletivo entrego a vocês o destino
das metáforas e volto à ilha das sereias. Biscoitos finos, massas, padaria nem
pão que o diabo amassou, às mulheres deixo somente a fome e meus olhos
genitais.
dummundana itabirina
Fedra margarida a resolvida desfilava pela última
vez portando falo. Decidira decepar o pênis e
desnudar de vez a sua outra mulher.
Brazílica amanheceu incrédula:
Manchetes, vozerios, falatórios, assembléias.
Faixas, cartazes. Por todas as vias, multivias,
Multimeios os ofendidos habitanes brazilíricos
Inconformados com a Fedra passearam em
Plebiscito voziferando Não Ao Sim.
E margarida flor impávida lá se foi beira-mar
Olhando estrelas no cruzeiro. Mas césar que
não é castro continuou a pigmentar seu mastro
no outro lado da tela. E um dia Fedra sorrindo,
com o pênis/baton da louca, foi ao boca de
luar da Fedra e voltou com o luar na boca
Dora und (poema de 7 faces) in alguma poesia
quando nasci
um anjo alado
daqueles – viciado
em parati
meu deu um tapa na bunda
para que eu logo transformasse
todo horror guardado em pranto
- foi ele cortar o umbigo
do sangue beber e berrasse
drummundo pra todo canto
ilusão de ótica
esse Não ç dilha
quando o poço
é mãos pra fossa
todo nervo
é mais que osso
todo mar é uma ilha
todo samba é mais pra bossa
doze e quarenta
e seis
Mallarmé
na hora incerta
dormindo
visível na besta
sinal inviável
na quarta
dedo de deus
na segunda
jogando dado
na sexta
leminskiAndo
só olho Ana à vera
faça outono ou primavera
quantas eras
quantas anãs
em carNA Val
meu olho disse:
Ana à vera
Vera Ana
Ana clara
Claralisse
Vejo Ana
lendo Eunice
quando li
eu vi Luana
e
Ana ali
só vi
li Ana
Ana/verso
anAlice
marcabru
dalíricamente a metáfora está aí, felacão de bruxa
caldeirão de carne e osso sangue suor cer
veja agora
seja
como um jogo do acaso tradição de vida e corte
severina zeferina
atrevida marte morte
macabea travestida no grande círculo místico das
letras:
mulher-macho, homem fêmea, atirador de facas,
engulidora de fogo, bailarino, domadora, trapezista
na escala do 3x4 mascarada ou de retrato seu
corpo vale ninguém
metáforas em juli A
colocar-
me
entre
tuas entre linhas
alinhar-
me
poema
líquido
em teu esperma de pedras
espumas brancas do mAr
fedras não és
nem seria
o meu navio que velas
quando brincamos de fadas
em teu oceano de areia
quando em meu sonho ponteio
um s em teus olhos ponteia
como um dourado nas águas
quem sabe águias no
AR
artu rgomes
in Brazilírica Pereira: A Traição das Metáforas
Artur Gomes no 27 PSIU Poético
Montes Claros-MG – outubro 2013
Agora não se fala mais
Agora não se fala nada
Toda palavra guarda uma cilada
Torquato Neto
Oficina de Poesia Falada e Produção de Vídeo
https://www.facebook.com/oficinapoesiafalada?fref=ts
Espaço Terapêutico Corpo Artes
Programa:
* Os contos e histórias como metáforas; * O contador que existe em mim: estilo pessoal, autenticidade, presença; * Apropriação da história: processamento no interior de si mesmo; * Recontando a própria história e experiências significativas; * Recursos internos e externos do contador de histórias; * Exercícios de corpo, voz, ritmo; * A respiração do conto; * A estrutura do conto; * Exercícios de contar e de criar histórias coletivas e individuais; * Escolha de repertório; * Imagens contidas nos contos/histórias e seus desdobramentos simbólicos Organização: Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes
Data: 15 e 16 de Fevereiro de 2014
Local: Mercês - Curitiba Horário: 9:30 às 18:30 H Carga Horária: 16 H Investimento: R$ 220,00 à vista no ato da inscrição ou 2 parcelas de R$ 130,00 (a primeira paga no ato da inscrição, a segunda com cheque pré datado para o primeiro dia da primeira aula até o dia 10 de Janeiro). Após esta data o pagamento passa a ser o valor integral: R$ 260,00. Coordenação: ROZEMAR CÂNDIDO
Pedagoga com
formação em Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí;
Arteterapeuta pelo Incorporar-te Curitiba - AARJ 518; Especialista em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná; Contadora de história orientada pelo escritor e contador de história Celso Sisto e pela atriz e contadora Margarida Baird; Membro do grupo THT - Terapia Holística Tradicional; Co-Coordenadora do Projeto Arteterapêutico de Atendimentos Acessíveis do Incorporar-te em Curitiba. Docente do curso de Formação de Arteterapeutas pelo Incoporar-te; Docente de Arte Educação da Pós Graduação Educação Integral Transfomadora, organizada pela parceria Associação Gente de Ben e Faculdade Vincentina. Inscrição: 41-33083786/41-98045876
Outras Informações:
at@incorporarte.psc.br
21-34736881 www.incorporarte.psc.br FB: www.facebook.com/ Vagas Limitadas
Desconto de 10% para
alunos, arteterapeutas e estagiários do Incorporar-te: Espaço Terapêutico
Corpo Artes.
Formação e outros cursos em Arteterapia Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro: www.incorporarte.psc.br ou http://www.facebook.com/ |
A História da Arte no Cinema
A Imagem
Cultural apresenta o CURSO:
“A
História da Arte no Cinema”
Uma proposta de olhar a História da Arte a partir de uma nova
perspectiva.
Após a apresentação de trechos de um filme, discutiremos a produção artística ocidental. Em cada encontro abordaremos um estilo artístico e o jeito de viver de uma época de uma forma agradável e dinâmica.
Após a apresentação de trechos de um filme, discutiremos a produção artística ocidental. Em cada encontro abordaremos um estilo artístico e o jeito de viver de uma época de uma forma agradável e dinâmica.
Serviço:
Dia 09/01 - Filme: Agonia e Êxtase, Carol Reed
Discussão sobre o Renascimento
Dia 16/01 - Filme: Vatel – um banquete para o Rei, Roland Joffé
Discussão sobre a França de Luis XIV e o Barroco
Dia: 23/01 - Filme: Ligações Perigosas, Stephen Frears
Dia: 23/01 - Filme: Ligações Perigosas, Stephen Frears
Discussão sobre a Monarquia e o estilo Rococó
Dia: 30/01 - Filme: Van Gogh – vida e obra de um gênio, Robert
Altman
Discussão sobre o Pós-Impressionismo
Local:
Cinelândia – CentroHorário: 19h às 21h
Dia da semana: 5ª feira.
Investimento:
R$ 290,00 (curso completo com 04 encontros)
R$ 80,00 (valor por encontro)
Informações
e inscrições:
Imagem Cultural
www.imagemcultural.com
imagemcultural@imagemcultural.com.br
21 2220-5243 // 96907-2480
Rua Alcindo Guanabara 24, sala 603 - Cinelândia
Horário de funcionamento: segunda a quinta,
Imagem Cultural
www.imagemcultural.com
imagemcultural@imagemcultural.com.br
21 2220-5243 // 96907-2480
Rua Alcindo Guanabara 24, sala 603 - Cinelândia
Horário de funcionamento: segunda a quinta,
das 14h30 as 20h30 e sexta das 10h
às 18h
Taça Clemente Comandulli
Copas do Mundo e os 40 anos da
Este ano de Copa
do Mundo no Brasil coincide com os 40 anos da Taça Cidade de Curitiba, instituída pela
Federação Paranaense de Futebol (FPF), na penúltima semana de fevereiro de
1974. Dois anos depois, essa Taça daria origem à Taça Clemente Comandulli, em homenagem póstuma ao cronista esportivo,
que faleceu no dia 30 de dezembro de 1975.
No dia 7 de janeiro, no Memorial de Curitiba, os Campeões das Copas do
Mundo Carlos Alberto Torres (Campeão de 1970), Clodoaldo (Campeão de
1970) e Cafu (Campeão de 1994 e 2002) participaram da coletiva de imprensa do
lançamento da exposição "Brasil - um país, um mundo". O
saudoso jornalista Clemente Comandulli cobriu jogos de diversas Copas do Mundo,
inclusive a da conquista do tricampeonato da Seleção Brasileira, muito bem
representada nesse lançamento. Na época, Comandulli comentou os jogos da Copa
de 70, pelas ondas curtas de alcance nacional da Rádio Universo
(Curitiba), bem como na Gazeta do Povo e na revista Esporte
Paranaense.
Carlos Alberto Torres e Lia Comandulli no
Memorial de Curitiba, no dia 07/01/14
Centro Cultural da Justiça Federal - Rio de Janeiro
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