quinta-feira, 3 de agosto de 2023

DALLWA LOBO e ZEILA RIBAS VIANNA no INSTITUTO MONTES RIBEIRO

 


Consagradas, Dallwa Lobo apresenta as séries “Portais e Janelas”, e Zeila Ribas Vianna autografa o romance “Um lugar para voltar”, neste sábado, 5 de agosto, no Instituto Montes Ribeiro.

 

No próximo sábado, 5 de agosto, o Instituto Montes Ribeiro recebe em seus espaços culturais a artista visual Dallwa Lobo e a escritora Zeila Ribas Vianna. Ambas as paranaenses são referências no mundo da arte e literatura. A curadoria do evento é de Luiz Arthur Montes Ribeiro.


Sobre Dallwa Lobo



Dallwa Lobo é curitibana e reside, atualmente, em Guaratuba (Pr). Na década de 1970, graduou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em sua trajetória artística participou de exposições coletivas e individuais.

É verbete do Dicionário de Artes Plásticas do Brasil, de Júlio Louzada, desde 1996.

Foi jurada em vários salões de arte, destacando-se o Salão Paranaense. Também foi Secretária Presidente da Sociedade dos Amigos dos Museus, (MAC, MAP, MIS). Na década de 1990 foi Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP-PR e em sua gestão criou a galeria de arte da entidade. Por muitos anos foi Supervisora de Arte Educação do Museu de Arte Contemporânea e do Museu de Arte do Paraná, exercendo em paralelo a curadoria.

 

Sobre “Portais e Janelas”

As obras são formas poético-artísticas que convidam o expectador a imaginar onde os levam esses portais e janelas. Utilizando-se de técnica mista sobre tela e com acréscimo de metais, a artista provoca o visitante a viajar para outros locais, encontrar seu ponto de equilíbrio nas instigantes cores destas obras de arte.


Sobre Zeila Ribas Vianna



Zeila F. Ribas, Vianna pelo casamento, é paranaense dos Campos Gerais.

Sua paixão pelos livros começou na infância e continua até os dias de hoje. Conta que costuma ler pelo menos dois livros ao mesmo tempo.

Expressa sua criatividade como artista visual e como escritora e, tanto na pintura como na escrita, busca inspiração no universo feminino. Ao criar suas personagens, Zeila busca valorizar a imagem da mulher.  


Sobre “Um lugar para voltar”

Segundo a autora: "Foram necessários seis anos lendo, pesquisando, observando e sobretudo ouvindo novas histórias e lembrando das antigas que ouvi na minha infância para que esta obra se tornasse realidade."

Em “Um lugar para voltar” não existe um narrador observador. Os próprios personagens, mulheres e homens interligados por laços de amor, sangue ou amizade, contam suas histórias fazendo com que o leitor se sinta mais próximo deles, conheça seus pensamentos e sentimentos, e participe de suas experiências.

As narrativas se entrelaçam formando um mosaico que revela ao leitor o cotidiano, os lugares, os usos e costumes do tempo em que viveram, tendo como pano de fundo os acontecimentos históricos, sócio/políticos e culturais de sua época.

Zeila Ribas Vianna ilustra a capa do livro, numa publicação da Editora Autografia, (RJ), 2022, 496 p.


Serviço:

O que? Artes Visuais e Literatura. Dallwa Lobo – Zeila Ribas Vianna

Onde? Instituto Montes Ribeiro

Quando? 5 de agosto de 2023 - Horário? Das 15h às 18h

Qual o endereço? Avenida Vicente Machado, 160, conjuntos 61/62, Centro, Curitiba

Qual o valor da entrada? Entrada gratuita

Até quando se pode visitar? Até o dia 31 de agosto.

Tem que agendar a visita? Sim, as visitas devem ser agendadas pelo

(41) 99181-0220 (WhatsApp), ou (41) 3092-9119

Instituto Montes Ribeiro

Contatos: (41) 99181-0220 (41) 3092-9119  contato@institutomontesribeiro.com.br