quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Telma Richter e suas belas obras de arte















Biografia

Telma Richter nasceu em 09 de setembro de 1968, brasileira, residente em Curitiba sua cidade natal, formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também cursou um ano fotografia com Roberto Pitella.
No início dos anos 2000 Richter experimenta variadas técnicas, cursando pintura com a artista Hosana Ortiz e ilustração no Centro Ilustração Botânica do Paraná, posteriormente a paixão pela técnica da água rala a leva para a Itália, onde inicia seus conhecimentos em História da Arte.
No período de 2008 a 2010, após a formação acadêmica, Telma aproxima-se da Arte Urbana atuando de modo coletivo e individual em diversos projetos apoiados pela Fundação Cultural de Curitiba, tais como; “Arte Por Onde Você Anda”, “Ocupação de Espaço” e “Arte Urbana”.
No campo do ensino, ainda em 2008, estagia no setor de Ação Educativa do Museu Oscar Niemeyer onde, posteriormente por um período aproximado de dois anos, passa a exercer o cargo de Arte Educadora. Em 2014 torna-se especialista em ensino de arte pesquisando o tema da Expressividade na Psicologia da Arte e sua Aplicação no Ensino de Arte.
Atualmente sua pesquisa artística perpassa por questões envolvendo economia, meio ambiente e comportamento humano, juntamente com uma produção constante de pintura, fotografia e colagem.
Em 2015 os propósitos artísticos de Telma Richter propiciam-lhe as seleções para o 3º Salão de Outono América Latina São Paulo 2015 com a Instalação "Valia", Salão Graciosa 2015 com duas obras de Pintura e o convite para a Bienal de Curitiba 2015, inaugurando o espaço expositivo Kjeller no Museu Alfredo Andersen onde expôs “Valia” para o público curitibano.




TELMA MARISA RICHTER
  
   Formação

·         Pós Graduada em Ensino de Arte - ITECNE - 2014
·         Curso Superior de Pintura – EMBAP - 2008.
·         Fotografia - EMBAP - 2008.

 Artes Visuais 
·         Produção, pesquisa e orientação artística em atelier próprio.

Projetos Selecionados
 ·         Artista convidada para a Bienal Internacional de Curitiba 2015 com a obra de Instalação
 “Valia” exposta no Museu Alfredo Andersen, inaugurando novo espaço expositivo deste museu
 o “Espaço Kjeller”. Outubro/dezembro 2015.
·         Artista selecionada para a mostra do 3° Salão de Outono de France América Latina 2015 – no Memorial da América Latina em São Paulo - SP, com a Instalação “Valia”. Maio de 2015.
·         Artista selecionada com 02 obras de pintura para exposição no Salão Graciosa 2015.
·         Projeto Ocupação de Espaços da Fundação Cultural de Curitiba “Exposição Híbrido” – 2010. Centro de Criatividade de Curitiba.
·         Artista Participante do “Projeto Arte por Onde Você Anda” da Fundação Cultural de Curitiba – 2009.
·         Artista selecionada com o Projeto “Recor(n)te” (obra Red Robô/aquarela sobre embalagem de papel) em atendimento ao edital -  Arte Urbana Transporte Coletivo da Fundação Cultural de Curitiba 2010.
·         Artista convidada para o coletivo do Auto de Natal do Museu Oscar Niemeyer (confecção de uma ovelha em tamanho natural) – 2012.
·         Artista convidada para aplicação de Oficina de Pintura aberta ao público no Primeiro Domingo de julho de 2009 do Museu Oscar Niemeyer.
·          

Outras Exposições

·           Exposição Arte no Litoral – SESC, apresentando a obra Ming Ling – Pintura acrílico sobre tela 40 CM X 50 CM - 2008.
·           Apresentação do ensaio fotográfico “A gora nós somos livres” no Espaço Cultural Beto Batata de Curitiba em 2008.
·           Fotografia para a exposição “Sobre o Reino Fungi” do CPE da UFPR – 2009.
·           Artista com obra selecionada no concurso “Curitiba 317 Cliks” - Centro Europeu – 2010.

Curitiba, 19 de novembro de 2016.