terça-feira, 9 de julho de 2013

Olhares Inusitados no Banco Central do Brasil




“Olhares Inusitados”

“No período de 3 de julho a 02 de agosto de 2013, a exposição coletiva  “Olhares Inusitados”, reúne fotógrafos da Abaf (Associação Brasileira de Arte Fotográfica) e convidados participantes da Feira Cultural da Fotografia que acontece todo último domingo do mês nos jardins do Museu da República.
Treze fotógrafos com currículos premiados nacional e internacionalmente. Não há um tema único para a mostra. O título “Olhares Inusitados” reflete a diversidade de olhares e criatividade dos componentes. 
O objetivo é que as fotografias possam agradar a todos, colegas fotógrafos, que se detêm na parte técnica, e público leigo, que se detém na contemplação da beleza e harmonia das imagens apresentadas.”
(Cilano Simões – curador e fotógrafo participante)
Participam desta coletiva os fotógrafos: Amilcar Milasch, Carlos Vieira, Cilano Simões, Eduardo Garcia, Everaldo D’Alverga, Francisco Pinto, Gemerson Dias, Guacyr Aranha, Marcia Chal, Nei Lima, Paulo Mittelman, Roberto Gomes, Roosevelt Nina.


Conferência Municipal de Cultura


Notícias com o Boletim e.museus

notícias
MNBA inaugura “A Herança do Sagrado” na próxima quarta
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) abre ao público na próxima quarta-feira (10) a exposição “A Herança do Sagrado”.
A mostra, que integra a programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), vai exibir no Brasil pela primeira vez mais de 100 obras de grandes nomes da arte que pertencem ao acervo do Vaticano e museus italianos.
(Foto: Primeiras obras que farão parte da exposição “A Herança do Sagrado” são desembaladas, na última terça-feira)
Entre as pinturas, esculturas, manuscritos e outras peças selecionadas, que contam um pouco da história da arte e da Igreja Católica, há quadros de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Pinturicchio, Perugino, Sassoferrato, Bernini, Correggio, Annibale Carracci, Guido Reni e Beato Angelico, dentre outros.
Oratórios – Durante a JMJ, que acontece de 23 a 28 de julho, o MNBA também recebe a exposição “Oratórios: relíquias do Barroco Brasileiro”. O visitante poderá apreciar cerca de 115 oratórios, objetos e imagens sacras dos séculos XVII ao XX, pertencentes ao acervo do Museu do Oratório, instalado em Ouro Preto (MG), desde 1998. A mostra será inaugurada dia 16 de julho e fica em cartaz até o dia 18 de agosto.
A expectativa da organização do evento é de que, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude que contará com a participação do Papa Francisco, a cidade do Rio de Janeiro receba cerca de 2,5 milhões de jovens de todo o mundo. Saiba mais na página do Ibram.
Site classifica Museu Imperial entre os 10 melhores do Brasil
O site colaborativo TripAdvisor, que reúne informações, relatos e dicas para turistas de todo o mundo, divulgou esta semana o resultado do prêmio “Traveller’s Choice” de 2013. O resultado traz o Museu Imperial, vinculado ao Ibram, entre os 10 melhores do Brasil. A instituição ficou em sexto lugar entre as mais citadas pelos viajantes, sendo classificada também em 12º entre os museus da América do Sul.
Os outros museus classificados pelos usuários do site entre os dez melhores do Brasil foram o Inhotim, de Brumadinho (MG); o Instituto Ricardo Brennand, de Recife (PE), o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado, o Museu do Futebol e o MASP, de São Paulo (SP), o Forte de Copacabana, do Rio de Janeiro (RJ), o Museu da TAM, de São Carlos (SP), e o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, de Porto Alegre (RS). Veja aqui.
O prêmio – O TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo. O prêmio “Travellers’ Choice”, realizado anualmente, tem como base milhões de avaliações e opiniões dos viajantes. Os vencedores são encontrados em 39 países do mundo, incluindo listas regionais para a África, Ásia, Austrália, Caribe, América Central, China, Europa, Índia, México, Oriente Médio, América do Sul, Pacífico Sul e Estados Unidos.
“A eleição do “Travelers’ Choice” é o reconhecimento do Museu Imperial como um dos destinos preferenciais do público e um registro da aprovação de seus serviços, como a oferta permanente de situações para o exercício e o aprimoramento do conhecimento e opções de entretenimento cultural para todos os segmentos da população”, afirma Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial.
Esta é a segunda classificação positiva que o Museu Imperial recebeu em 2013 de veículos de grande importância na área de turismo e viagens. No início do ano, o Guia Quatro Rodas, principal publicação brasileira do gênero, classificou a instituição com a nota máxima de cinco estrelas.
Visitação do Museu Solar Monjardim cresce quase 60% no primeiro semestre
O mais recente balanço semestral realizado pela direção do Museu Solar Monjardim, localizado em Vitória (ES) e vinculado ao Ibram, revelou uma boa notícia: de janeiro a junho deste ano, o museu registrou crescimento de 59,7% no volume de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento segue uma tendência de evolução sistemática dos índices de visitação ao museu registrada nos últimos meses. Em 2012, o crescimento absoluto no número de visitantes registrado foi de 43,7% em relação ao mesmo período do ano de 2011.
Além da evolução quantitativa, o museu vem desenvolvendo ações que objetivam atrair novos públicos, diversificando o perfil de seus visitantes e democratizando o acesso à cultura na região.
Situado num casarão construído no final do século XVIII, considerado um dos mais importantes testemunhos do período colonial capixaba, o Museu Solar Monjardim ampliou seu horário de funcionamento em 2012. Atendendo a um antigo desejo da população capixaba e turistas que visitam a cidade, o museu passou a abrir ao público também aos finais de semana e feriados.
Museu da Inconfidência abre nesta segunda para o aniversário de Ouro Preto
Para comemorar o feriado de aniversário da cidade de Ouro Preto (MG), celebrado em 8 de julho, o Museu da Inconfidência/Ibram estará aberto excepcionalmente para visitação na próxima segunda-feira (8), das 12 às 18h, com venda de ingressos até 17h30. Na terça-feira (9), o museu fecha ao público – haverá apenas expediente interno.
Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira.
O acervo de quatro mil itens reúne peças históricas e artísticas que formam um conjunto articulado de testemunhos culturais do período, refletindo a relação de Vila Rica com a conspiração. O Panteão dos Inconfidentes guarda lápides com os restos mortais de 16 inconfidentes, incluindo o poeta Tomás Antônio Gonzaga.
ICOM 2013: aberto processo seletivo para concessão de bolsas
O Comitê Organizador da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM) lançou na última segunda-feira (1) chamada para edital de processo seletivo destinado à concessão de bolsas para participação no encontro, que acontece na cidade do Rio de Janeiro no período de 10 a 17 de agosto.
Serão concedidas ao todo 60 bolsas, resultado de uma parceria entre as três instâncias de governo envolvidas na realização da Conferência e as empresas patrocinadores do evento por meio das leis federal, estadual e municipal de incentivo.
Critérios – Podem participar do processo seletivo pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural, com foco de atuação em museus, ações de memória social e processos museais, com atuação comprovada de no mínimo dois anos.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio eletrônico até as 18 horas do dia 17 de julho (horário de Brasília), no seguinte link: www.icomrio2013.org.br/bolsas/bolsas-nacionais.
A seleção será realizada em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo ICOM para a realização da 23° Conferência e com as políticas nacional, estadual e municipal de museus.
Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail bolsas@icomrio2013.org.br. Saiba mais sobre a ICOM 2013 aqui.
Programa Nacional de Apoio à Cultura tem nova Instrução Normativa
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (1) nova Instrução Normativa que readequa procedimentos para apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas de propostas incentivadas via Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) – cujo principal instrumento é a Lei Rouanet.
A mudança tem o objetivo de modernizar as ferramentas de gestão da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), além de atender às demandas dos proponentes. Confira a íntegra do documento.
As novas regras para projetos que buscam autorização para captação de recursos já estão valendo. A Instrução Normativa atualiza regras, incorpora e legitima critérios já sedimentados na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), organiza fluxos internos, estabelece novos prazos e disciplina conceitos. Saiba mais aqui.
Agenda
Inauguração do Museu Histórico e Cultural de Delfim Moreira
O quê: Implantado com recursos do Edital Mais Museus (Ibram/MinC), o museu vai ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária do município mineiro. O museu terá como foco os costumes, a pesquisa e a comunicação entre os povos e as gerações da região, parte integrante da Estrada Real e rota dos bandeirantes durante o ciclo do ouro.
Quando: Dia 5/7, às 19h.
Onde: Museu Histórico e Cultural (Rua Paulino Faria, s/n | Delfim Moreira – MG)
Informações: (35)3624.1288

A Arte a Serviço da Fé– Tesouros do Museu Histórico Nacional
O quê: A mostra reúne cerca de 600 peças da expressiva coleção de arte sacra do Museu Histórico Nacional, entre as quais pinturas, esculturas em madeira e marfim, oratórios, e objetos da Capela Imperial.
Quando: Até 18/8. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Nos dias 25 e 26/7, das 14h às 18h, a entrada será gratuita.
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/n – Próximo à Praça XV | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 2550.9220 | www.museuhistoriconacional.com.br

Vale do Gramame: Memórias e Vivências
O quê: A exposição traz uma amostra das expressões culturais existentes no Vale do Gramame, situada numa área periférica das cidades de João Pessoa e Conde, na Paraíba. A região abriga comunidades rurais, urbanas, quilombolas e indígena, com uma população aproximada de 20 mil habitantes. O coco de roda, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca, o forró pé-de-serra, o artesanato, as brincadeiras infantis, o cultivo e manuseio de ervas, além de muitas narrativas lendárias, são algumas das expressões abordadas.
Quando: Até 16/8.
Onde: Casa do Patrimônio de João Pessoa (Praça Barão do Rio Branco, nº 30 – Centro | João Pessoa – PB)
Informações: (83) 3241.2896 | casadopatrimoniojp.com

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira
O quê: Organizada pelo Itaú Cultural, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, a mostra tem curadoria de Eder Chiodetto e já passou por Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. A exposição aborda a fotografia modernista experimental, principalmente entre os anos 1940 e 1960, postas lado a lado, para provocar a comparação entre questões conceituais e estéticas do período modernista e como elas reverberam na produção contemporânea.
Quando: Até 25/8. De terça a sábado, das 9h30 às 21h e aos domingos, das 16h às 21h. Entrada Gratuita.
Onde: Palácio das Artes – Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro | Belo Horizonte – MG)
Informações: (31) 3236.7400 | fcs.mg.gov.br

Olhares de Porto Alegre
O quê: Exposição com fotos de diversos lugares da capital gaúcha tiradas por alunos de fotografia da Ftec.
Quando: Até 15/7.
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 | Porto Alegre – RS)
Informações: www.museudacomunicacao.rs.gov.br | hipolito-secretaria@sedac.rs.gov.br

Arte e Meio ambiente
O quê: A exposição traz réplicas de obras de Candido Portinari (1903-1962) que apresentam questões importantes ligadas ao meio ambiente em temas centrais, como a relação dos seres humanos com o espaço em que vivem, a água, os recursos minerais, as florestas e a fauna e o equilíbrio entre os seres humanos. Entre as obras, estão os famosos painéis “Guerra e Paz” e os quadros “Retirantes” e “Rio Tietê”.
Quando: Até 31/1 de 2014. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; sábados e domingos, das 13h30 às 17h. Entrada franca. Agendamento de escolas e grupos acima de 10 pessoas por telefone.
Onde: Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho, Parque Memorial Arcoverde | Olinda – PE)
Informações: (81) 3241.3226 | www.portinari.org.br

Esquizópolis e Tupy Todos os Dias
O quê: As duas novas exposições estabelecem um diálogo entre a história e o contexto atual da Bahia: enquanto “Esquizópolis” se debruça sobre a dupla centralidade das cidades e como isto recai sobre os vários aspectos culturais, “Tupy Todos os Dias” retorna às propostas artísticas de Juarez Paraíso, tecendo ambiência, urbanidade, arte e cultura popular em um tecido que busca endereçar a relação entre arte e cotidiano.
Quando: Até 30/8 (“Tupy Todos os Dias”) e 1º/9 (“Esquizópolis”).
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (Avenida do Contorno, s/n – Solar do Unhão | Salvador-BA)
Informações: www.cultura.ba.gov.br

Tradição, Folclore e Humor
O quê: Exposição de cartuns e charges, realizada em parceria do Museu da Comunicação com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).
Quando: Até 27/7. Entrada franca.
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 – Centro Histórico | Porto Alegre – RS)
Informações: www.museudacomunicacao.rs.gov.br | hipolito-secretaria@sedac.rs.gov.br

Maracatu Rural – A magia do Carnaval
O quê: A exposição reúne personagens, ritmos, mitos, dança e sincretismos religiosos da cultura popular da zona da mata do Estado de Pernambuco, apresentando fotografias, documentos históricos, vídeos, áudios, indumentárias, adereços, textos e livros.
Quando: Até 4/8. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Entrada franca.
Onde: Museu Nacional dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A | Brasília – DF)
Informações: (61) 3213.5076 | museu@correios.com.br

Connecting Concepts
O quê: A exposição itinerante reúne conceitos e 41 obras de diversos designers holandeses. Além de destacar o design da própria Holanda, a exposição desenvolve um diálogo com cada local por onde já passou, como Índia, China, Alemanha e Turquia, e incorpora novos designers da região à sua exibição.
Quando: Até 28/7. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Aos domingos, a entrada é franca.
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/n – próximo à Praça XV | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 2550.9220 | www.museuhistoriconacional.com.br | mhn.comunicacao@museus.gov.br

Do babado: registros de uma sociedade plural e homofóbica
O quê: A exposição integra a 1ª Semana do Babado, promovida por ocasião do Dia do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual (28 de junho) e traz fotografias enviadas pelo público. A proposta é discutir a presença e a memória da comunidade LGBTTT (Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Transgêneros) brasileira, e os preconceitos sofridos por esta.
Quando: De 28/6 a 7/7. De terça-feira a sábado, das 9h às 18; domingos e feriados, das 9h às 15h.
Onde: Museu das Bandeiras (Praça Brasil Ramos Caiado, Setor Central | Cidade de Goiás – GO)
Informações: (62) 3371.1087 |  mdb@museus.gov.br

Bola na Rede
O quê: A mostra, que marca a reabertura da Galeria Fayga Ostrower – Marquises e Jardins, reúne obras de 24 artistas sobre esporte e futebol, incluindo pinturas, vídeos, fotografias, objetos, instalações e intervenções no novo espaço, dedicado às artes visuais da Funarte Brasília. Depois de um mês e meio em reforma, a galeria foi ampliada, passando de 119 m² para cerca de 400 m², e também ganhou um espaço para oficinas.
Quando: Até 31/7. De terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada gratuita.
Onde: Espaço Cultural Funarte – Galeria Fayga Ostrower (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – Lote 02 | Brasília – DF)
Informações: (61) 3322.2029

Limites do Imaginário
O quê: A mostra reúne trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros: Avatar Moraes, Begoña Egurbide, Bóris Kossoy, Domènec, Elcio Rossini, Lorena Geisel, Mario Ramiro, Mário Röhnelt, Marlies Ritter, Mauro Fuke, Michael Chapman, Patricio Farías, Ricardo Carioba, Rodrigo Braga, Rosângela Rennó, Sandra Cinto, Sol Casal, Suzy Gomes, Terry Wilson, Vera Chaves Barcellos, Vilma Sonaglio e Walmor Corrêa. Todas as obras integram a coleção da Fundação Vera Chaves Barcelloes (FVCB).
Quando: Até 20/7. De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
Onde: FVCB/Sala dos Pomares (Av. Sen. Salgado F°, 8450 | Viamão – RS)
Informações: (51) 3228.1445 | acervo.fvcb@gmail.com | www.fvcb.com

Ritos, Ditos e Ditados
O quê: O folclore, os ditados, contos, crenças e costumes do povo catarinense são os temas da exposição, que reúne 12 imagens produzidas pelo fotógrafo Bruno Ropelato.
Quando: Até 14/7. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30. Domingos e feriados, das 10h às 19h30.
Onde: Fundação Catarinense de Cultura (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica | Florianópolis – SC)
Informações: (48) 3953.2354 | www.fcc.sc.gov.br

Simbioses Possíveis/Fruição Circular
O quê: Exposição Conjunta dos artistas Eva Cavalcante e Rosivaldo Reis.
Quando: Até 26/7. Segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 19h; terças e quintas-feiras, das 8h30 às 20h.
Onde: Pinacoteca Universitária da UFAL (Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, 206 – Centro | Maceió – AL)
Informações: (82) 3214.1545 | www.ufal.br/pinacoteca

Cores do Xingu
O quê: Fruto de uma parceria com o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da cidade de Tupã – SP, a exposição itinerante tem como objetivo colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque Xingu, reserva situada ao norte de Mato Grosso que abarca uma população de cerca de 5.500 índios de quatorze etnias diferentes.
Quando: Abertura dia 5/7, às 18h.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (Rua XV de Novembro, 575 | Paranaguá – PR)
Informações: (41) 3313.2042 ou 3721-1200

Entre Pedras e Telas
O quê: A exposição, que estabelece um diálogo entre a pintura e a azulejaria, traz 36 criações de alunos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA).
Quando: Abertura dia 5/7, às 18h. Visitação: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; fins de semana e feriados, das 12h às 17h. Gratuita.
Onde: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (–Rua Frei Vicente, nº 03 – Centro Histórico | Salvador – BA)
Informações: (71) 3117.6389

Ilustra-Ação
O quê: Curso de introdução à ilustração com Paulo Galvão – ilustrador, professor e artista plástico com longo currículo. As aulas teóricas serão mescladas às práticas de oficina no desenvolvimento dos fundamentos da arte, aliando os interesses e habilidades de cada participante. Voltado ao público infanto-juvenil, o curso vai oferecer aos participantes a oportunidade de trabalhar os princípios da arte na produção de um projeto autoral de história ilustrada.
Quando: De 15 a 19/7. Turma da manhã: das 9h às 12h; turma da tarde: das 14h às 17h. Inscrições gratuitas até 8/7. Indicado para maiores de 12 anos.
Onde: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4, Lotes 3/4, 4º andar | Brasília – DF)
Informações: (61) 3206-9448 | caixacultural17.df@caixa.gov.br | www.caixa.gov.br/caixacultural

Diálogos no Museu
O quê: Nesta edição, o projeto traz palestra com o arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Merino de F. Xavier, que vai abordar as obras do Projeto Monumenta no Centro Histórico de Porto Alegre.
Quando: Dia 6/7, às 10h. Inscrições por e-mail até 5/7. Ingresso: agasalho para a Campanha do Agasalho 2013. Vagas limitadas.
Onde: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa | Porto Alegre – RS)
Informações: museu@smc.prefpoa.com.br

Café Concerto para Poesia
O quê: O grupo “Concertos Artes Integradas” comanda o projeto, que traz apresentações de recitais poético-musicais. Nesta edição serão recitados os poemas “Meu Tempo”, do poeta baiano Ildásio Tavares (1940-2010), e “O Tempo Fugiu”, do poeta francês Paul Claudel (1868-1955).
Quando: Dia 5/7, às 17h.
Onde: Museu Carlos Costa Pinto (Av. Sete de Setembro, 2490 – Corredor da Vitória | Salvador – BA)
Informações: (71) 3336.6081 | cultural@museucostapinto.com.br

Colônia de Férias MAMM
O quê: Entre as atividades programadas estão incluídas visitas dinâmicas às duas exposições em cartaz no Museu, A obra e a Coleção: aproximações Murilo Mendes e Juiz de Fora, Verbo e Cor: das origens ao início do século XX, e um passeio, realizado pelo Coletivo Cultural, ao Morro do Cristo e à Universidade Federal de Juiz Fora. A colônia de férias do Mamm conta ainda com uma oficina de pintura e outra de astronomia. No cronograma, além das atividades de recreação, piqueniques diários para os quais as crianças devem trazer seu próprio lanche.
Quando: Duas turmas, de 16 a 19/7 e de 23 a 26/7, sempre das 14h às 17h. Inscrições gratuitas (vagas limitadas).
Onde: Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790
Informações: arteducacao.mam@ufjf.edu.br | www.museudeartemurilomendes.com.br

Cursos e Oficinas
Inverno no MHAB 2013
O quê: Na quinta edição do projeto, serão oferecidos 10 minicursos ou palestras, ministrados pelo corpo técnico da instituição e por docentes e profissionais convidados, com reflexões no campo da Museologia e áreas afins.
Quando: De 7 a 12/7. Inscrições até 7/7 no próprio museu ou por e-mail. Valor: Valor R$ 30 ou R$ 50 (por minicurso).
Onde: Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim | Belo Horizonte – MG)
Informações: (31) 3277.8573/8575 | contato@amigosdomhab.com.br

Dimensões das Culturas Indígenas: xamanismo, política e línguas indígenas
O quê: Curso com palestras e mesas redondas com a participação de especialistas na área.
Quando: De 8 a 19/7, das 14h às 17h. Taxa de inscrição: R$ 250 (profissionais) e R$ 125 (estudantes). Vagas limitadas.
Onde: Museu do Índio (Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 3214.8718 | cursodimensoes2013museu@gmail.com

Seminário Gravuras e Gravuristas Baianos

O quê: O evento irá discutir a gravura baiana com pesquisadores, curadores e críticos da área. Será abordado um diálogo crítico-reflexivo entre os participantes, com dimensões sócio-político-artístico-cultural sobre os processos artísticos e procedimentos operatórios, que confirmam a importância das artes gráficas na Bahia.
Quando: Dias 17 e 18/7, das 9h às 17h. Inscrições gratuitas até 14/7 por e-mail.
Onde: Centro de Artes, Humanidades e Letras (Quarteirão Leite Alves, Rua Maestro Sacramento, s/n – Centro | Cachoeira – BA)
Informações: (75) 3425.1453 | hansenbahia@uol.com.br

Poesias Poetas Del Mundo

Sabor da Saudade

Sabor amargo,
De coração sozinho
Vivendo de lembranças.
Sabor de distância,
Intensa Intolerância
De viver sem você.
Sabor de vazio,
De mundo sem graça
Que nos meus dias arrasta.
Mas o sabor da saudade,
Devia ser raridade
Dos amantes, dos amores.
Devia ter sabor de vida,
Ser apenas experiência
De um querer compartilhado.
Apenas uma nostalgia,
De ter vivido a alegria e o prazer,
De algum dia ter tido você.


(Celeste Farias Dias, BH/MG, 01/07/2013)

-----------------------------------------------------------------

AS CANÇÕES DA BELA DA DAMA
(1)

Por causa de uma bela dama,
Perdi meu reino e cavalo.

E até hoje procuro:

Não o reino nem a dama,
Só procuro o meu cavalo.

(2)

Levanto a mão para cima
Para que a fumaça do cigarro
Não incomode a dama.

Espero que não incomode
As estrelas.

(Cicero Melo, Inédito)

-------------------------------------------------------


Queixumes
         
.
Pois é, queixo-me das asas cortadas
Pelos filhos....
Deveria ficar contente,
Afinal ao deixar o ninho,
O filho nos diz que está pronto
Para ir adiante;
Que cessa o nosso tempo,
Que começa o deles...
.
Mas somos reféns de nossos afetos,
De nossos amores...
As ligações com nossos filhos
São intensas e permanentes.
.
Quando eles vão embora
Nos sobram os questionamentos...
Estarão seguros,
Os orientei de forma correta?
Outro dia, ainda, nem comer
Sozinhos, comiam.
.
Sei que não posso controlar esses vôos...
Que não poderei parar as turbulências...
O que poderei fazer,
A não ser a certeza de que estou aqui ?
.
Ah! meu filho! Siga!
Tens que  seguir.
Sou eu quem não está  preparada,
Que está  insegura,
Que está com medo....
Queria proteger-te  um pouco mais.
.
Pegar tuas mãos e voar contigo,
Ter certeza de que agi direito,
Se te levei a ser bom cidadão,
Se te acompanhei de maneira certa
Na escola, com os amigos, à vida....
.
Será que eu li poesias para ti,
Sera que te ensinei a  lutar pelos sonhos?
Será que te mostrei a vésper  brilhante,
O equinócio do inverno e o reverberar
Do murmurio do vento?
Sera que falei que o mundo é muito além
Daqui e de de mim ?
.
Siga pois. O universo é o teu espaço
É o teu tempo.
Tomara que te descubras,
E que se abrace,
E que se respeite,
E que não se deixe levar,
Que não se machuque tanto,
E que não te sobre cicatriz.
.
Viestes através de mim, mas não de mim;
Estás comigo mas não és meu...
Seja feliz!

DD_Delasnieve Daspet - em transito 30.06.13

---------------------------------------------

Matriz
        .

Sou uma matriz de palavras...
Desço mansa e clara
De fontes cristalinas.
.
Sou pólen das flores,
Absorvida pelas borboletas,
E doces  colibris.
.
Sou o espinho da rosa cálida,
O vento suave da primavera,
Um caminhante em busca de estradas.
.
Faço amor com as palavras
E as fecundo em folhas brancas.
DD_Delasnieve Daspet, Porto Alegre-RS,  27 de junho   de 2013

-----------------------------------------------

MEU MUNDO


Há sempre um momento
A direcionar nosso  pensamento
E foi nessas quimeras cotidianas
que pude refazer, num retrospecto,
a minha pequena e pobre trajetória...
Fantástico!  naturalmente e em repente
me vi abraçar um desafio maior que eu
Com longos braços transportei para dentro de mim
este meu recanto com os encantos que  sonhara.
No meu mundinho, pequena esfera a circular
A girar, rotação, translação e vai
até onde minha visão pode alcançar...
Tão sem graças...monotonia era meu mundinho
a me espreitar... e eu  contemplando-o silente
mentalmente traço a minha inquirição
Por que te quero tanto? Como posso te amar?...
Ah! Já sei! foi em ti mesmo que floresceu minha primavera
de encantos, sonhos de criança e mil esperanças
Na minha adolescência toda sua essência, minha seiva...
 Foi no seu sial que articulei os primeiros passos de mulher e mãe
Tudo acolhido num grande abraço, incógnito, dúbio, complexo...
Utopia de um paraíso só de flores, de amores e de paz.
Então, de todos os passos e percalços, das pedras e espinhos que encontrei
Olhem o que restou de mim...
Uma simples mulher, soma de acertos e erros
Uma mulher racional que ama a vida, cultiva a esperança
E continua a abraçar os desafios...

Juraci Martins