terça-feira, 2 de abril de 2013

Panorama da História da Moda


Paraná em Foco

Mostra Multimídia Donato Ramos



MOSTRA MULTIMÍDIA DONATO RAMOS
ESPAÇO CULTURAL RITA MARIA FLORIANÓPOLIS SC

DIA 1º/ABRIL 2013 – SEGUNDA FEIRA
Abertura – Mestre de Cerimônia ANTUNES SEVERO
Resumo da Mostra: Joyce
FLORIPA CANTA
- Homenagem aos Escritores da ALB/AGCR/ALIFLOR/ACL/Entrega de Certificados
TRIO SAL DO MAR

DIA 10/ABRIL/2013 – QUARTA FEIRA
CORAL DA SEOVE
CRIANÇAS DAS ESTRELAS – lançamento do livro
Demais livros inéditos:
O GRANDE LIVRO DE RECORTES,OS GRANDES RADIALISTAS E SUAS GRANDES GAFES,
DUO MAR & SAL – Show

DIA 16/ABRIL 2013 – QUARTA FEIRA
HOMENAGEM DA ACIPRIDI E INSTITUTO VIDA E CIDADANIA
Pessoas e entidades que muito fizeram e fazem pelo bem estar dos Idosos
Recebem  Certificados de HONRA AO MÉRITO
ENVELHECER – Lançamento do livro
ANTIGAS SERENATAS – Lançamento do livro
SERENATA:
LUÍS NETTO, MACHADO, MACHADINHO, IVONITA DI CONCÍLIO, GIANE, CORAL NÓS E VOZES

DIA 23/ABRIL 2013 – QUARTA FEIRA
ENCONTRO DE CORAIS DA TERCEIRA IDADE
GRAVAÇÃO DO CD

DIA 25/ABRIL 2013 – ANIVERSÁRIO DO AUTOR
INFELIZ, INFELIZ MESMO, NUNCA FUI – Lançamento do livro
SOMAR TRIO DE CASCAVEL –Lançamento de 10 CDs
SUELY RAMOS – Lançamento de CD
PÁSSAROS LIVRES
 (Alberi, Robson, Família Semicek, Bete e Celso Show, Donato, Márcio e Salete)
NEKO VICENTINI E ANA PAULA – Lançamento de CD
IVONITA DI CONCÍLIO/MACHADO/MACHADINHO/CLEYTON COSTA DE CASCAVEL
DUO MAR & SAL/TRIO SAL DO MAR – Lançamento de 5 CDs
O autor tem ligações artísticas com esses músicos em execução ou parceria em composições
IMAGEM OCULTA –  revelação e premiação.

Distribuição gratuita de livros, incluindo obras da escritora MARIA PAULA RAMOS DE ASSIS (SP) e da escritora ARNEYDE MARCHESCHI, de Vitória do Espírito Santo.

MOSTRA MULTIMÍDIA DONATO RAMOS – 1º a 25 DE ABRIL DE 2013

Laranjeiras do Sul e a Rede Municipal de Ensino


Laranjeiras - Água será tema de concurso de desenhos, frases, redações e poesias na rede municipal de ensino



Publicado por:  25/03/2013

    Laranjeiras - Água será tema de concurso de desenhos, frases, redações e poesias na rede municipal de ensino
    Parceria entre secretarias de Educação e Agricultura de Laranjeiras do Sul faz parte das atividades do Dia Mundial da Água comemorado no último dia 22

    Para comemorar o Dia Mundial da Água em 22 de março, as secretarias de Educação e Agricultura da Prefeitura de Laranjeiras do Sul organizaram ainda na semana passada, um concurso de desenhos, frases, redações e poesias com alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil até a 5ª série.

    Os alunos que apresentarem os três melhores trabalhos de cada categoria sobre o tema ‘Água é vida, preservá-la é preciso’, irão receber tablets e premiação em dinheiro, incluindo uma premiação para os professores dos alunos vencedores. É o que explica a secretária de Educação, Tere Nardi, que repassa mais detalhes sobre o concurso.

    Tere informa que as escolas já receberam o regulamento do concurso e que os trabalhos devem ser produzidos com os alunos até a próxima quarta-feira, dia 27. A seleção, segundo a secretária, será feita a partir de 1º de abril para apresentar os vencedores do concurso no dia 05 de abril, durante o lançamento do Programa Municipal “Água é vida, preserva-la é preciso” que será realizado no auditório da FAI.

    Tere aproveitou para falar ainda sobre outra ação da Secretaria de Educação. Nesta segunda-feira (25), teve início pela comunidade do Rio do Tigre a distribuição de mais de quatro mil cestas de páscoa aos alunos da rede municipal de ensino em comemoração a data no próximo dia 31. Conforme Tere, os alunos indígenas de Boa Vista Passo Liso também serão presenteados.

    Tafona da Canção Nativa


    Regulamento da 23ª Tafona da Canção Nativa de Osório na íntegra


    23ª TAFONA DA CANÇÃO
    REGULAMENTO
    23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA
    17 E 18 DE MAIO 2013
    INSCRIÇÕES: 01/01/2013 A 15/04/2013
    FICHA DE INSCRIÇÃO NO FINAL DO REGULAMENTO

    Através da Tafona da Canção Nativa, músicos, compositores, cantores e pessoas ligadas à cultura do Rio Grande do Sul, buscam participar de atividades que cultuam as nossas tradições, com ênfase especial ao folclore, usos e costumes dos gaúchos, de suas danças, expressões artísticas, valorização do homem do campo e do litoral e as manifestações culturais de todo o RS.

    A Tafona da Canção Nativa é um evento de cunho artístico, social e cultural, o evento tem uma dimensão de nível nacional recebendo composições musicais de todos os recantos do Brasil e Países do Mercosul. A Tafona oferece a todos os músicos e compositores, a oportunidade de divulgar suas composições e seus talentos.


    REALIZAÇÃO – OBJETIVOS
    Art. 1º - A 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, com Produção do CTG Estância da Serra.
    Parágrafo primeiro: Foi constituída uma Comissão Organizadora para realizar o evento.
    Art. 2º - A 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA tem entre seus objetivos a valorização da cultura musical gaúcha, através da participação de músicos, letristas, intérpretes e arranjadores. 
    Art. 3º - A 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA será realizada nos dias 17 e 18 de maio de 2013, no Parque de Rodeios Jorge Dariva, na cidade de Osório/RS.
    Art. 4º - A 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA estabelece as linhas musicais: LINHA RIOGRANDENSE e LINHA LITORÂNEA.
    Parágrafo primeiro: Na Linha Riograndense, as composições devem enfocar usos, costumes e as lides campeiras do Rio Grande do Sul, representando as origens culturais gaúchas, tanto na letra, como na melodia e nos instrumentos musicais utilizados.
    Parágrafo segundo: Na Linha Litorânea, o autor deve abordar, obrigatoriamente, na letra, aspectos identificados à cultura litorânea do RS, seja por sua história, seu folclore, sua musicalidade ou aos usos e costumes do litoral norte do RS. 
    Parágrafo terceiro: Os autores deverão indicar na Ficha de Inscrição a linha na qual pretende ver sua obra concorrendo. Caso não o façam, a Comissão Avaliadora tem total liberdade para enquadrá-la na mais apropriada dentre as duas Linhas previstas neste regulamento.
    Parágrafo quarto: Esta definição de linha é somente para a classificação das músicas, após escolhidas as 12 composições para o festival, estarão competindo em igualdade de condições.

    PARTICIPAÇÃO – INSCRIÇÃO
    Art. 5º - Poderão participar da 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, músicos, compositores e intérpretes nascidos e/ou domiciliados no Brasil e nos países integrantes do Mercosul, desde que respeitem este REGULAMENTO.
    Parágrafo Único: Os artistas contratados para Shows Artísticos nos intervalos do evento (Tafona) não poderão participar como concorrentes ou artistas intérpretes.
    Art. 6º - O período para inscrições encerra-se impreterivelmente no dia 15 de abril de 2013. 
    Art. 7º - As inscrições devem ser encaminhadas para os seguintes locais:
    - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E TURISMO: Av. Jorge Dariva, nº 1251 - Osório/RS – CEP: 95.520.000 – com a inscrição no envelope: 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA.
    Art. 8º - Cada autor poderá inscrever número ilimitado de composições.
    Parágrafo primeiro: Não serão aceitas as composições com mais de 05(cinco) minutos de duração.
    Art. 9º - O concorrente deverá encaminhar uma ficha de inscrição para cada composição inscrita, devidamente preenchida e assinada, acompanhada de 06 (seis) cópias da letra, sem identificação dos autores, em envelope lacrado, contendo por fora apenas o título da composição e a linha em que pretende concorrer.
    Art.10 - Além da ficha de inscrição e das cópias da letra, os autores deverão encaminhar para a Comissão Organizadora da 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, no momento da inscrição da música, um CD com a gravação da obra concorrente, em estúdio de livre escolha, com qualidade técnica necessária e indispensável para a TRIAGEM. (as músicas serão gravadas ao vivo na noite do festival.)
    Parágrafo Primeiro: Os CDs contendo as composições inscritas, não serão devolvidos.

    INSCRIÇÃO VIRTUAL:
    Uma ficha de inscrição, que deve ser inteiramente preenchida e enviada por e-mail para tafonaosorio@gmail.com acompanhada de um Arquivo Word, PDF ou OPEN OFFICE contendo a letra sem identificação do(s) autor(es) e um Arquivo MP3 para cada composição sem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es).
    Art. 11: Os autores, depois de comunicados, terão que confirmar suas presenças no Festival por telefone, fax ou e-mail no prazo máximo de 24 horas, e enviar um termo com firma reconhecida do(s) autor(es) e acompanhantes da música classificada autorizando a gravação em CD sob pena de desclassificação a critério da Comissão Central, no prazo máximo de 7 dias, caso contrário será chamada a música suplente.
    Art. 12: Em hipótese alguma, haverá modificação dos créditos autorais (nomes dos autores e acompanhantes) das músicas integrantes do CD, em relação aos créditos preenchidos na ficha de inscrição no festival.

    PARA AS MÚSICAS CONCORRENTES
    Art. 13 - As composições deverão ser inéditas até a sua apresentação pública na 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, sendo eliminadas em caso contrário.
    Parágrafo Único: Entende-se por inédita a música que nunca tenha sido editada ou gravada em disco comercial ou mesmo sem a gravação do disco, estiver participado entre as classificadas de algum festival do gênero. Disco comercial – todo disco gravado, duplicado, replicado e distribuído em quantidade superior a 100 (cem) cópias. Entende-se por original a música não plagiada, tanto a melodia como a letra da composição;
    .OBS: Caso venha a ser classificada alguma música que não seja inédita ou original e não sendo do conhecimento da Comissão Central, o interessado deverá apresentar documento e provas instruindo a denúncia até às 18 horas do dia 30 de abril de 2013 à mesma Comissão, que julgará o mérito da questão de forma soberana.

    SELEÇÃO – APRESENTAÇÃO
    Art.14 - Encerrado o prazo para inscrições, uma Comissão Avaliadora convidada pela Comissão Central da 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, selecionará as 12 (doze) canções concorrentes. As classificadas serão proporcionais ao número de inscrições nas linhas existentes do festival: Linha Riograndense e Linha Litorânea. 
    Art.15 - A relação das composições classificadas, ordem e data de apresentação na 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA, serão comunicados de forma individual aos seus autores, bem como pelos meios de comunicação.
    Parágrafo único: Cada compositor poderá classificar somente 02 (duas) composições de sua autoria ou em parceria com terceiros.
    Art.16 - As músicas selecionadas receberão a título de Direitos Autorais e Artísticos, o valor líquido de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
    Art.17 - O valor referente a Direitos Autorais e Artísticos será pago em parcela única, em horários estipulados pela Comissão Organizadora.
    Parágrafo primeiro: Será definido antecipadamente o horário da passagem de som das composições classificadas, caso os concorrentes não se apresentem no horário estabelecido não será permitido o ajuste quando subirem ao palco. Os concorrentes que desrespeitarem o horário para passagem de som e/ou horário para apresentação no palco, serão penalizados em 50% (cinqüenta por cento) do valor previsto no Artigo 16º.
    Parágrafo segundo: O pagamento será feito à pessoa indicada na ficha de inscrição, sendo necessário que esta preencha todos os dados constantes na ficha de inscrição. A Comissão se reserva no direito de pagar as premiações, mas não estipula a forma de pagamento, podendo ser em dinheiro, cheque nominal ou similares.
    Parágrafo terceiro: O Festival não fornecerá alimentação nem hospedagem aos autores, intérpretes e músicos credenciados.
    Art.18 - Serão admitidos, no mínimo 03 (três) e, no máximo 10 (dez) integrantes em cada grupo concorrente, sendo de total responsabilidade do concorrente a seleção dos instrumentistas e instrumentos.
    Art.19 - Cada grupo ou instrumentista poderá atuar em até duas (2) composições concorrentes.
    Parágrafo primeiro: O intérprete poderá defender apenas uma das canções classificadas. 
    Parágrafo segundo: Exclusivamente na condição de instrumentista, o intérprete poderá atuar em somente mais uma das músicas concorrentes. 
    Art. 20 - As 12 (doze) canções selecionadas serão apresentadas na noite de sexta-feira – 17 de maio de 2013.
    Art. 21 – No sábado, dia 18 de maio de 2013 retornam ao palco as 12 (doze) canções para a definição das vencedoras. 
    Parágrafo único: Não poderá haver substituição dos músicos na segunda noite, poderá haver a inclusão de outros músicos, desde que não ultrapassem o número permitido de integrantes, conforme Art. 18.
    Parágrafo primeiro: Todas as 12 (doze) músicas selecionadas para a 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA farão parte do Compact Disc (CD) e do DVD do festival.
    Parágrafo segundo: A Comissão Avaliadora definirá o primeiro, segundo e terceiro lugares.
    Parágrafo-terceiro: Após a divulgação das vencedoras, estas poderão fazer novamente a apresentação no palco caso a Comissão Julgadora julgue necessário. 
    Art. 22 - No tocante a indumentária dos concorrentes este regulamento estabelece o seguinte: LINHA RIOGRANDENSE: Os concorrentes deverão trajar a indumentária típica do Rio Grande do Sul.
    LINHA LITORÂNEA: Indumentária de acordo com o tema apresentado, desde que não seja desrespeitosa ao público, aos participantes e a Comissão Organizadora do festival.
    Parágrafo único: Em todas as situações serão proibidas as vestimentas e/ou adereços contendo caracteres publicitários e/ou de conotação política.
    Art. 23 - Após a abertura de cada uma das noites, os concorrentes deverão estar preparados para subirem ao palco, na ordem de apresentação, sob pena de desclassificação e perda da ajuda de custo. O início do Festival está previsto para as 20h30min.
    Parágrafo único: Na noite da grande final, 26 de maio de 2012, o início do espetáculo poderá ser antecipado para as 20 horas. 
    Art. 24 - Perderá automaticamente o direito ao pagamento dos Direitos Autorais e Artísticos, todo o concorrente que contrariar o disposto nos artigos 13, 17,18 e 19.

    CREDENCIAMENTO - PREMIAÇÃO - DISPOSIÇÕES GERAIS
    Art.25 - A Comissão Central da 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA concederá credenciais aos músicos, intérpretes e autores de letra e melodia das canções participantes do Festival.
    Parágrafo primeiro: Os classificados deverão enviar para o email tafonaosorio@gmail.com a relação completa dos componentes que irão defender a canção (até o dia 06/05/2013) para a confecção das credenciais e entrega na portaria, aqueles não informados deverão pagar seu ingresso no parque (automóvel) e não terão direito a reembolso.
    Art.26 - Os prêmios instituídos pela 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA são os seguintes:
    1º LUGAR - Troféu + R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)
    2º LUGAR – Troféu + R$ 2.000,00 (dois mil reais)
    3º LUGAR – Troféu + R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)
    TEMA OSORIENSE (Caso entre as classificadas, uma composição tenha um tema osoriense (definido pela Comissão Avaliadora) esta composição receberá troféu.
    MELHOR INTÉRPRETE - Troféu + R$ 1.000,00 (hum mil reais).
    MELHOR MÚSICA NA OPINIÃO DO PÚBLICO: Troféu + R$ 1.000,00 (hum mil reais)
    Parágrafo único: A melhor música na opinião do público será definida através de votação do público no evento, a Comissão Organizadora definirá a forma de escolha na noite da final do festival.
    Art.27 - Uma vez inscrito na 23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA o concorrente autoriza a COMISSÃO ORGANIZADORA a divulgar, gravar e/ou reproduzir em caráter irrestrito a sua composição, por meio de CDs, DVDs e outras formas de divulgação, ressalvados apenas os direitos autorais pertinentes e previstos em legislação específica.
    Parágrafo Único: a inscrição autoriza, ainda, o uso irrestrito de imagem dos concorrentes e músicos que o acompanham, bem como a utilização das composições em seus sites. 
    Art.28 - A COMISSÃO ORGANIZADORA, bem como a COMISSÃO AVALIADORA, serão inteiramente responsáveis e soberanas em suas decisões, sendo estas irrecorríveis.
    Art.29 – A COMISSÃO AVALIADORA será constituída por 5 (cinco) pessoas de comprovada capacidade técnica e de grande expressão no cenário da música e da cultura gaúcha, podendo haver eventuais substituições desses integrantes, a critério da Comissão Organizadora do festival. Sendo vedada a participação de funcionários do CTG Estância da Serra e da Prefeitura Municipal de Osório.
    Art.30 - Quaisquer omissões e/ou dúvidas neste REGULAMENTO serão examinadas e resolvidas, soberanamente, pela COMISSÃO ORGANIZADORA.

    INFORMAÇÕES:
    (51) 3663.8262 (Prefeitura)
    www.osorio.rs.gov.br - www.sesmaria.org.br – tafonaosorio@gmail.com


    PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO
    SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E TURISMO
    23ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA
    17 e 18 de MAIO DE 2013 – OSÓRIO – RS
    FICHA DE INSCRIÇÃO


    Nome da Composição: _____________________________________________________________ 
    Gênero Musical: __________________________________________________________________

    Autor(es) da letra: ________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________

    Endereço: _________________________________________ Fone: _________________________

    Cidade/UF:______________________________________________ CEP: ____________________

    RG: _____________________________________ CPF: __________________________________

    PIS: _____________________________________ Profissão: ______________________________

    Autor da Melodia: ________________________________________________________________

    Endereço: ___________________________________________ Fone: _______________________

    Cidade/UF:______________________________________________ CEP: ____________________

    RG: _____________________________________ CPF: __________________________________

    PIS: _____________________________________ Profissão: ______________________________
    Em caso de classificação, a composição será defendida no palco da 23ª Tafona da Canção Nativa por: ________________________________________________________________
    INFORMAR O NOME DA PESSOA AUTORIZADA A RECEBER OS DIREITOS AUTORAIS E ARTÍSTICOS. RESSALTAMOS QUE A MESMA DEVERÁ ESTAR PRESENTE NA 23ª TAFONA.
    Nome: ________________________________________________________________________________
    Endereço: ____________________________________________________ Fone: ____________________
    Cidade/UF:________________________________________________________ CEP: ________________
    RG: _______________________________________________ CPF: ______________________________
    PIS: _______________________________________________ Profissão: __________________________
    AUTORIZAÇÃO: Autorizamos a Comissão Organizadora da 23ª Tafona da Canção Nativa a promover a gravação em CD e/ou DVD com conteúdo exclusivo do festival, reservando-se, contudo, os direitos autorais, conforme prevê a lei.
    DECLARAÇÃO: Declaro(amos) que as informações dadas nesta ficha são verdadeiras e que, ao assiná-la estou(amos) aceitando as condições de participação/concorrência proposta no regulamento de 23ª Tafona da Canção Nativa.

    ______________________________,________ de ____________________de 2013


    Autor da Letra Autor da Melodia



    Fonte: http://www.sesmaria.org.br/tafona.htm

    Concurso Estadual de Poesias

    Concurso Estadual de Poesias


    REGULAMENTO

    O Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de sua Vice-Presidência de Cultura, promove o 2º CONCURSO ESTADUAL DE POESIAS 2013, com o seguinte Regulamento:

    Art. 1º - O Concurso tem por finalidade incentivar os poetas tradicionalistas e revelar novos talentos poéticos. 

    Art. 2º - Poderão participar deste concurso, qualquer tradicionalista, desde que devidamente integrado a uma entidade filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, o que deverá ser comprovado através do número do respectivo Cartão Tradicionalista.

    Art. 3º - Não poderão concorrer, membros das Diretorias do MTG e da Estância da Poesia Crioula.

    Art. 4º - A poesia deve conter no máximo 80 (oitenta) versos rimados ou não, na temática regionalista gaúcha.

    Art. 5º - Cada concorrente só poderá participar com 1 (um) poema, não havendo limite de participação por entidade tradicionalista.

    Art. 6º - O concorrente deverá remeter seu trabalho em dois arquivos da seguinte forma:
    I – no primeiro arquivo, que deve ter como nome o pseudônimo e a palavra “poesia”, deve conter na seguinte ordem: título do concurso; título do poema; pseudônimo do autor e Região Tradicionalista; o poema.
    II – no segundo arquivo, que deve ter como nome o pseudônimo e a palavra “identificação”, deve conter na seguinte ordem: título do concurso; título do poema; pseudônimo do autor, mais os seguintes dados:
    Nome completo do autor; entidade/cidade e Região Tradicionalista a que pertence; número da Matrícula do Cartão Tradicionalista; profissão; data completa de nascimento e cidade onde nasceu; endereço completo onde reside; e-mail; telefone(s) para contato.

    Art. 7º - Será publicado um livro com os 10 (dez) poemas melhores classificados, mais um poema classificado por Região Tradicionalista, independente dos 10 (dez) primeiros colocados.

    Art. 8º – Receberão troféus os 5 (cinco) primeiros colocados, mais 4 exemplares do livro, cada um; Receberão Menções Honrosas os próximos 5 (cinco) classificados, mais 3 exemplares do livro, cada um. Os demais integrantes do livro receberão 2 exemplares cada um. Todos os concorrentes não constantes do livro receberão um exemplar. 

    Art. 9º – Os trabalhos deverão ser remetidos até o dia 28 (vinte e oito) de junho de 2013, e somente através da Internet para fragacirne@bol.com.br, coordenador do concurso, que imediatamente deverá acusar a confirmação correta da inscrição.

    Art. 10 – Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão da Estância da Poesia Crioula. 

    Art. 11 – A proclamação do resultado, entrega da premiação e lançamento do livro será em solenidade a ser realizada no MTG, às 19 horas do dia 27 de setembro de 2013.  

    Art. 12 – Poderá ser desclassificado o concorrente que desconsiderar o presente Regulamento.

    Art. 13 – O tradicionalista ao concorrer, automaticamente autoriza a possível inserção de seu poema no livro a ser publicado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

    Art. 14 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do concurso e Diretoria do MTG.



    Poesias de jovens do meio rural

    Foto dos alunos, professores e diretores da ESCOLA RURAL ANA MARIA TISSIANI DE OLIVEIRA
    .
    ESCOLA RURAL ANA MARIA TISSIANE DE OLIVEIRA -  DIAMANTINO - MT

    .
    .
    O orgulho é um dos pecados capitais, bem sabemos...
    Mas como não ficarmos orgulhosos e vaidosos quando trazemos a poesia de jovens
    do meio rural ?
    Quando o brado da professora Raquel diz em alto  e bom som:

    "... SÓ QUEREMOS, MEUS AMIGOS, SERMOS IGUAIS POR FAVOR!"
    .
    A coordenação foi da  PROFª RAQUEL MACHADO SANTANA que nos brinda com o poema abaixo:
    .


    SOMOS MATUTO SIM SENHOR,
    DA ZONA RURAL COM MUITO AMOR
    NÃO SOMOS MELHORES OU PIORES DO QUE A ZONA URBANA
    SO QUEREMOS, MEUS AMIGOS, SERMOS IGUAIS POR FAVOR!

    NÃO CARECEMOS DE PENA OU DÓ...
    DA TERRA NOS SAI O SUSTENTO...
    ESPERAMOS NA EDUCAÇÃO.
    A LIBERDADE DA NOSSA GENTE!

    AINDA EXISTE MUITA DISCRIMINAÇÃO
    DO POVO QUE SE DIZ SER MAIS INTELIGENTE,
    SÓ PORQUE MORAM EM CIDADE OU COISA E TAL...
    MAS AQUI NA NOSSA ROÇA...
    NÃO NOS FALTA COMPETÊNCIA!

    ESSE AQUI É UM DESABAFO DA PROFESSORA RURAL,
    QUE VÊ EM SEUS ALUNOS...
    A VONTADE DE VENCER...
    DE SERMOS RECONHECIDOS
    PELO BRASIL OU PELO MUNDO
    COMO DE FATO MERECEMOS.



    PROFª RAQUEL MACHADO SANTANA
    .
    Delasnieve Daspet e Airton Reis
    Embaixadores da Paz  pelo
    Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix.
    __._,_.___


    e-museus - Boletim Eletrônico




    Boletim eletrônico Nº 448 - Ano X - 28 de março a 5 de abril de 2013





    notícias
    Mostra reúne xilogravuras de Rubem Grilo no MNBA
    "Fast Food", de Rubem GriloEstá em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), na cidade do Rio de Janeiro, a exposição Rubem Grilo – a trajetória do artista – aquisição de 500 obras. A mostra fica em cartaz até 5 de maio e é composta por 123 xilogravuras, de diferentes datas e formatos, que representam um resumo da produção do artista, abrangendo 43 anos de atividade profissional (1971 a 2012).
    Rubem Grilo foi contemplado em 2011 pelo Prêmio Marcantonio Vilaça, relativo ao Edital Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais – 2010, da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC). A exposição se insere na etapa conclusiva do projeto premiado, cujo compromisso consiste na transferência de 500 criações para o Gabinete de Gravura do MNBA.
    A aquisição atual das 500 criações de Grilo vem se somar a outras 900 gravuras doadas anteriormente por ele ao Museu Nacional de Belas Artes.
    Em paralelo à mostra, no dia 14 de abril,  às 15h, será realizado no auditório do museu um debate  gratuito sobre A importância dos acervos públicos e a obra de Rubem Grilo.
    O artista – Mineiro de Pouso Alegre, MG, nascido em 1946, mas há muito radicado no Rio de Janeiro, Rubem Grilo realizou as primeiras xilogravuras em 1971. Ilustrou diversos jornais de 1973 a 1985, como Opinião, Movimento, Folhetim (Folha de São Paulo, Pasquim , Retrato do Brasil) entre outros. Criou as vinhetas do Segundo Caderno na reforma gráfica do jornal O Globo, em 1995. Atualmente, é colaborador semanal da Ilustrada (Folha de São Paulo).
    Mais informações sobre a exposição pelo telefone (21) 2219.8474.
    Museu do Diamante apresenta exposição especial para a Semana Santa
    Em comemoração à Semana Santa, o Museu do Diamante (Ibram/MinC) apresenta, até domingo (31), a exposição Memento homo: objetos litúrgicos do séc. XIX, com algumas das alfaias que compõem o acervo do museu, localizado em Diamantina (MG). A mostra também é constituída de pinturas religiosas que representam cenas bíblicas.
    O título da exposição refere-se à expressão em latim “Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris“, que significa “Lembra-te homem que és pó e ao pó tornarás”. Além de alertar para a finitude do mundo material, determina o que devemos guardar na memória, fazendo um paralelo com a função de um museu na preservação da identidade humana, para além dos objetos representados.
    A exposição está aberta à visitação hoje (28), das 10h às 15; sábado, das 10h às 17h, e domingo das 9h às 13h. Em virtude do feriado, na sexta-feira (29) o museu estará fechado. Mais informações pelo telefone: (38) 3531.1382.
    Exposição revisada – Em fevereiro o Museu do Diamante revisou sua exposição de longa duração. A mudança da expografia foi desenvolvida pela equipe do museu como resultado de pesquisas e consultas à documentação do acervo em  bibliotecas e arquivos públicos.
    Instalado no prédio tombado que foi a casa do inconfidente padre Rolim, o Museu do Diamante funciona desde 1950 classificando e conservando elementos característicos de jazidas, formações e espécies de diamantes brasileiros, abordando também o desenvolvimento delas e sua influência na economia do país. O diversificado acervo conta com pinturas, esculturas, desenhos, cédulas, moedas, estampas, instrumentos musicais, indumentária, mobiliário, utensílios domésticos e de iluminação.
    Saiba mais sobre o Museu do Diamante.
    Museu Imperial oferece atividade educativa para escolas de Petrópolis (RJ)
    Teve início a edição 2013 do Projeto Petrópolis, desenvolvido pelo Setor de Educação do Museu Imperial (Ibram/MinC) e voltado a estudantes das escolas de Petrópolis (RJ) – onde fica o Museu – que estejam  cursando desde o terceiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.  
    Exposição "Paisagem Petropolitana"O Projeto Petrópolis teve início em 2001 e a cada edição é explorado um tema com o objetivo de apresentar aos participantes diferentes aspectos da história da cidade. Este ano, a temática são as representações de Petrópolis feitas por artistas do século XIX e disponíveis na exposição temporária “Paisagem petropolitana” (foto ao lado), inaugurada no dia 16 de março.
    Ao analisar os diferentes ângulos da paisagem petropolitana no século XIX, retratados pelo olhar de importantes pintores, fotógrafos, desenhistas, litógrafos e escritores daquele período, o trabalho pretende levar estudantes e professores a perceberem, sob uma perspectiva estética e reflexiva, as transformações que a cidade sofreu ao longo dos anos.
    A edição 2013 do Projeto Petrópolis está disponível até 12 de julho e a participação é gratuita, tanto para escolas públicas quanto particulares. As escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone (24) 2245.7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30. O projeto acontece de terça a sexta-feira, com horários a partir das 11h. Mais informações na página do Museu Imperial.
    Museu do Ouro (MG) lança blog
    Agora é possível acessar as informações sobre o Museu do Ouro (Ibram/MinC), localizado em Sabará – MG, com mais facilidade a partir do novo blog da instituição: http://museudoouro.wordpress.com.
    Neste novo espaço virtual é possível fazer o pré-agendamento online da visita, visualizar imagens do acervo e conseguir mais informações sobre o Museu e seus horários e serviços. Também é possível ver vídeos diversos e fotos antigas do edifício histórico, que era a antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará e foi transformado em museu em 1945.
    O Museu do Ouro possui um acervo de 749 objetos, constituídos de mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados à prática da mineração (séculos XVIII e XIX). Há também um arquivo histórico e uma biblioteca, localizados na Casa de Borba Gato, edificação do século XVIII. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 12h às 17h. Visite o blog do Museu do Ouro.
    Últimos dias da exposição “A Arte e o Sagrado” no Museu Casa dos Ottoni (MG)
    Exposição "A Arte e o Sagrado"A Exposição A arte e o sagrado está aberta ao público até este domingo (31) no Museu Regional Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram), na cidade do Serro (MG).
    São 20 imagens sacras confeccionadas pelo artista plástico Claudio Luciano Ferreira a partir de técnicas que envolvem a utilização de materiais recicláveis como isopor, papelão, jornal e biscuit. A produção do artista, que iniciou seu trabalho na década de 1980, é reconhecida em toda a região do Serro, distritos e municípios vizinhos.
    A exposição busca dialogar com o acervo de imagens sacras do museu, que tem fundamental importância para a história e para a tradição barroca e colonial da cidade do Serro.  Um dos objetivos é chamar a atenção dos visitantes para a valorização do patrimônio histórico da cidade.
    O MRCO localiza-se à Praça Cristiano Ottoni, 72 – Praia. As visitas podem ser feitas de hoje a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 8h às 12h. Outras informações pelo telefone (38) 3541.1440 ou pelo endereço eletrônico mrco@museus.gov.br.
    Governo espanhol abre inscrições para bolsas de cursos relacionadas à Cultura
    O governo espanhol, por meio da Secretaria de Estado de Cultura da Espanha abriu duas convocatórias para profissionais ibero-americanos do setor cultural. As inscrições para as ajudas do Programa Iberex vão até 15 de abril. Já as bolsas de patrimônio cultural da Endesa aceitam projetos até as 12h do dia 22 de abril.
    O Programa Iberex para atividades de formação de jovens profissionais ibero-americanos do setor cultural oferece quatro opções de curso e seis opções de vivência em museus espanhóis. Podem participar pessoas com menos de 40 anos (considerando os aniversários de 2013) e que tenham nacionalidade de países ibero-americanos, entre eles o Brasil (exceto os residentes na Espanha). As ajudas consistem em alojamento e manutenção da Residência de Estudantes de Madri, além de seguro médico e farmacêutico.
    A 15ª Convocatória de Bolsas Endesa de Patrimônio Cultural para a Ibero-América tem a colaboração do Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha e tem como objeto a vivência em projetos de museus e instituições ligadas ao ministério espanhol, como a Biblioteca Nacional da Espanha, o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, o Museu do Prado, entre outros. Serão selecionados até nove projetos para serem executados durante nove meses (de 1º de outubro de 2013 a 27 de julho de 2014), com possibilidade de renovação.
    Para se inscrever é preciso apresentar um anteprojeto de trabalho; ter nacionalidade de um dos países da comunidade ibero-americana, entre eles o Brasil; ter concluído após 1º janeiro de 2008 a graduação (bacharelado ou licenciatura); e ter nascido após 1º de janeiro de 1983. O valor bruto mensal de cada bolsa da Fundação Endesa é de 1 mil euros. Além disso, os bolsistas recebem uma ajuda inicial para a viagem e acomodação no valor de 1.800 euros.
    Agenda
    Perspectivas urbanas
    O quê: A exposição apresenta registros de diferentes épocas da paisagem urbana de Ouro Preto (MG), com destaque para fotografias de Luiz Fontana, tendo como referência o caminho do eixo-tronco em torno do qual a antiga Vila Rica se desenvolveu.
    Quando: Até 10/05. De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
    Onde: Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139 – Centro | Ouro Preto – MG)
    Informações: (31) 3551.1121 | mdinc@museus.gov.br | http://www.museudainconfidencia.gov.br/

    Programa Nacional de Educação Museal – PNEM
    O quê: O Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM, de Juiz de Fora (MG), e a Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul (REM/RS) promoverão encontros regionais para estimular o diálogo acerca do PNEM, programa do Ibram que está sendo construído coletivamente.
    Quando: Dia 1º de abril. Em MG, das 14h às 18h (no MAMM). No RS, às 17h (no Planetário Prof. Jose Batista, em Porto Alegre).
    Onde: Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790 | Juiz de Fora – MG) e Planetário Prof. José Batista Pereira (Av. Ipiranga, 2000 | Porto Alegre – RS)
    Informações: http://pnem.museus.gov.br/noticias/

    Lançamento de livro sobre comunicação e museus
    O quê: O livro “Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus”, organizado pelo jornalista Luis Marcelo Mendes, aborda o papel dos museus da era da informação.
    Quando: Lançamento dia 4 de abril, às 19h30.
    Onde: Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/nº | Belo Horizonte – MG)
    Informações: (31) 3516.7200 | www.mmm.org.br

    BES Numismática e o Brasil
    O quê: Exposição que acontece no âmbito das comemorações do “Ano Portugal Brasil” e reúne 150 moedas e barras de ouro do Brasil, raras e de alta qualidade, selecionadas entre as 2.000 peças integrantes da coleção portuguesa do Banco do Espírito Santo (BES), que é uma das mais completas e significativas coleções do gênero no mundo.
    Quando: Até 20 de junho. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Fecha às segundas-feiras.
    Onde: Museu Histórico Nacional – MHN (Praça Marechal Âncora, próximo à Praça XV – Centro | Rio de Janeiro – RJ)
    Informações:  (21) 2550.9261 | mhn@museus.gov.br| www.museuhistoriconacional.com.br

    Alma Ponta-Grossense
    O quê: O Projeto Alma Ponta-Grossense é composto por uma exposição fotográfica itinerante realizada desde 2011 e que já registrou mais de 7 mil visitantes e tem como objetivo promover o turismo local, a socialização entre os cidadãos e o respeito ao patrimônio público municipal.
    Quando: Até o dia 4/4. De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h15.
    Onde: Museu Campos Gerais (Rua Engenheiro Schamber, 686 | Ponta Grossa – PR)
    Informações: (42) 3220.3470

    Giugiaro: 45 anos de design italiano
    O quê: Exibição do trabalho de Giorgetto Giugiaro e seu filho Fabrizio, duas gerações de designers responsáveis pelo legado da empresa Italdesign Giugiaro, estabelecida em 1968 e que hoje conta com divisões de transporte, desenho industrial e arquitetura. Além de quatro protótipos automotivos expostos no pátio e no jardim externo do museu, a mostra traz equipamentos eletroeletrônicos, esportivos, utensílios e mobiliário.
    Quando: Até 31 de março. De terça a domingo, das 10h às 18h.
    Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 | São Paulo – SP)
    Informações: (11) 3032.3727 | Para agendar grupos:  (11) 3032.2499 e agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

    Paulo Sayeg – Mikron
    O quê: Coletânea de três décadas da produção do artista Paulo Sayeg. A mostra traz 200 desenhos de pequeno formato e três telas, em grande dimensão, além da pintura na parede do espaço cultural, que será realizada ao vivo. O artista utiliza técnicas de desenho com bico de pena, aquarela e guache.
    Quando: Até 5/5. De terça a domingo, das 9h às 21h.
    Onde: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4, lotes 3/4 – Edifício Anexo à Matriz da CAIXA | Brasília – DF)
    Informações: (61) 3206.9448 | 3206.6456 | caixacultural@caixa.gov.br | www.caixa.gov.br/caixacultural

    Cursos e Oficinas
    Seminário Museus, Cidades e Patrimônio
    O quê: Prorrogadas as inscrições para envio dos resumos expandidos para apresentação oral e publicação no seminário que será promovido pelo Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. Os trabalhos devem apresentar uma relação com o tema proposto pelo Ibram para a 11ª Semana de Museus:  Museus (Memória + Criatividade = Mudança Social).
    Quando: Envio dos resumos até 07/04 (para semucipa@gmail.com). Seminário: de 15 a 17 de maio.
    Onde: Aracaju – SE
    Informações: http://tinyurl.com/d8fvr4l

    Curso de pós-graduação na Argentina: Gestão cultural e de comunicação
    O quê: O processo atual de políticas culturais pede novas exigências de planejamento e de comunicação para o bom desempenho dos programas e projetos. A FLASCO oferece uma formação destinada a capacitar agentes culturais das áreas pública e privada com foco nas técnicas de gestão de administração cultural, contemplando tanto aspectos teóricos como sua aplicabilidade prática na Argentina e em outras regiões.
    Quando:
    Inscrições até 31/3.
    Onde:
    Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLASCO (Ayacucho 555 (1026) Buenos Aires – Argentina)
    Informações: (00xx-5411) 5238.9300 ramal 392 | gestionculturavirtual@flasco.org.ar

    Seminário Internacional Modernidade Latina
    O quê: O seminário pretende trazer ao público brasileiro um conhecimento mais aprofundado da cultura artística arquitetônica e industrial, incluindo a evolução do sistema expositivo na Itália, entre a fase inicial da modernização do país e a reconstrução depois da Segunda Guerra Mundial. Com a participação de convidados de Brasil, Itália, Estados Unidos, França e Argentina, o evento terá tradução simultânea. Inscrição R$ 25,00.
    Quando: Inscrições abertas. Evento de 9 a 11/4, das 9h às 17h.
    Onde: MAC USP Cidade Universitária (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária | São Paulo – SP)
    Informações: (11) 3091.3359 | cursosmac@usp.br | www.mac.usp.br

    História do Mobiliário: da Antiguidade ao Design Contemporâneo
    O quê: A oficina tem como objetivo tratar da produção do mobiliário da Antiguidade ao século XVIII; do processo de industrialização no século XIX; dos pioneiros do design e da Bauhaus; das correntes estilísticas na produção do móvel nos século XX e início do século XXI. A abordagem se dá por meio de análise de imagens vinculadas a cada período e de recortes de filmes que podem contextualizar e reconstituir o ambiente e a utilização deste mobiliário. Valor da inscrição: R$ 290 (ou 4 x R$ 85). Vagas limitadas.
    Onde:
    Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 | Porto Alegre – RS)
    Quando:
    Inscrições abertas. A oficina acontece entre 20/4 e 20/7, aos sábados, das 9h às 12h.
    Informações:
    Inscrições marjanedeandrade@gmail.com | http://gabinetedearte.blogspot.com

    II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões
    O quê: O evento busca estimular a construção colaborativa de políticas culturais para os sertões, acolhendo múltiplas expressões e manifestações das culturas sertanejas.
    Quando: Inscrições até o dia 8/4. O evento é de 3 a 10 de maio.
    Onde: Juazeiro e Salvador – BA
    Informações: Inscrições pelo e-mail culturadosertao2013@gmail.com

    Oficinas de confecção e manipulação de bonecos
    O quê: As oficinas estão direcionadas aos estudantes das escolas públicas e particulares e aos interessados na arte do mamulengo ministradas pelo “Mestre” Mamulengueiro Tonho. Entrada franca.
    Quando: Inscrições abertas. Oficinas dias 4, 5, 11,12, 18, 19, 26 e 27 de abril, das 14h às 17h.
    Onde: Museu do Mamulengo Espaço Tiridá (Rua de São Bento nº 344 – Ribeira | Olinda – PE)
    Informações: (81) 3493.2753