terça-feira, 11 de outubro de 2011

Icléa Goldberg na Galeria Anna Maria Niemeyer




Icléa Goldberg abre exposição inédita de esculturas, na Galeria Anna Maria Niemeyer


Sete esculturas em grande escala, que se relacionam entre si, mas mantêm a individualidade dentro do conjunto. Isto é o que o público vai poder conferir na exposição “Objetos Extremos”, de Icléa Goldberg, a partir do dia 5 de outubro, na Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea). Trata-se da primeira mostra da artista nesta Galeria.

A exposição segue a mesma linha de raciocínio de “Ver é Sair de Si” – no “Projeto Zona Instável” – apresentada nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2005/ 2006. Utilizando madeira, borracha, couro e aço inox, a artista elege como ícones alguns objetos que funcionam como metáforas e que estão no seu imaginário.

Os trabalhos estarão expostos seguindo o sentido horário – como um percurso – e em todos eles, a sombra e o modo como se destacam do plano e se inserem no espaço é fundamental para o desempenho das formas. Assim, é estabelecida uma conversa harmônica entre as esculturas. “As esculturas conversam entre si de várias maneiras: de forma mais explícita, pela geometria, paralelismo, o modo como se repetem – as retas, as curvas, os ângulos –, na forma como se apóiam nas paredes e, ao mesmo tempo as rejeitam, os materiais usados. Implicitamente, estas imagens são como metáforas e, como tal, encontram significado e pertinência no meu imaginário. Apesar do estranhamento que possam causar, acredito que cada espectador à sua maneira saberá perceber as relações entre elas”, afirma Icléa.

Logo à entrada, uma série de quinze “chicotes” enfileirados e rigorosamente paralelos (pau de enxada e borracha). Em seguida, uma grande “pua” (madeira), pendurada no alto da parede, de modo nada tradicional, avança sobre o espaço, podendo dar vazão a interpretações simbólicas, “uma obra de clima”, como diria Reynaldo Roels Jr. Um grande leque (madeira e aço inox), no canto direito ao fundo da galeria, abre-se à metade e se completa apenas pelo olhar no gesto de um arco riscado a carvão...

O centro do espaço é ocupado por dois grandes estilingues (galho de árvore, borracha e couro), desenhando formas sinuosas no chão. À direita, próximo à fachada da galeria, oito enormes alfinetes (aço inox e madeira) criam um painel diretamente na parede: a 45º, 4 em cima e 4 embaixo, em direção contrária, tecem um jogo de sombras na parede e no chão. E, finalmente, um cubo (madeira e aço inox) com longas madeixas (old punk) fecha a exposição.

Mais sobre a artista: Icléa Goldberg já realizou individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Possui obras em várias coleções particulares dentro e fora do país e em museus, tais como: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM e Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Contemporânea – MAC, e Coleção João Sattamini.

Exposição “Objetos Extremos”  -  Artista: Icléa Golberg  Abertura: 5 de outubro de 2011, às 19h
Local: Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea)  Endereço: Praça Santos Dumont, 140 A – Baixo Gávea  Visitação: de terça a sexta, das 12h às 21h, e sábados e domingos, das 14h às 18h  Segundas e feriados não abre  Telefones: 2540-8155 (filial)/ 2239-9144 (matriz Shopping da Gávea)  Em cartaz até 6 de novembro de 2011  http://www.annamarianiemeyer.com.br/   Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Concurso Nacional em Nova Trento SC

1º CONCURSO NACIONAL DE POESIA, CONTO, CRÔNICA DA ACADEMIA DE LETRAS DE NOVA TRENTO-SC.

1. Do Objeto.:
A Academia de letras de Nova Trento – SC realiza o 1º Concurso Nacional de Poesia, Conto, Crônica com temática livre.

2. Da Participação.:
2.1 Poderão concorrer autores brasileiros natos ou naturalizados, com um número ilimitado de poesias, conto, crônica inéditos, sob pseudônimo.

Categorias :
a) Infantil (até 11 anos)
b) Juvenil (de 12 a 17 anos)
c) Alunos da noite (EJA, CEJA e PROJOVEM)
d) Adultos

3. Da Apresentação das Obras.:
3.1 Os textos deverão ser inéditos, com “tema livre ” apresentado em língua portuguesa, em 03 (três) vias, digitadas ou datilografadas em uma só face do papel A4.
3.2 Deverá conter uma página de rosto com o nome do concurso, o nome do conjunto e o pseudônimo do autor. Nas páginas internas deverá constar, somente, o pseudônimo, o título de cada poema, o texto de forma legível e estarem sequencialmente numeradas e grampeadas. Folhas soltas implicarão em desclassificação prévia.
3.3 As obras deverão ser inseridas em envelopes opacos e lacrados, informando externamente o nome do Concurso e o pseudônimo do autor.
3.4 Em outro envelope, também lacrado e identificado, conforme acima, o autor deverá enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada contendo: Nome, endereço, bairro, cep, cidade, email, telefone, data de nascimento, título da obra e pseudônimo.
3.5 Serão desclassificadas as obras já publicadas ou divulgadas por qualquer meio, no todo ou em parte.

4. Das Inscrições.:
4.1 As inscrições encontram-se abertas no período de 20 de setembro a 30 de dezembro de 2011.
4.3 As obras poderão ser enviadas via correios. Será considerado o carimbo postal, obedecendo à data limite das inscrições.

Os envelopes deverão ser enviados um dentro do outro e endereçado a:

ACADEMIA DE LETRAS DE NOVA TRENTO  A/c Maria do Carmo Tridapalli Facchini
Rua Floriano Peixoto, 167  Centro   Nova Trento -SC.   CEP: 88270-000

. O autor que necessitar de comprovante da inscrição, deverá postá-la registrada, com AR.

4.4 As obras inscritas, também poderão ser entregues pessoalmente à
Rua Floriano Peixoto, 167   Centro  Nova Trento -SC.  CEP: 88270-000  Eletrônica Facchini / Suéli Reuter (horário comercial)

5. Dos Prêmios.:
Os textos premiados serão publicados na primeira I antologia da Academia de Letras de Nova Trento - SC.
Os autores premiados em 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria também receberão troféu e diploma.

6. Das Comissões e Disposições Gerais.:
6.1 A Comissão Organizadora será composta por profissionais ligados à Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação, cuja decisão é soberana e irrecorrível.
6.2 As Comissões Julgadora e Organizadora poderão conceder Menção Honrosa para um ou mais trabalhos.
6.3 Os concorrentes serão notificados do resultado através de email, correio ou telefone. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos,
6.4 A participação no concurso implica na total concordância com o conteúdo apresentado no presente regulamento.
6.5 É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
6.6 Os autores das obras selecionadas automaticamente autorizam a publicação das mesmas na edição da antologia do concurso.
6.7 Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
6.8 Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.
6.9 É vedada a participação de Membros da Academia de Letras de Nova Trento.

7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Academia de Letras de Nova Trento.

8. O não cumprimento de qualquer item do regulamento implicará na desclassificação automática das obras inscritas. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.o

MAIS INFORMAÇÕES.:

Email: ctridapallifacchini@hotmail.com

Gravatas do Tempo na Galeria Polythema

Desafio

Como é o tempo das pessoas atualmente? Imagino as pessoas andando apressadas e sérias pelas ruas de São Paulo. Sempre atrasadas e sempre sem tempo para fazer tudo que desejam.

Afinal, o que faz parte do desejo dessas pessoas? Empregos altamente competitivos, com altos salários e com poder de decisão? Uma busca frenética para ampliar conhecimento e círculo social?

Imediatamente, sinto a necessidade das pessoas de terem um tempo para si, para relaxar e descansar. Em um lugar, em que possam ser transportadas para um mundo mágico em que o tempo pára e fica à sua disposição para refletir, recarregar toda energia gasta e preparar o corpo para o próximo desafio.

Como essa passagem acontece? Quem percebeu, criou as condições para tudo acontecer: a luz tênue e repousante da vela aromatizada e as águas tranquilas levam ao tesouro. As gavetas são abertas: surgem o jardim oriental, a música e o aroma que preparam o ambiente para a magia acontecer.

Com seu mundo em harmonia e equilíbrio, chega a hora do merecido descanso e de uma boa noite de sono.

Impossível? Tente. Você merece um tempo só seu!

Marinês Takano


Gavetas do Tempo, com obras de Auro Okamura, Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Fátima Lourenço, M. Clarice Sarraf, Marinês Takano, Matiko Sakai, Sheila Oliveira, Shizue e VPadin, na Galeria Polytheama.

Abertura: 24 de setembro de 2011, às 10h
Visitação: 26 de setembro a 14 de outubro de 2011, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriado, das 9h às 17h
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 160 – Centro – Jundiaí – SP  Informações: 11 4586-2472

Lançamento dos Cartões de Natal 2001

 Obra de Carla Schwab
 Obra de Eloir Junior Amaro