quinta-feira, 24 de março de 2016

Artista Visual Rodney Rauth - Comemorações das 100 mil visitas no Blog

100 mil vistas

Artista Plástico Rodney Rauth

Todas as obras
Ano: 2015
Técnica: pastel seco sobre papel
Tamanho: 42 x 30 cm



Alvura


Dissonância II


Dissonância


Fashionista


Imaginarium


Mulher com chapéu vermelho


Origens


Plenitude


Segredos


Valentia


Artista Plástico
Rodney Rauth


Rodney Rauth é natural de Curitiba. Artista plástico, sua poética é voltada principalmente para a representação do universo feminino, mas explora também várias outras possibilidades do figurativo. Constam em seu currículo exposições individuais e coletivas, além da participação em projetos culturais. Sua principal forma de expressão é o pastel seco sobre papel, trabalhando intensamente também com grafite, nanquim, acrílica, óleo e aquarela.

Sobrinho de artista plástica, é influenciado pelas artes desde a infância. Formado em Eletrônica, segue na área tecnológica até o ano de 2007, quando abraça definitivamente a carreira artística.

Os primeiros trabalhos eram figurativos, representando diversos temas. Começa a explorar as principais técnicas: inicia com tinta a óleo, mas também utiliza pastel, aquarela, dentre outras. Após cerca de dois anos trabalhando como autodidata, começa a frequentar ateliês, oficinas e escolas de arte, recebendo influência da arte contemporânea. Parte para a estilização, utilizando em seus trabalhos elementos criados desde a adolescência. A próxima fase desencadeia um processo de abstração. Os trabalhos abstratos foram realizados a partir de uma série iniciada em 2009, que eram naturezas mortas estilizadas. A abstração torna-se cada vez mais profunda e as pinturas, desenvolvidas com espátula e tinta acrílica sobre tela, têm em sua composição elementos consistentes, com massiva sobreposição de camadas e cores, mantendo os mesmos elementos principais de trabalhos anteriores. Essa sobreposição faz com que as telas ganhem profundidade visual e, através do gestual, uma assinatura própria. Durante todo esse período, continua a trabalhar com outras técnicas e buscando incessantemente o aperfeiçoamento do desenho artístico.
Após alguns anos, retorna definitivamente para o figurativo e o pastel seco torna-se a principal técnica. O feminino torna-se o tema principal de sua poética. De forma natural, começa a criar um estilo próprio e desenvolve uma série de retratos de rostos femininos baseados inicialmente em sua imaginação. Após alguns meses inicia uma nova série, também de retratos, mas baseados em pessoas reais. O traço desenvolvido torna-se sua assinatura. Em paralelo, desenvolve outros diversos trabalhos. Participa, junto de outros artistas plásticos, do espetáculo Abba Musical Dance com uma obra representando a música Thank you for the music. Esta obra é projetada em telão, com efeitos de animação, durante a execução da música. O musical estreou na Ópera de Arame, em Curitiba PR, com produção da Sunset Cultural, direção de Felipe Guerra e curadoria de Hugo Umberto.
Inicia parcerias com outros artistas, não só das artes plásticas, mas de outras áreas como a literatura. Prossegue com o desenvolvimento de retratos, outros trabalhos relacionados ao feminino e também com as diversas possibilidades do figurativo em outros temas. O desenho artístico mostra-se cada vez mais presente nos trabalhos, desenvolvidos principalmente com pastel seco, mas também com outras técnicas. A desconstrução das formas e a estilização se intensificam, contribuindo com seu estilo.