quarta-feira, 2 de julho de 2014

Receitas deliciosas


Omelete de cebolinha
Omelete de cebolinha para quatro pessoas:
Ingredientes: 8 ovos, sal e pimenta do reino a gosto; um maço de cebolinha; duas colheres de sopa de creme de leite e quarenta gramas de manteiga ou margarina. Dê preferência à manteiga: é mais saudável.

Quebre os ovos. Faça assim: quebre um a um e coloque num recipiente. Se ele estiver bom, coloque na vasilha que você usará para preparar a omelete. Fazendo assim você evitará de quebrar um ovo estragado e colocá-lo junto aos bons.

Após quebrar os oito ovos em uma vasilha, junto o creme de leite, sal e pimenta. Lave, enxugue e pique a cebolinha. Coloque-a na vasilha. Bata os ovos com um garfo (evite a batedeira) levemente até ele ficar espumado. Leve ao fogo uma frigideira com a manteiga, e quando estiver bem quente despeje nela o conteúdo da vasilha. Deixe cozinhar por alguns minutos, dobre a metade e depois sirva. É uma maravilha.

Bife à milanesa
Ingredientes: seis bifes de aproximadamente 200gr cada um, cortados retangularmente com  1 cm de espessura. Peça ao seu açougueiro que ele faz isto. Dois ovos, meia xícara de farinha de trigo, farinha de rosca, limão, manteiga, azeite (de preferência), sal, pimenta do reino e salsa a gosto.

Verifique com cuidado se todos os bifes têm o mesmo diâmetro e espessura: eles estando iguais é melhor, ficam mais adequados na hora de servir. Bata os ovos em omelete: coloque os ovos, a farinha de trigo e farinha de rosca em pratos separados. Tempere os bifes e passe-os primeiramente na farinha de trigo, empanando-os bem; sacuda o excesso, mergulhe-os nos ovos batidos e a seguir na farinha de rosca. Leve uma frigideira ao fogo com manteiga e azeite em partes iguais. Quando estiver quente, frite os bifes, dourando-os de ambos os lados. Coloque-os no prato, decore com rodelas de limão e salpique a salsa picada. Para acompanhar: arroz branco soltinho, uma salada de verdes e tomates frescos. Uma beleza de maravilha.

Cavala a escabeche 
Ingredientes para seis pessoas: 6 cavalas pequenas; um quarto de litro de vinho branco seco; duas colheres de sopa de vinagre; suco de meio limão; sal e pimenta do reino em grão a gosto; 1 cravo da índia; um dente de alho; tomilho; louro, duas cebolas; uma cenoura e um limão.

Coloque em uma panela de fundo grosso: vinho branco, vinagre; sal; pimenta em grão; cravo; alho; tomilho; louro; as cebolas e a cenoura cortadas em rodelas. Leve para ferver e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo brando. Limpe as cavalas, lave e mergulhe-as por alguns minutos em água salgada e avinagrada, escaldando-as, sem ferver, durante 5 min. Escorra, coloque-as em prato fundo. Reduza o caldo em aproximadamente um terço e despeje-o sobre os peixes, deixe esfriar e marinar por 24hs.

Depois é só servir e comer tudo. É uma verdadeira delícia. Para acompanhar o bacana é um vinho branco seco bem gelado e é claro que você já sabe: se beber não dirija, seja responsável, pratique a cordialidade e o bom senso, isto melhora a vida de todos nós.



 Rocambole de Laranja
Ingredientes: 100g de farinha de trigo peneirada; 100g de açúcar; 4 ovos; 30g de margarina; raspa de um limão; 200g de marmelada de laranja; 80g de amêndoas cortadas e torradas. Você pode substituir a marmelada de laranja por outra do seu gosto.

Lave, seque e quebre os ovos, separando as claras das gemas, misture estas com açúcar até obter um creme branco; junte a raspa do limão. Derreta a margarina em fogo muito brando (para ela não queimar). Misture a farinha com o creme branco, adicionando delicadamente a esta massa as claras batidas em neve (adicione ao bater 50 gr de açúcar para que fiquem firmes). Finalmente acrescente a margarina derretida. Unte um tabuleiro, despeje a massa até 1 cm de espessura e leve a forno quente, para assar por 10min aproximadamente.
 Enquanto o rocambole estiver assando, molhe um guardanapo, estenda-o sobre uma superfície lisa (a mesa da cozinha por exemplo), desenforme o rocambole logo ao sair do forno sob o guarnapo, guarneça-o com marmelada, enrolando-o como um rocambole comum. Pincele com marmelada e salpique com amêndoas tostadas. Para ele ficar mais bonito corte as extremidades.
 Como acompanhamento um café com leite bem gostoso.


 Sonho
Anote os ingredientes para seis pessoas: um quarto de litro de água; 100g de manteiga; 150g de farinha de trigo; 2 colheres de sopa de açúcar, 4 ovos, 1 pitada de sal.
Ferva a água com açúcar, a manteiga e o sal. Junte a farinha de uma vez só misturando rapidamente com uma colher até obter uma massa lisa que não grude na panela e nem na colher. Assim que a massa formar uma bola, retire-a do fogo e deixe-a esfriar.
Adicione os ovos (inteiros) um de cada vez, mexendo com a colher até obter uma pasta elástica, sem ser líquida. Com uma colher (de sopa) forme bolas, e frite-as em óleo bem quente. Quando os sonhos subirem a tona estarão prontos. Retire e deixe-os escorrer. Polvilhe açúcar com canela por cima e sirva-os.
Isto quentinho é uma delícia. Outra maneira de você servir é após esfriarem, cortar ao meio e recheá-los com cremes ou geléias.


 Coelho na Mostarda
Ingredientes: um coelho; seis colheres de sopa bem cheias de mostarda forte; 250g de toucinho fresco; manteiga; azeite; meio copo de conhaque; 200g de creme de leite fresco; 250g de cogumelos; duas colheres de sopa de suco de limão; três cebolas cortadas bem fininhas; 300g de arroz e três taças de vinho branco seco, bem cheias.


Peça para o seu açougueiro cortar o coelho em aproximadamente 12 pedaços e cortar nas juntas (o coelho é uma carne que não rende muito, se você achar pouco peça mais um). Corte o toucinho em pedaços e refogue-os na frigideira em boa quantidade de manteiga e azeite em partes iguais. Deixe-os dourar, retire-os e nessa mesa fritura faça dourar também os pedaços de coelho, tendo o cuidado de fazê-los dourar de todos os lados. Junto as cebolas, e faça cozinhar em fogo brando sem contudo deixar torrar. Regue com o conhaque e flambe. Acrescente o vinho branco, tempere, deixe cozinhar durante aproximadamente 50min em fogo moderado. À parte, abafe os cogumelos em manteiga e suco de limão.

Cozinhe o arroz numa quantidade de água duas vezes e meia o seu volume. Bata a mostarda com o creme, acrescente ao caldo do cozimento do coelho, adicione o toucinho, os cogumelos: deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando até obter um molho de certa consistência. Prove os temperos e acerte o ponto do sal. Apague o fogo, coloque o coelho numa travessa funda e sirva. Coloque o arroz numa travessa a parte. Para acompanhar faça uma salada de verde e tomate. Fica uma delícia.

Fonte: Enciclopédia da Mulher e da Família - Delta Editora