sexta-feira, 26 de abril de 2013

Boletim e-museus


notícias
Conselho da Unesco aprova instrumento normativo de iniciativa brasileira
Durante a 191ª Sessão do Conselho Executivo da Unesco, que está sendo realizada até hoje (26), em Paris (França), os membros do Conselho Executivo aprovaram a iniciativa apresentada pelo Brasil, e apoiada pelos países ibero-americanos, para o estabelecimento de um novo instrumento normativo internacional para a proteção e promoção de museus e coleções.
Os países avaliaram os estudos preliminares sobre os aspectos técnicos, museológicos e jurídicos, previamente encomendados pela Unesco, e a maioria dos países presentes votou pela inserção do tema na agenda da Conferência Geral da Unesco, que acontecerá em novembro de 2013.
Se for aprovado, o documento dará início ao processo de redação do novo instrumento, com o objetivo de normatizar e ampliar a proteção conferida a museus e coleções no plano internacional.
Histórico – O debate sobre um novo instrumento normativo foi iniciado em encontros ibero-americanos de museus e reuniões do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus.
Em 2011, a iniciativa foi levada à Unesco pelo Brasil durante a última Conferência Geral da organização. Na ocasião, a Unesco autorizou uma reunião de especialistas de museus para debater o tema – organizada ano passado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro. Saiba mais.
Ministra do Meio Ambiente promete doar mais obras aos museus
No último sábado (20), as ministras da Cultura, Marta Suplicy, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, inauguraram as exposições Quando o Brasil Amanhecia – A Primeira Missa no Brasil vista por Victor Meirelles e Candido Portinari e Portinari e os painéis da Capela Mayrink, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ). As duas exposições permanecem abertas para visitação até o dia 9 de junho.
Na cerimônia as duas ministras, a presidente interina do Instituto Brasileiro de Museus, Eneida Braga, e a diretora do MNBA, Mônica Xexéo, assinaram um ato simbólico da doação das obras da Capela Mayrink (na foto com as duas ministras) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) ao MNBA, oficializada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 de abril. Saiba mais.
Em seu discurso, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a cooperação com o MinC não se limitará a esta doação das obras antes pertencentes ao ICMBio. A ministra pediu que o Ibram faça um levantamento de todo o patrimônio artístico do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para que este seja doado aos museus. “Aqui começa uma nova travessia e esse patrimônio todo será doado ao Ibram para que os museus possam ampliar seus acervos”, disse a Izabella Teixeira.
Marta Suplicy agradeceu pela doação e declarou que é preciso estimular também a exposição ao público de coleções particulares, seja por meio de doações ou de empréstimos a museus. Leia mais sobre a cerimônia de inauguração das exposições.
Crédito da foto: Alexandre Arruda
Prêmio Memória do Esporte Olímpico: inscrições até 9/5
Os interessados em fazer inscrições para o Prêmio Ibram Memória do Esporte Olímpico têm apenas até o dia 9 de maio para participar da seleção.
Podem concorrer ao prêmio tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas de direito público e privado sem fins lucrativos. Serão contempladas até 12 iniciativas de preservação da memória do esporte olímpico brasileiro, recebendo R$ 35 mil, cada (veja o edital).
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o edital visa apoiar ações de divulgação, preservação e difusão de acervo.
Para avaliação e seleção das propostas, a comissão responsável vai considerar os critérios “relevância do acervo para memória do esporte olímpico”, “plano de trabalho” e “representatividade brasileira em relação ao esporte olímpico”. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo Sistema SalicWeb.
Museu da República inaugura exposição dia 27
Neste sábado (27), às 14h, será inaugurado no Museu da República (Ibram/MinC), no Rio de Janeiro,  o projeto-instalação Ex-Culturas, dos artistas Alessandro Sartore e Bruni Miguel. O projeto tem curadoria de Isabel Sanson Portella e ocupará a Galeria do Lago e o jardim do Museu.
A ideia dos artistas é provocar a reflexão sobre como se constrói a relação entre a obra de arte e o espectador. Quantas vezes passamos por lugares, espaços, jardins, esculturas e nem notamos o que está ao nosso redor?
Por isso, a exposição subverte o posicionamento do espectador e das obras de arte. As paredes de vidro propostas pelos artistas, tradicionalmente usadas para proteger, servirão para destacar e realçar a arte que o olhar, de tão acostumado, não mais enxerga.
No jardim, as esculturas ganharão redomas e vitrines, não para bloquear, mas para chamar a atenção para as obras. Dentro da galeria, no local onde deveria ser espaço de circulação existirá um espaço impenetrável de vidro, que fará com que o espectador fique muito perto da obra, sendo mesmo parte dela.
A exposição Ex-Culturas ficará aberta ao público até 30 de junho. De terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Sábados e domingos, das 14h às 18h.
Mesa-redonda – Na programação do Museu da República também está VII Jornada Republicana, que terá mesa redonda na terça-feira (30), das 14h às 16h, com o tema Do Museu do Índio aos Museus Indígenas.
O evento será mediado pelo doutor em Museologia e assessor do Museu da República professor Mario Chagas, e contará com a participação do doutor em Antropologia João Pacheco de Oliveira; da doutora em Ciência da Comunicação e especialista em Museologia Marília Xavier Cury; e do mestre em Antropologia Social Tonico Benites Kaiowá. 
Mais informações: mr@museus.gov.br e (21) 3235.5227.
Crédito da foto: Miguel F. Neto (skyscrapercity.com)
Museu de Arqueologia de Itaipu abre exposição sobre índios Guarani Mbya
Em comemoração ao Dia do Índio, o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram), em Niterói (RJ), inaugurou na última sexta-feira (19), a exposição Tekoa Mboy-Ty: uma semente Guarani no Museu de Arqueologia de Itaipu.
O evento marcou a abertura de uma oca tradicional Guarani, construída ao longo dos últimos dois meses por membros da aldeia Tekoa Mboy-ty, para a visitação do público, além da inauguração de três painéis educativos que abordam diferentes aspectos da Cultura Guarani Mbya.
A exposição tem o objetivo de preservar e divulgar a memória das comunidades que vivem em torno do Museu, na região de Niterói, trazendo uma perspectiva contemporânea para conservar os valores culturais que perpassam gerações.
Inauguração – Representantes de várias dessas comunidades estiveram presentes à inauguração. Os membros da aldeia Tekoa Mboy-ty, liderados pelo cacique Darcy Tupã, fizeram uma apresentação da “Dança dos Guerreiros” (dança de caráter lúdico que serve de treinamento físico para os homens da aldeia). Os presentes também puderam conferir um documentário produzido em parceria com o Laboratório de Antropologia e Imagem da Universidade Federal Fluminense, que trata do passo-a-passo do processo de construção deste tipo de habitação tradicional. 
A exposição está aberta até 5 de agosto. De terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Outras informações pelo telefone (21) 3701.2966 ou pelo endereço eletrônico mai@museus.gov.br.
Reunião itinerante da CNIC vai a Bento Gonçalves (RS)
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, órgão colegiado que analisa os pareceres e subsidia a Ministra na aprovação ou indeferimento dos projetos de Incentivo Fiscal apresentados à Lei Rouanet, estará reunida nos dias 7, 8 e 9 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
O formato itinerante da CNIC, com as reuniões ordinárias ocorrendo alternadamente em Brasília e em um estado de cada região brasileira, tem o objetivo de reforçar o caráter nacional da Comissão e de aproximá-la dos agentes culturais locais.
Diante desses objetivos, a Comissão está convidando o setor cultural da Região Sul para um encontro no dia 8 de maio, das 16h às 19h30, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, na Casa das Artes, da Secretaria da Cultura.  
Na programação está um encontro setorial simultâneo, com a participação dos Comissários da CNIC, de representantes do MinC e da Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves. Também haverá apresentações artísticas com grupos apoiados pela Lei Rouanet.
Os interessados em participar do encontro devem entrar em contato, até as 16h do dia 6 de maio, com a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, pelo e-mail atendimentopronacsul@cultura.gov.br.
Agenda
A Natureza de Burle Marx
O quê: Mostra de esculturas, gravuras, pintura e desenhos que fazem parte do acervo do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (IPHAN/MinC) e revelam a faceta artística do paisagista Roberto Burle Marx, pouco conhecida pelo grande público.
Quando: Até 26/5. De terça a domingo, das 12h às 18h. Entrada gratuita.
Onde: Museu da Inconfidência – Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro | Ouro Preto – MG)
Informações: (31) 3551.1121 | mdinc@museus.gov.br | www.museudainconfidencia.gov.br

Marcos da Televisão Brasileira
O quê: Na exposição, o público pode recordar os artistas, fatos e programas que marcaram a televisão brasileira e a memória dos telespectadores. Entrada gratuita
Quando: Até dia 5/5, de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Onde: Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC da Universidade de São Paulo (Rua 9 de julho, nº 1227 , Centro | São Carlos – SP)
Informações: (16) 3373.8823

Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba
O quê: Composta por imagens produzidas pela equipe do fotógrafo Iatã Cannabrava e textos de Margarida Cintra Gordinho, a mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos XVI e XVII. Entrada gratuita.
Onde: Museu Monteiro Lobato (Av. Monteiro Lobato, s/nº – Chácara do Visconde | Taubaté – SP)
Quando: Até dia 5/5, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Informações: (12) 3635.3234

Hipólito Caron 150 anos de nascimento
O quê: Exposição em homenagem aos 150 anos de nascimento de Hipólito Caron. Reconhecido nacionalmente como paisagista, trabalhou também com retrato e decoração da elite local, além de trabalho jornalístico. Os traços do seu paisagismo influenciaram fortemente a pintura na cidade, inaugurando uma tradição que se desenvolveu até a segunda metade do século 20.
Quando: De 23 de abril a  7 de maio, das 7h às 22h. Fechado nos finais de semana.
Onde: Escola Estadual Antônio Carlos (Av. Coronel Vidal, 180 | Mariano Procópio – MG)
Informações: (32) 3690.2027

Mulher
O quê: A exposição propõe um olhar para a diversidade do gênero feminino ao ser representado em uma obra de arte atentando para as diferenças presentes em vários âmbitos do universo feminino contemporâneo, revelando assim as variadas representações da figura feminina, com igual diversidade de linguagens e técnicas.
Quando: Até 4/5. De terça a sexta, das 14h às 18h; e aos sábados e domingos, das 14h às 18h.
Onde: Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Av. Brasil, 758, Centro | Passo Fundo – RS)
Informações: (54) 3316.8587 | www.upf.br/mavrs

Concurso fotográfico do Museu Aeropospacial
O quê: O concurso tem a finalidade de divulgar a história aeronáutica brasileira, convidando fotógrafos (profissionais, amadores e iniciantes) a dedicarem seus diferentes olhares e percepções para registro do acervo e arquitetura no Museu Aeroespacial.
Quando: Inscrições até dia 3/5.
Onde: Museu Aeropospacial (Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos |
Rio de Janeiro – RJ)
Informações:
(21) 2108.8954 | (21) 2108.8955 | (21) 2108.8955 ramal 2108 | www.mual.aer.mil.br | www.amaero.com.br

Aniversário do Museu da Enfermagem
O quê: Programação cultural e científica durante o mês de maio para o aniversário de três anos da instituição. A abertura da exposição 10 anos dos Anjos da Enfermagem inaugura os eventos. Os anjos da enfermagem atuam em hospitais de tratamento do câncer infantil em todo Brasil, levando conforto e alegria para os pacientes e familiares.
Quando: Abertura dia 2/5, às 15h.
Onde: O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery – MuNEAN (Rua João de Deus, 5, Pelourinho | Salvador – BA)
Informações: (71) 3321.3819

Cineclube Museu da Inconfidência apresenta Shakespeare
O quê: Apresentação do filme Hamlet – Vingança e Tragédia, dirigido por Michael Almereyda. Sinopse: Após a morte de seu pai, dono de uma poderosa empresa, o jovem Hamlet volta da universidade para o casamento do seu tio com sua mãe. Respeitando o texto original de Shakespeare frase por frase, esta versão atual de Hamlet é uma das mais originais e precisas já feitas para o cinema. Entrada Gratuita. Sessões comentadas.
Quando: Dia 1/5, às 19h.
Onde: Cineclube Museu da Inconfidência – Auditório – Anexo I (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro | Ouro Preto – MG)
Informações:
www.cineclubemuseu.blogspot.com

Cine MISA
O quê: Apresentação do documentário Os anos JK, com direção de Silvio Tendler. Classificação Livre. Entrada franca.
Quando: Dia 30/4, às 19h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá | Maceió – AL)
Informações: (82) 3315.7882

Arte na Capital
O quê: Exposição com obras de Janduy Malta, Jimmy Christian, Júlia dos Santos Baptista. Quando: Visitação até dia 28/4, das 9h às 17h.
Onde: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados | Brasília – DF
Informações: (61) 3215.8080 | cultura@camara.gov.br

Leda Catunda – Pinturas Recentes
O quê: Nesta mostra estarão expostos os mais recentes trabalhos de Leda Catunda, com 18 obras em tinta acrílica sobre tela e tecido que, segundo a artista, “remetem à questão da identificação do sujeito com algum tipo de imagem”.
Quando: Visitação até 28/7, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Primeiro domingo do mês: entrada gratuita. Primeira quinta-feira do mês: horário estendido até às 20 horas com entrada gratuita entre 18h e 20h.
Onde: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico | Curitiba – PR)
Informações: (41) 3350.4400 | www.museuoscarniemeyer.org.br

Cursos e Oficinas
II Encontro de Educadores de Museus Brasileiros
O quê: Encontros mensais destinados a professores e estudantes de Educação, Artes e interessados. Apresentação dos setores educativos de instituições brasileiras, com relatos de experiências, projetos desenvolvidos e estudos de caso. Serão conferidos certificados aos participantes com 75% de presença.
Quando: Dia 30/4, às 19h.
Onde: Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790, Centro | Juiz de Fora – MG)
Informações: arteducacao.mam@ufjf.edu.br

III Seminário de Pesquisa do PEP/MP IPHAN: Paraíba e Rio Grande do Norte
O quê: Nesta edição, o Seminário abordará temáticas que envolvem a preservação do patrimônio arqueológico e a promoção de ações de Educação Patrimonial. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia. Entrada franca.
Quando: Dia 29/4, às 13h.
Onde: Auditório do Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão (Praça Augusto Severo, Ribeira | Natal – RN)
Informações: (84) 3211.3820 (Iphan-RN) | (83) 3241.2896 (Iphan-PB)

Curso Zé do Caixão – 50 anos de terror
O quê: O Curso apresenta pela primeira vez em Porto Alegre seu formato completo. Será oferecida uma apostila inédita e exclusiva, e contará com vasto material em vídeo, com exibição de trechos de filmes, trailers, curtas-metragens e entrevistas, além de documentários. Investimento: R$ 90. Material: Apostila e Certificado de participação.
Quando: Dias 29 e 30 de abril; 2 e 4 de maio. Dias de semana, das 19h30 às 22h, sábados, das 14h30 às 17h.
Onde: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, nº 959 | Porto Alegre - RS)
Informações: http://www.cinemacenaum.blogspot.com.br

Uma tarde no museu
O quê: Em oficinas gratuitas, voltadas às famílias e ao público em geral, o programa educativo Uma Tarde no Museu incentiva, de forma criativa e lúdica, a leitura da coleção e das exposições temporárias do MCB. Chegar com antecedência de 15 minutos. 25 Vagas com inscrições prévias. Entrada franca.
Quando: Dia 27/4, às 14h30.
Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 | São Paulo – SP)
Informações: (11) 3032.2499 | 3032.3727 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br


Imprimir o boletim




Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

       








Instituto Brasileiro d

Cine Clube Espoletta - Museu Guido Viaro







O CINE CLUBE ESPOLETTA E O MUSEU GUIDO VIARO CONVIDAM PARA A EXIBIÇÃO DO FILME "LUNACY"

DO DIRETOR JAN SVANKMAJER

APÓS A EXIBIÇÃO, HAVERÁ UM DEBATE SOBRE O FILME.


27 DE ABRIL (Sábado)
17 E 30 HORAS.

Entrada Franca.

Local: Museu Guido Viaro
Rua XV de Novembro 1348 (esquina com General Carneiro)
Fone: 3018-6194 

Daiani Faraj
Coordenação de Eventos - Museu Guido Viaro (AMGV)



Fundação Cultural de Curitiba

Luiz


Cábula Raza



  El Instituto de Artes Gráficas  de Oaxaca y la Galería Quetzalli los invita a la Inauguración de la exposición:

 Cábula Raza

Los Rituales de lo manual y el arte de hacer todo con nada 

 Viernes 26 de Abril 
19:00 hrs.
 Av. Juárez 203


Francisco Morales y Pedro Andrés; muestran, bajo el título de Cábula raza, una exposición que  reúne un gran número de piezas en diferentes técnicas, formatos y disciplinas en las que se busca poner de relieve los procesos creativos en un ambiente restrictivo, como puede ser el entorno carcelario, donde prácticas como la elaboración de tintas para tatuar y las estrategias.


Balguii de San Bartolo Quialana


El Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca los invita al Concierto de la banda infantil

 Balguii
De San Bartolo Quialana
Mtro. Flaviano de Jesús Martínez

Sábado 27 de  Abril 2013
18:00 hrs.

Macedonio Alcalá 507
Entrada libre


 La Banda "Balguii" está conformada por un grupo de  jóvenes , originarios de  San Bartolomé  Quialana municipio de Tlacolula de Morelos.
Los niños tienen la firme iniciativa y el deseo de aprender música, el cual los ha llevado  a una constancia de cuatro años ensayando;Su maestro Flaviano  de Jesús es originario de San Juan Copala,comunidad Triqui. Cuando era joven  para aprender música se dirigió a la  comunidad de Tlahuiltoltepec, desplazándose en ese entonces varias horas para poder aprende. Actualmente el  dirige este grupo de niños de forma  gratuita, y han dado conciertos en varios eventos   Conciertos bajo el Laurel, en el zócalo de la ciudad, en la Guelaguetza de la  sección 22, en  los conciertos de bandas del Estado que se organiza en la plaza de la danza, han acompañado a Susana Harp, y hacen presentaciones particulares para recabar fondo para comprar Instrumentos.