segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

4º Festcine - Festival de Cinema de Pinhais




O Festival de Cinema Curta Pinhais 
está com inscrições abertas até 14 de março

A Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, abriu as inscrições para a quarta edição do Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE). Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de março no site da Prefeitura (link  http://goo.gl/XyaQ4f), onde também pode ser acessado o regulamento e documentos para inscrição.

As sessões do Festival serão gratuitas e exibidas no Auditório Municipal Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 11 e 15 de abril. O FESTCINE reúne produções profissionais e amadoras, em apresentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero, além de clipes musicais.

O festival é dividido em cinco categorias concorrentes: Longa-metragem, Curta-metragem de Ficção, Curta-metragem de Documentário, Clipe musical e Curta-metragem realizado por estudantes a partir de câmera de celular.

Sobre o Festival
O FESTCINE surgiu das Mostras de Curtas-metragens Independentes realizadas na cidade entre os anos de 2011 e 2012. Em 2013, pela primeira vez em formato competitivo, o festival teve 46 produções inscritas, com duração total de seis dias e oferecendo uma programação variada, composta de filmes competitivos e exibições infantis – na maioria, animações. Também contou com  a Mostra Casos e Causos, da RPC, e com as reproduções dos trabalhos da Oficina de Cinema de Pinhais (OCP).
Em 2015 o festival contou com mais de 60 produções inscritas, vindas de 13 estados brasileiros, sendo selecionados 33 para exibição além de uma mostra paralela com filmes produzidos pela Oficina de Cinema de Pinhais, e também com a Palestra “Produção de Filmes Independentes – Como trabalhar com baixo orçamento”, ministrada por Guata Maftum, Nicholas Maftum e Ruy Marques, da Arquiteto Produções.
A partir do ano passado o nosso troféu recebeu o nome de MACUQUINHO DOURADO, em homenagem ao “Macuquinho da Várzea”, ave cuja espécie está ameaçada de extinção e é encontrada em apenas três regiões do nosso Estado, sendo uma delas a cidade de Pinhais, às margens do Rio Iraí.
O festival já se constitui como Lei Municipal (Lei n◦ 1531 de 16/5/2014).

Serviço


As inscrições para o IV FESTCINE devem ser realizadas no site (www.pinhais.pr.gov.br), até o dia 14 de março. Mais informações pelo e-mail: festcinepinhais@gmail.com  ou pelos telefones (41) 3912-5247 ou (41) 3912-5253.


Coral Vozes da Babitonga















Coral Vozes da Babitonga, de Itapoá, reinicia seus trabalhos

Na noite desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, foram reiniciadas as atividades do Coral Vozes da Babitonga, sendo realizados os primeiros ensaios do grupo neste ano de 2016.
Na Casa da Cultura de Itapoá, onde as aulas ocorrem, 30 candidatos participaram do processo seletivo 2016 para novos coralistas, sendo que os 19 aprovados (15 mulheres e 04 homens) foram incorporados ao Coral já nesse primeiro ensaio do ano. Agora, são 59 integrantes a participar das aulas realizadas todas as sextas-feiras.
Além dos coralistas, estiveram presentes Helmuth Alfonso Kirinus (o professor Mutti) e Luci da Costa Kirinus (Nena), ambos representando a Escola de Música Tocando em Frente, idealizadora do Projeto que deu origem ao Coral. O “Vozes da Babitonga” é patrocinado pelo Porto Itapoá, que esteve representado neste primeiro ensaio de 2016 por Patrícia Dall Onder, Analista de Sustentabilidade do Terminal Portuário.
Tão logo os novos integrantes foram apresentados ao grupo, o maestro Rafael Daniel Huch deu início ao aquecimento vocal. Ele detalhou aos seus novos alunos, relembrando aos antigos, como é o funcionamento de um Coral. “Para trabalhar em coro, classificamos a voz em masculinas e femininas. No coral, temos as vozes femininas como sopranos (mulheres com voz aguda) e contraltos (mulheres com voz grave). As vozes masculinas são os tenores (homens com voz aguda) e baixos (homens com voz mais grave)”, explicou.
Após o ensaio de algumas canções novas, ao final da aula, foram anunciadas duas datas previstas para as próximas apresentações do Coral Vozes da Babitonga: 28 de maio e 24 de junho. Os locais ainda não foram definidos, mas devem ser divulgados em breve.


Sobre o Coral Vozes da Babitonga

                Quem explica esse Coral itapoaense é o próprio maestro Rafael Daniel Huch. “O Projeto de Formação Musical através do Canto Coral, que deu origem ao Coral Vozes da Babitonga, foi aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e tem o patrocínio do Porto Itapoá, bem como o apoio da Prefeitura local, que cede a Casa da Cultura para os ensaios”, conta.
                O maestro também comenta o funcionamento de um Coral. “A voz humana é o primeiro instrumento musical que todos temos acesso e é por essa via que resolvemos desenvolver nosso projeto; através da voz e do canto, realizar uma formação musical, que é complementada com exercícios de técnica vocal e aulas de linguagem (teoria musical). A voz humana é fantástica, e cada uma tem sua particularidade. No coral, todas as vozes têm a mesma importância, pois o ‘som’ do coro só é possível com todas essas vozes soando simultaneamente”, conclui Rafael Daniel Huch.

--
Thiago Gusso
Jornalista
Assessor de Imprensa

Coral Vozes da Babitonga

1ª Runfolia da ACORI - Itapoá SC




Restam poucos dias para interessados se inscreverem na 1ª Runfolia da Acori

No próximo dia 06 de março, a partir das 08h00min, será realizada a “1ª Runfolia da Acori (Associação de Corredores de Itapoá)”. Trata-se de uma corrida de rua, que ocorrerá nas modalidades de 5 e 10 km.
As inscrições, limitadas a 500, devem ser realizadas no site Ticket Agora, (www.ticketagora.com.br) até as 24h00min da próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro. Não haverá inscrição após inspirado o prazo do site, tampouco no dia da prova. O valor é de R$ 50 + taxas de encargos e há o desconto de 50% para pessoas com mais de 60 anos de idade. Até mesmo as pessoas que não pretendem correr, mas queiram caminhar ou, simplesmente, apoiar e colaborar com a iniciativa da Associação de Corredores de Itapoá, podem fazer a inscrição, contribuindo com o valor da mesma e levando uma camiseta do evento como recordação.
Os kits para os inscritos serão entregues um dia antes da prova, em 05 de março, das 14h00min às 22h00min, na Sorveteria Mr. Ice. No mesmo dia e local, das 14h00min às 20h00min, os inscritos interessados poderão fazer o exame de Análise da Composição Corporal, oferecido pelo Laboratório Ghanem. A Sorveteria fica na avenida André Rodrigues de Freitas, nº 1.173, em Itapema do Norte, próximo ao semáforo (único de Itapoá). Mais informações a respeito da entrega dos kits e/ou exame oferecido podem ser obtidas juntamente com Carlos Coelho, presidente da Acori, pelo telefone (47) 9932-4012.
No domingo, 06 de março, dia da corrida, será realizado o exame de glicoteste para os atletas interessados. Eles ocorrerão em local próximo à largada do evento. Os kits de participação também estarão sendo entregues no domingo do evento, mas somente das 06h30min às 07h30min.
Durante toda a manhã deste dia de Runfolia, a Avenida Beira Mar III (rua do calçadão beira mar), em Itapema do Norte, ficará interrompida para veículos, de forma que todas as pessoas poderão aproveitar o espaço para passear, levar os filhos brincarem, entre outras atividades.
Em breve, será divulgada a programação completa do dia do evento.


Sobre a corrida

Tanto a largada quanto a chegada da Runfolia ocorrerão na Pista de Skate de Itapoá, localizada na Avenida Beira Mar III, no balneário de Itapema do Norte. O percurso é o mesmo para as duas modalidades em disputa (5 e 10 km), alterando apenas o número de voltas, que podem ser uma ou duas.
A prova será realizada nos naipes masculino e feminino e por categorias distribuídas em faixas etárias, de acordo com o ano de nascimento do atleta. A idade mínima é a de 16 anos de idade completos até o dia da prova. Para os primeiros classificados no geral e em cada categoria, haverá a entrega de troféus (tanto na corrida de 5 quanto de 10 km).
Mais informações podem ser obtidas diretamente com os responsáveis da Acori, pelos telefones (47) 9932-4012 (Carlos Coelho), (47) 9923-5300 (Alan Rezende) e (47) 9969-6903 (Oneide Urso).


--
Thiago Gusso
Jornalista
Assessor de Imprensa