segunda-feira, 12 de julho de 2010

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna

Momento em que explicava aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna como procederem para participarem, naquele momento, da Poesia Falada Instantânea.
Junto comigo estava a professora Beti.



Dias desses fui convidado para participar do Projeto Sequência Didática - Poemas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna, aqui em Itapoá, que tem como Diretora a Professora Luiza M. de Oliveira. O Projeto tem a coordenação da professora Vânia Cleusa.
O convite chegou pela minha amiga Marli Zotto e pela Academia de Letras de Itapoá Poeta Cruz e Souza.
Na ocasião representei a Academia de Letras do Brasil para Santa Catarinha Municipal de Itapoá, da qual sou Presidente.

Estavam lá professores e também os Poetas Cacá Velasques e Tchuchuca: declamaram poemas e conversaram com os alunos.
Eu fiz um exercício oral com eles: Poesia Falada Instantânea. Uma uma beleza de maravilha.

Nas fotos abaixo as duplas de alunos que declamaram poemas preparados pela professora Vânia Cleusa.

Luan Gabriel e Felippe
declamaram "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meirelles

Pedro Leonardo e Thiago
declamaram "Passarinho Fofoqueiro" de José Paulo Paes

Marcos e Pedro Henrique
declamaram: "Exercício de ser criança" de Manoel de Barros

Thaís e Lívia
declamaram "Convite" de José Paulo Paes

Jasmine e Camile
declamaram "Avião sem asa" de Marisa Monte

Leiam que interessante o texto sobre o Projeto.

Socialização da Proposta
Para iniciar a sequência didática foi declamado-recitado aos alunos o poema “Ou Isto Ou Aquilo” de Cecília Meireles. Logo após foi perguntado e questionado junto aos alunos se eles já conheciam esse poema e também se conheciam e se já haviam lido e recitado esse e outros poemas de diferentes poetas-autores.

Expliquei, em seguida, que juntos estudaríamos outros poemas fazendo uma boa leitura deles, observando o ritmo, entonação e memorização dos mesmos, como também conheceríamos um pouco mais sobre a vida dos diferentes poetas que compuseram poemas especialmente para crianças como Cecília Meireles, José Paulo Paes, Pedro Bandeira, Manoel de Barros e outros, poetas esses que fazem parte e enriquecem a literatura brasileira, com suas belíssimas criações poética.

O tema escolhido para estudo, reflexão e socialização foi “Infância” e todos os alunos, durante o desenvolvimento da sequência didática (Projeto) foram envolvidos através de leituras-audição e recitação-declamação de poemas, tendo como objetivo principal o conhecimento, o gosto, a apreciação dos diferentes poemas e a beleza que cada qual encerra.

Além das leituras e reflexões realizadas em sala de aula, foi oportunizado aos alunos o registro dos poemas estudados para que pudesse fazer a leitura-declamação como atividade extraclasse, junto à família, pois realizaríamos um bonito recital para os alunos das outras turmas e também para os pais e comunidade, cuja culminância aconteceu no dia dezesseis de junho, apresentando um resultado satisfatório para todos.

Todas as atividades propostas e realizadas na sequência didática “Poemas” oportunizaram aos alunos um maior e melhor conhecimento do gênero, proporcionando a todos eles com a participação e reflexão de cada aluno individual e coletivamente, momentos ricos e agradáveis, bem como um maior enriquecimento quanto a valores e sentimentos expressos nos poemas estudados e compartilhados entre todos.

3 comentários:

  1. Mto interessante esse Projeto!!! Parabéns, Lou!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá sou a Aline, Monitora de Informática da Escola Ayrton Senna...
    Agora que criamos o nosso Blog, gostaria de dizer que estarei criando um link nesta sua postagem, para que os visualizadores do nosso Blog, possam ter um acesso mais rápido a esta matéria.
    Um grande abraço.
    Aline e Escola Ayrton Senna.

    ResponderExcluir