terça-feira, 19 de setembro de 2023

ISIS RIBEIRO - MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO

 Olá!

Confira o discurso que nossa prima Isis Ribeiro - Juíza de Paz - fez na noite de 23 de agosto de 2023 durante a 

SOLENIDADE

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL

DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO.


Boa noite.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer. É uma honra para mim estar aqui nessa noite representando a família Ribeiro, minha família.

Bom, privilégio mesmo é falar sobre família, sou juíza de paz da comarca de Ponta Grossa há 11 anos e através da minha palavra várias famílias foram formadas, então eu realmente acredito e sempre acreditei na instituição família.

Família é zelar pelo próximo, é aconchego, é saber que mesmo distante o sangue une e você pode contar com aquelas pessoas. É ter orgulho e admiração mesmo muitas vezes não sendo próximo da pessoa, ou ter esse sentimento por histórias que passam de geração em geração.

E a família Ribeiro tem uma grande história na região dos Campos Gerais. Sou neta do Clementino, irmão do Arthur João de Maria Ribeiro, homenageado nessa noite, e quantas vezes ouvi meu avô contar orgulhoso sobre seu irmão. Sobre o legado que trouxe nessa vida, quanto bem fez aos outros. Quantas vezes ouvi meu pai e meus tios falando com o maior carinho do mundo sobre o saudoso Tio Arthur.

Mas minha homenagem nessa noite vai além, vai ao meu querido primo Luiz Arthur Montes Ribeiro, citando um trecho de Augusto Cury

“Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes de suas vidas.”

Grande parte da história da nossa família foi documentada pelo meu primo, sempre as aproximações e momentos de confraternização são através dele. Isso pra mim é ser família! É ter orgulho da sua família e ser o orgulho da família!

Então meu muito obrigada nessa noite fica ao Luiz Arthur, tanto pela oportunidade de estar aqui quanto por tudo que fez e faz pela família Ribeiro, e para finalizar, gostaria de citar um trecho do Pequeno Príncipe em homenagem ao meu avô Clementino, ao Tio Arthur e aos demais familiares que não estão presentes aqui juntamente conosco, mas com certeza estão felizes onde quer que estejam:

“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada. Essa é maior responsabilidade de nossas vidas e a prova evidente de que nada acontece por acaso.”

Boa noite, obrigada pela atenção

Isis Ribeiro

Juíza de Paz

Ponta Grossa, 23 de agosto de 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário