terça-feira, 31 de maio de 2011

Companhia Brasileira Ópera na Mala

Atores da Companhia Brasileira Ópera na Mala são premiados durante a 18º Edição do Festival Internacional de Teatro Infantil na Servia.
Os atores Sérgio Serrano e Cris Miguel da companhia de teatro paulista Ópera na Mala, receberam respectivamente os prêmios de melhor ator e melhor atriz da 18º Edição do Festival Internacional de Teatro Infantil na Servia,em solenidade realizada neste sábado dia 21 de maio na cidade de Subótica/Servia.
A organização do Festival, que foi promovido entre os dias 15 e 21 de maio, selecionou 20 espetáculos e reuniu artistas e grupos de 18 diferentes países: Irã, Rússia, Itália, França, República Checa, Alemanha, Turquia, Eslovênia, Cazaquistão, Polônia, Romênia, Armênia, Bulgária, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Reino Unido, Peru, Sérvia e do Brasil. Ao todo, mais de 25 mil pessoas participaram das apresentações e oficinas integrantes da programação oficial e que foram realizadas na Servia e também na vizinha Hungria.
A Companhia Ópera Na Mala foi o primeiro grupo brasileiro a participar deste Festival, um dos mais tradicionais da Europa no gênero infantil, apresentando o espetáculo cênico-musical “Baú de Histórias”. Segundo diretor do evento, além do desempenho e da performance da dupla brasileira, o que mais chamou a atenção do público e da crítica especializada durante o festiva,l foi justamente a versatilidade deles como atores, músicos e criadores, assim como, o esforço dos artistas brasileiros em se relacionar com o público local e com as crianças, pois os brasileiros apresentaram grande parte do texto de sua encenação no idioma Sérvio.
Além da premiação de melhor ator e atriz, por decisão unânime do júri do Festival, o grupo francês Jean-Pierre Leskoa foi o grande vencedor com o prêmio de melhor espetáculo com a peça “Meu Pinóquio” numa adaptação de Didijea de Kalan. Também foram contemplados com o prêmio de melhor diretor Utkin Yuri da Rússia, pela peça "Histórias a partir da varanda do céu" e pela melhor música e pelo prêmio especial de poesia e humanismo a peça "A Última Flor" do autor e diretor Zorej Behruzinija, espetáculo realizado pela Companhia de Teatro "Aria" de Teerã/Irã. Especialmente neste ano de 2011 o Festival promoveu uma homenagem a Saint Exupéry, autor da obra “O Pequeno Príncipe”em alusão ao seu centenário.


A Companhia Opera na Mala
No Brasil a Companhia Opera na Mala conquistou uma grande audiência e sucesso junto ao público infantil com o Programa Baú de Histórias, exibido diariamente em rede nacional na TV Rá-Tim-Bum, emissora de canal a cabo desde 2007.
Para o mês de novembro deste ano, em comemoração aos doze anos de existência do grupo e a convite da Quixote Art & Eventos de Curitiba, a Companhia Opera na Mala ira realizar mais uma turnê especial pelo sul do Brasil com a peça Raimundo e a Menor Banda do Mundo. O espetáculo será encenado nas cidades de Curitiba, Joinville, Florianópolis, Criciúma, Caxias do Sul e Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário