quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O que aconteceu no Bistrô das Artes Barra do Say - II

Exposição “Árvores da minha Infância” no Bistrô das Artes e “Artista Plástico e Escritor do Mês” de dezembro encerram no próximo dia 31





O próximo dia 31 de dezembro marca o encerramento da exposição “Árvores  da minha Infância”, de autoria do artista plástico Luiz Arthur Montes Ribeiro, na Galeira das Artes Barra do Say, que fica anexa ao Bistrô das Artes Barra do Say, em Itapoá (SC). Composto por instalações, telas em técnica mista, desenhos aquarelados e poesias, esse trabalho remete-se à infância de seu autor.

São três instalações denominadas “Árvores Mortas I”, “Árvores Mortas II” e “Árvores Mortas III”. Essas instalações são formadas por troncos e galhos de árvores, resgatados de desmatamentos recentes feitos na cidade de Itapoá, mais precisamente na Barra do Say, balneário em que o artista vive. “As instalações são uma reflexão sobre o desmatamento na região de Itapoá, bem como sobre as enchentes que trouxeram às praias do balneário toneladas de árvores e troncos, que impossibilitaram, por vários dias, que as pessoas frequentassem esses locais. O desmatamento é muito preocupante em Itapoá e isso já está trazendo sérios problemas como frequentes enchentes e assoreamento dos rios que cortam a cidade”, explica Luiz Arthur Montes Ribeiro.

Ainda segundo o artista, as árvores mortas das instalações estão dispostas com as raízes para cima no intuito de mostrar a dor e a angustia de suas mortes. Ao todo, são 40 troncos de árvores expostos por várias dependências do complexo Bistrô das Artes Barra do Say, que vão do bistrô ao ateliê de Luiz Arthur. A exposição é, ainda, complementada por várias poesias expostas em algumas dessas dependências.


Principais exposições individuais do artista:

Espaço Cultural André Luiz: Florianópolis SC 2010;
Centro Paranaense de Cultura Feminina: Curitiba PR 2007;
Museu Tingui-Cuera: Araucária PR 2007;
Museu de Arte de Maringá: Maringá PR 2005;
Espaço de Arte Teatro Regina Vogue: Curitiba PR 2005;
Espaço Cultural Ramos de Azevedo: São Paulo SP 2000;
Casa de Cultura Didi Brandão: Itajaí SC 2000;
Caixa Econômica Federal: João Pessoa PB 1996;
Sala de Exposições Mário Pedrosa: São Paulo SP 1996;
Casa do Brasil: Madri Espanha 1997;
Galeria Djanira: Centro de Estudos Brasileiros Maputo Moçambique 1997.


Projeto “Artista Plástico e Escritor do Mês” de dezembro: Seguem expostos no Bistrô das Artes Barra do Say também somente até o próximo dia 31 de dezembro, uma tela da artista plástica Lu Fiedler e livros da escritora Adélia Maria Woelllner. A exposição faz parte do projeto cultural “Artista Plástico e Escritor do Mês”.
“A intenção do Projeto é mostrar, aos itapoaenses e demais visitantes do Bistrô, parte do acervo de arte e cultura que aqui temos”, explica o artista plástico e escritor Luiz Arthur Montes Ribeiro, proprietário do espaço.

Sobre o acervo do Bistrô das Artes Barra do Say: Idealizado por Luiz Arthur Montes Ribeiro, o acervo do Bistrô vem sendo formado ao longo dos últimos 30 anos. Hoje, conta com mais de 900 peças entre telas, gravuras, xilogravuras, linoleogravuras, aquarelas, desenhos, objetos, esculturas, livros, fitas cassetes, discos LP, CD’s, além de uma infinidade de manuscritos.


Serviço: O Bistrô das Artes Barra do Say funciona de segunda-feira a domingo, das 10h30min às 23h30min, para almoço, happy hour e jantar. O espaço fica na Avenida Beira Mar 1, número 228 (quase esquina com a rua 20), na praia do Sayzinho, Barra do Saí, em Itapoá/SC. Os contatos para informações e/ ou reservas são os telefones (47) 3443-3409, 9952-2690 e 9147-5886, e o e-mail: bistrodasartes@bistrodasartes.art.br .

--
Thiago Gusso  Assessor de Imprensa - DRT/PR 6562
BISTRÔ DAS ARTES BARRA DO SAY  Av. Beira Mar 1, número 228
Praia do Sayzinho    Barra do Say  89.249-000   Itapoá   SC  (47) 3443-3409   9628-3784

Um comentário:

  1. Essa sua preocupação com a natureza, refletida nas suas instalações "Árvores Mortas I, II e III" passa sua sensibilidade perante esse problema e artisticamente vc compôs essas instalações que, ao vê-las, entendemos sua mensagem. Parabéns pelo conjunto... apreciei e gostei muito.
    Em relação as telas e painéis deu para eu me adentrar no seu mais íntimo, vc me passou sentimentos puros (pelo Tema) e ao mesmo tempo sexual (pelas formas) que vc expressou . Traços firmes, cores chapadas e composições criativas. Parabéns e... sucesso sempre pra vc!!! bjO

    ResponderExcluir