quinta-feira, 25 de abril de 2013

Concurso de Poesias do Centenário do Contestado


Guerra do Contestado inspira concurso de poesias

2013-04-24. Atualizado em 2013-04-24 18:14.
Foto Principal desta Notícia
“A Guerra do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916 e trouxe uma série de consequências para a história da nossa região e de Santa Catarina como um todo. Um exemplo que pode ser citado, é o próprio território do estado, que recebeu essa delimitação após a batalha”, destaca a coordenadora do Ceom/Unochapecó, Mirian Carbonera. Como forma de valorizar, difundir e refletir sobre esse conflito, que completou cem anos de história em 2012, estão abertas, até o próximo dia 5 de maio, as inscrições para o Concurso de Poesias do Centenário do Contestado.
A atividade é executado pela Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani e pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrando o projeto “Contestado: desvendando os cem anos da guerra”. A Unochapecó, através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), é parceira da iniciativa. A ideia do projeto é trabalhar com o tema sob diferentes abordagens e a poesia é uma delas.
Estudantes, professores, poetas e escritores podem participar gratuitamente do projeto, que divide os inscritos em duas modalidades distintas. A primeira abrange alunos do Ensino Fundamental e Médio, já a outra compreende graduandos, docentes e artistas. Para elaborar as poesias, os participantes devem se basear nas temáticas definidas, que contemplam diversos aspectos do conflito histórico. Para os integrantes da primeira modalidade estão definidos os temas “Paisagem”, “Águas”, “Ocupação Humana”, “Ferrovias” e “Cidades”. Já os inscritos na segunda modalidade têm como base as temáticas “Fauna”, “Trilhas e Veredas”, “Religiosidade”, “Extração da madeira” e “Guerra do Contestado”.
Após a etapa de inscrições, que é gratuita, um grupo interdisciplinar de professores das universidades envolvidas no projeto, farão a seleção das poesias. As escolhidas irão compor um livro, com previsão de lançamento para o final de 2013. Nos eventos de lançamento, os autores selecionados terão a oportunidade de ter suas poesias conhecidas pelo público através de recitais, estes deverão acontecer em 10 municípios, são eles: Irani, Chapecó, Porto União, Joaçaba e Mafra, Canoinhas, Curitibanos, Caçador, Lebon Régis e Timbó Grande. Inscrições e mais informações no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário