quinta-feira, 11 de abril de 2013

Notícias da Cidade de Porto



CONVITE
Inauguração da exposição de pintura
«O jogo do mundo e as anamorfoses do legível», de Emerenciano

Sexta-feira | Dia 12 | 21:30

Galeria AMIarte (Rua da Lomba, n.º 153-159 - Campanhã)



O título da exposição surge do texto do catálogo, da autoria de António Domingues, onde este afirma: “No trabalho de Emerenciano, não raras são as vezes em que nos deparamos com este mesmo desejo: o desejo de dizer tudo; tudo, através da metáfora de um discurso que se instala algures entre a desmesura da linguagem, a sua desproporção simbólica frente ao universo e às suas profundidades polissémicas. Sendo o signo linguístico incapaz de, por si só, tudo dizer, a metáfora da escrita é tudo o que o artista dispõe para representar essa desejada totalidade na tela”.

Emerenciano nasceu em Ovar e tem o curso de Pintura Decorativa da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, do Porto, e a licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes, do Porto. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que lhe concede ainda um subsídio de investigação e outro de viagem de estudo que realiza a Paris.
A partir de 1973 define por aproximação à escrita a sua pintura, desde então o seu percurso é orientado pela motivação da escrita, a escrita figurada e assumida,
justificando textos de reflexão e a poesia.
Em 1980 inicia a participação regular em exposições internacionais de Arte-Postal e de Poesia Visual, aceitando os convites que lhe são dirigidos, e a motivação
constitui fator suficiente de realização.
Expõe com regularidade em Portugal desde 1973, e tem participação ao longo do tempo em exposições coletivas também em outros países.
Em 2000, em representação da Câmara Municipal de Ovar, participa num Plenário Internacional de Artistas que decorreu na cidade de Pernik, na Bulgária.
A exposição ficará patente na Galeria AMIarte (Rua da Lomba nº 153, Campanhã, Porto) até ao dia 15 de maio, podendo ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 15h00 e as 20h00.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 15:00 e as 20:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário