segunda-feira, 1 de abril de 2013

Vilebaldo Rocha na Academia de Letras


Vilebaldo Rocha toma posse na 

Academia de Letras


Publicado por  em 24 de março de 2013
O poeta, escritor e ator Vilebaldo Nogueira Rocha ocupou na noite deste sábado (23) a cadeira número 10 da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP. A solenidade de posse ocorreu no auditório da instituição com a presença de familiares e nomes ilustres da cultura picoense.
Bastante sorridente e emocionado, o novo imortal da Alerp afirmou que chega para somar e trazer novo ar à cultura de Picos. “Com o perfil que eu já tenho de fazer arte, venho para somar mais ainda, fazendo mais um pouco pela cultura de Picos e microrregião”, disse.
Como projeto inicial dentro da Alerp, relatou o desejo de resgatar a história do patrono da cadeira, Mario Martins, e de sua primeira ocupante, a poetisa Maria Jesus de Sousa Martins, falecida em 18 de novembro de 2012. “Quero fazer difundir a sua arte, a sua poesia. Esses são dois poetas de primeira qualidade”, afirmou.  Para o lado pessoal, Vila, como é conhecido entre os mais íntimos, deve lançar em breve um novo livro com poesias inéditas.
Vilebaldo-Nogueira-Rocha-300x278
“Vilebaldo é um dos fundadores da Alerp, quando ainda era jovem. Ele fez tudo, exceto ingressar na academia, e nós estamos corrigindo isso hoje. A cultura se alegra e Picos está em festa”, comemora a professora Francelina Macedo, presidenteda Academia de Letras da Região de Picos.
Para Maria das Graças Martins Granja, a posse de Vilebaldo na cadeira que por muito tempo pertenceu à sua irmã é motivo de emoção para a família. Dois livros póstumos de Jesus Martins estão sendo editados e devem lançados em breve.
Outro nome ilustre da cultura e das letras picoenses, a professora Oneide Fialho Rocha, que atualmente ocupa a secretaria de Planejamento do município de Picos, lembrou as temáticas sensíveis da poesia de Vilebaldo. “Vilebaldo fala da vida, fala do Rio Guaribas, um rio que ele viu rico e abundante em sua infância e que hoje é esgoto. Na sua veia poética, ele denuncia essa falta de cuidados com o meio ambiente através da poesia”, destaca.
Comemoração
A posse do novo imortal da Alerp ocorreu numa cerimonia onde se celebrou também o Dia da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, e o Dia da Poesia, celebrado em 14 de março.
Eleição
Após análise dos trabalhos inscritos, o nome do poeta e escritor Vilebaldo Nogueira Rocha foi indicado pela comissão julgadora e então submetido ao corpo acadêmico em 23 de fevereiro na votação que o elegeu novo membro da Alerp.
A eleição foi realizada para preenchimento da cadeira nº 10, anteriormente ocupada pela acadêmica Jesus Martins, falecida em 18 de novembro de 2012, em Picos.
Com informações do Riachaonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário