domingo, 6 de setembro de 2015

Ponta Grossa - Atrativos Religiosos - JARDINS IMAGINÁRIOS DA MINHA SOLIDÃO

Em sua visita  à Ponta Grossa você poderá fazer um turismo dos atrativos religiosos e também visitar a Exposição-Série JARDINS IMAGINÁRIOS DA MINHA SOLIDÃO que está na Mansão Vila Hilda, Rua Julia Wanderley, 936, (Centro).


Mosteiro da Ressurreição


Nove monges de abadia (conjunto de monges que vivem sob a direção de um abade, uma espécie de bispo) vieram de São Paulo para Ponta Grossa em 1981, e o bispo os instalou em Vila Velha. Em 1983 os monges compraram um terreno e reformaram as casas que existiam e construíram o Mosteiro.
          Os monges levam uma vida de oração, de disciplina, de estudos e trabalho.
          Se destacam pela grande difusão do canto gregoriano, sendo que em 1994, o Mosteiro tornou-se conhecido nacionalmente, devido a programas especiais e reportagens no Brasil e no exterior.
          Atendem a inúmeros leigos e religiosos que, como visitantes ou hóspedes, buscam, momentos de recolhimento, oração e direção espiritual.
Observações: O mosteiro possui uma pequena hospedaria para receber seus visitantes, desde que previamente agendado e uma lojinha, onde os monges comercializam alguns produtos artesanais feitos por eles, como conservas, licores, velas, peças em cerâmicas, pinturas em diversos materiais, além de paramentos litúrgicos, livros, CDs e fitas do canto gregoriano.
Localização: O mosteiro está na Colônia Euridice.O acesso se dá pela Avenida Souza Naves, no Km 9.
Horário das orações: Terça à sábado às 9hs, 12h, 14:30, 17:30, 19hs
                                    Domingo às 4h20, 6h15, 9hs, 12h, 14:30, 17:30 e 19hs
                                    Tempo previsto: 30min                                        
Horário das missas: segunda às 17:30 hs. Terça à sábado às 6:15hs e domingo às 10hs.
Tempo previsto: 1h30                                       
Horário de funcionamento da loja de artesanato: das 9hs às 11:30 e das 15hs às 17hs.
Entrada: Gratuita.
Telefone: (0**42) 3228-0043/ 3228.9984
Sitewww.ressurreicao.org.br 
E-mailmosteiro@interponta.com.br 
Observação: Na segunda os monges fazem retiro.

Casa do Divino


     A Casa do Divino foi fundada em 1882, quando D. Maria vagou por meses pela região dos Campos Gerais sem memória. Quando parou para se banhar em um rio, encontrou a imagem do Divino Espírito Santo litografada num pedaço de madeira, no mesmo instante lembrou quem era e onde morava. Retornou para sua casa e quando chegou todos começaram a chorar e dizer que era um milagre. D. Maria disse pela graça recebida iria montar dentro de sua casa um altar para expor a imagem para agradecer todos os dias da sua vida esse grande milagre. O fato acontecido se espalhou para as mais longíguas cidades, e as pessoas passaram a bater em sua porta para pedir graças ao Divino. Devido ao número de pessoas que passaram a vir até o local, D. Maria teve que abrir as portas de sua casa, que passou a se chamar Casa do Divino.
     Hoje, após 126 anos do achado da imagem, a Casa do Divino continua aberta, se tornando um dos mais importantes patrimônios históricos religioso da nossa região. A casa ainda continua na família, e está na quarta geração, que cuida do local.
Localização: Rua Santos Dumont, 524 (próximo da Catedral) - Centro
Horário de Visitação: segunda à sexta-feira das 13hs às 18hs.
Entrada: Gratuita.
Telefone: (42) 30252667– Lídia
E-mail: casadodivino@hotmail.com

Igreja Matriz - Catedral de Santana


Em 1823, depois de Ponta Grossa se tornar Freguesia, foi necessário construir uma capela, pois o altar que existia na Casa de Telhas não era mais adequado, para atender a Freguesia. Foi escolhido então, o local mais alto da cidade, para a construção de uma capela simples, para abrigar a Imagem de Sant’Ana. Por volta de 1863 a igreja, que não possuía torres nem corredores laterais, foi ampliada.
Em 1906 houve necessidade de construção de uma nova igreja, esta foi desenhada pelo arquiteto italiano Nicolau Ferigoti, chamando atenção pelo seu estilo diferente e também por ser vista de vários locais, já que estava no alto da colina.
Em 1978 foi iniciada a demolição da Catedral, e uma nova foi construída no mesmo local, possuindo um estilo mais moderno.
Localização: Praça Marechal Floriano Peixoto - Centro
Horário das missas: Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados às 18 hs. Domingo às 9hs, 11hs e 19hs.
Entrada: Gratuita.
Telefone: (0**42) 3224-0143
E-mail: catedralpg@uol.com.br
Obs: A Catedral possui um estacionamento 24 hs em seu subsolo.

Cemitério Municipal São José


Considerado um dos cemitérios mais antigos de Ponta Grossa,começou a ser utilizado em 1881. No local podem ser encontrados sepulturas de personalidades da história de Ponta Grossa, bem como muitas obras de arte, seja na arquitetura dos mausoléus ou na beleza das imagens que adornam os túmulos.
     Entre os túmulos que se destacam, há o túmulo do Barão de Guaraúna que data de 1893 e o túmulo de Corina Portugal, de 1889, que atrai muitos visitantes por ser considerado “milagroso”.Trata-se de um túmulo simples e pequeno, mas que possui seu valor devido à história da morte trágica de Corina Portugal. As pessoas a chamam de santa por realizar milagres e atender preces, levando cartas com pedidos, placas e fitas de agradecimento às preces atendidas.
Localização: Avenida Balduíno Taques – Centro.
Entrada: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário