sexta-feira, 1 de abril de 2022

Tomaz Borba Vieira no Café Del Mar em Florianópolis até 22 de maio

 

                      Artista das Ilhas dos Açores expõe na Ilha de Santa Catarina 

 

     Na véspera do feriado do 349 º aniversário de Florianópolis, comemorado em 23 de março, o público da capital dos catarinenses recebeu um presente artístico: a exposição do veterano artista visual açoriano, da Ilha de São Miguel, Tomaz Borba Vieira.

                                           O artista

     Tomaz Borba Vieira, pintor, desenhista, professor, escritor e fundador do Centro Cultural Castelo da Caloura, nasceu em 1938 em Ponta Delgada a capital da Ilha de São Miguel, onde reside, no Arquipélago dos Açores ao Norte do Oceano Atlântico. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa/Portugal, arte muralista na Academia de Belas Artes de Florença/Itália, e Ciências da Educação Artística na Universidade de Boston/Estados Unidos. Foi bolsista na Fundação Calouste Gulbenkian, recebeu prêmios e produziu murais em mosaico para espaços públicos na Europa. Preferiu palestras e colaborou em jornais e revistas escrevendo e ilustrando seus livros de contos e novelas. Expõe pela primeira vez no Brasil em 2019 na Biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado em Joinville, Santa Catarina.

                                         A exposição


     Com a curadoria exclusiva para nosso país do catarinense Edson Machado, " Sentimento Insular" reúne 18 obras entre desenhos originais e gravuras assinadas e autenticadas.  " A temática é repleta de sensibilidades do pintor e ao mesmo tempo do escritor", diz Edson Machado. " As obras expostas na Ilha de Santa Catarina enfocam navios e cenas marítimas da Ilha de São Miguel, e retratam como homenagens caricaturais alguns escritores em língua portuguesa - Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Guerra Junqueiro, Manuel du Bocage, Mia Couto entre outros," conclui o curador.


     
A exposição permanece aberta, diariamente, até 22 de maio com entrada gratuita. O Café del Mar, mantém um espaço voltado para a realização de exposições temporárias com artistas convidados. Está situado à Rua Maestro Tullo Cavallazzi, 20 no centro de Florianópolis.













Nenhum comentário:

Postar um comentário