domingo, 27 de julho de 2025

"Porta-Retratos Poéticos" encerra-se dia 2 de agosto em Curitiba

 

Encerra-se no sábado, dia 2 de agosto, a Exposição
 Porta-Retratos Poéticos, poesias e artes visuais do paranaense
Luiz Arthur Montes Ribeiro”.


Luiz Arthur Montes Ribeiro
Ao fundo detalhe da obra "Jardins Imaginários da minha solidão"


Credito de todas as fotografias: IMR

 Sucesso de público conquista adultos e crianças.


Numa parceria do Instituto Montes Ribeiro e da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, com o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe de Curitiba, encerra-se no sábado, dia 2 de agosto a exposição “Porta-Retratos Poéticos”, poesias e artes visuais do paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro.

O referido projeto teve início em 2010 e foi apresentado em cidades do Paraná e Santa Catarina com expressiva visitação de público das mais variadas idades. Também esteve presente em feiras e festas literárias.

 

Porta-Retratos Poéticos


Porta-Retratos Poéticos, nesta edição, contempla poesias e obras de arte de Montes Ribeiro referentes aos livros de sua autoria “Poesias para um grande amor” e “Jardins Imaginários da minha solidão”.



No primeiro momento é apresentado um conjunto de poemas manuscritos em grafite e emoldurados em pequenos porta-retratos colecionados pelo poeta ao logo destes 25 anos. Estes estarão expostos para serem observados, declamados e degustados “literaturalmente” pelos visitantes.



Os poemas, em português, fazem parte do livro “Poesias para um grande amor” que teve sua primeira edição em 2015. Segundo Montes Ribeiro: “declaro meu amor à vida, ao ato de amar, e ao mar. É sobre um grande amor que não volta mais; escrevo as alegrias e tristezas de uma vida a dois”.



Já, no segundo momento, o poeta e artista visual apresentará 10 fragmentos poéticos do seu livro “Jardins Imaginários da minha solidão”, que foram, também, manuscritos em grafite sobre papel canson e dispostos em molduras vitrines de médio porte. Escritos em português foram traduzidos para o inglês, francês e espanhol.



Montes Ribeiro conta que em Jardins Imaginários ele se despede de amores por ele vividos: “Hoje estes amores não me pertencem mais, estes jardins não mais me apetecem, não me enlouquecem de prazer. Agora? Vida nova, novos amores, novos jardins e novas floradas”. Faz parte, também, o livro em Braille, e uma obra de arte tátil. Acompanham ainda, 10 obras de arte da coleção Jardins Imaginários em acrílica, aquarela, nanquim e desenho.




As capas, e demais ilustrações de ambos os livros, são de autoria de Montes Ribeiro. “Poesias para um grande amor”, conta com um livro e Braille e uma obra tátil. Já “Jardins Imaginários da minha solidão, conta também com uma obra tátil.

OBRA TÁTIL 
Florestas para o meu amor - mista sobre tela - 1996 - 80 x 60 cm - capa do livro Poesias para um grande amor - Luiz Arthur Montes Ribeiro



Obra Tátil 
Série Jardins Imaginários da minha solidão - Jardim e Mar Imaginários da minha solidão 02 - 80 x 120 cm - mista sobre tela - 2014
Luiz Arthur Montes Ribeiro

Capa do livro Jardins Imaginários da minha solidão - Jardins das nossas vidas - aquarela  e nanquim sobre papel algodão - Luiz Arthur Montes Ribeiro



Boletim Escolar – 1966

A exposição é contemplada com uma cópia do boletim escolar e provas de Montes Ribeiro referentes ao 1º ano do Primário (1966 – Grupo Escolar Professor Júlio Teodorico – Ponta Grossa, Paraná).

 

Sobre Luiz Arthur Montes Ribeiro

Luiz Arthur Montes Ribeiro é natural de Ponta Grossa (PR). Vive e trabalha em Curitiba desde 1980.

Graduou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná, frequentou os cursos de Especialização em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, e Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela Universidade Tuiuti do Paraná. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Tem onze livro publicados. É premiado em concursos literários nacionais, tendo participação em concurso de poesias na cidade de Vidigueira- Portugal. Participou de exposições de artes visuais coletivas, e exposições individuais de suas obras de arte no Brasil, Espanha e Moçambique.

É Membro Efetivo da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, Diretor de História e Pesquisa do Centro de Letras do Paraná, e Diretor Geral do Instituto Montes Ribeiro.

Luiz Arthur Montes Ribeiro
Membro Efetivo e Diretor do História e Pesquisa do Centro de Letras do Paraná - CLP


Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes - APLA


Serviço:

Porta-Retratos Poéticos:

Exposição de poesias e artes visuais de Luiz Arthur Montes Ribeiro

Local: Farol do Saber Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe de Curitiba

Endereço: Praça Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe, Av. João Gualberto 141 – Curitiba

Abertura: até 2 de agosto.

Visitação: de 2ª à 6ª feira das 8h30 às 11h30 e dia 2 de agosto das 9h30 às 12h30, com entrada gratuita.

Contatos:

(41) 3324-2456 – Farol do Saber Gibran Khalil Gibran

fsgkhalil@sme.curitiba.pr.gov.br 

(41) 991810220 – Luiz Arthur Montes Ribeiro

contato@institutomontesribeiro.com.br

 







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário