sexta-feira, 26 de julho de 2013

Museu Victor Meirelles e a Banca do Curso de Cinema

Museu Victor Meirelles Recebe
Banca do Curso de Cinema





Mais uma vez o Museu Victor Meirelles abre espaço para as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso. Desta vez a qualificação pleiteada é da aluna Moara Costenaro, do curso de Cinema, da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresenta o seu TCC no dia 29 de julho de 2013, às 16 horas, na Sala de Exposição Temporárias do Museu.
O título do trabalho é Cidade Aquário e foi concebido a partir de estudos em Cinema feitos no Brasil e também no intercâmbio que realizou na França, no qual Moara estabelece relações intrínsecas entre o cinema e as cidades. A orientação é do professor Márcio Markendorff.
Além da defesa em si, o evento consiste na exibição da videoinstalação Cidade Aquário, constituída de três projeções digitais simultâneas, onde cada um dos vídeos representa um formato de fotografia, o Super 8, a Lomokino e o Digital. Durante a banca, os três vídeos serão projetados em  três paredes diferentes, com tamanhos distintos de janelas, criando a sensação de imersão do espectador-viajante entre as imagens das janelas da Cidade Aquário. Assim, cada observador produzirá a sua própria imagem dessa cidade de percepções e poesia. Além das projeções, 30 monóculos com imagens do filme serão disponibilizados durante o evento.
Moara Costenaro iniciou seus estudos em Cinema em 2008, na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, migrando em 2009 para a Universidade Federal de Santa Catarina. Nesses seis anos, dentro das instituições de ensino, participou de mais de 30 curtas-metragens universitários, 10 curtas-metragens profissionais e diversos vídeos publicitários nas áreas de figurino, direção de arte e assistência de arte.
Sua experimentação dentro dessa área possibilitou a sua busca por construções visuais no cinema, sejam através da caracterização dos personagens ou do ambiente onde eles existem. Na França, devido ao intercâmbio que fez na Sorbonne III, estudou arquitetura e cinema, seus entrelaçamentos e confluências artísticas e reflexivas. Assim Cidade Aquário é uma experimentação de seus estudos de linguagem cinematográfica e Direção de Arte.
Sobre a escolha do Museu Victor Meirelles, Moara explica que “Cidade Aquário é baseada nos reflexos que se sobressaem aos meus olhos sobre a Cidade de Florianópolis. Com o intuito de projetar a construção visual e poética da sociedade nas paredes da cidade, o estudo necessitava de um local onde confluíssem o tempo, o espaço e a arte. Desta maneira o Museu Vitor Meirelles se tornou parte da obra, pois como edificação arquitetônica que sustenta em suas paredes a história e a cultura ilhéu, é o lugar onde podemos encontrar o princípio dos tempos passados-presentes bergsonianos, tão essencial ao Cinema e à Arquitetura.”  


Cidades Invisíveis

Segundo Moara a proposta de Cidade Aquário é realizar, através da videoinstalação, algo que produza a cidade invisível de Aquário, cidade que finge ser instável como as ilhas, mas que é presa pelas bordas continentais. Que pretende ser solar, só que a chuva não a deixa. Que quer ser mar, entretanto também é rio de água doce. E como em uma foz, onde as águas não se misturam e nem se separam, Aquário é uma cidade de divisões que constitui um todo separado, um todo único, um todo fracionado.
Essa cidade nada mais é que a representação da ilha de Santa Catarina, Desterro ou Florianópolis. Uma cidade que cada cidadão escolhe como vivê-la. Há uns que a vêm com os olhos do luxo, outras com o olhar simples de um pescador. Há os que não conhecem os nomes das ruas, nem os sabores dos peixes. Há os velejam e sempre voltam a atracar. Há também os que nunca saíram daqui e outros que vivem a viajar. Têm os seres do mar, os seres do centro, os seres da universidade. É um pouco cidade, um pouco mato, um pouco roça, um pouco capital, um pouco interior um pouco litoral, um pouco montanhosa, um pouco arenosa, um pouco inundada. É grande e é pequena, é simples e complicada.

-------------------------------------------------------------

Cidade Aquário
Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso
Graduanda em Cinema Moara Costenaro
Dia 29 de julho de 2013, às 16 horas
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis
Tel.:  48  322-0692
Entrada Gratuita



Mais informações pelo e-mail mvm.ac@museus.gov.br ou pelos telefones: 3222-0692 / 3223-3274 / 3225-4121

Nenhum comentário:

Postar um comentário