terça-feira, 9 de julho de 2013

Poesias Poetas Del Mundo

Sabor da Saudade

Sabor amargo,
De coração sozinho
Vivendo de lembranças.
Sabor de distância,
Intensa Intolerância
De viver sem você.
Sabor de vazio,
De mundo sem graça
Que nos meus dias arrasta.
Mas o sabor da saudade,
Devia ser raridade
Dos amantes, dos amores.
Devia ter sabor de vida,
Ser apenas experiência
De um querer compartilhado.
Apenas uma nostalgia,
De ter vivido a alegria e o prazer,
De algum dia ter tido você.


(Celeste Farias Dias, BH/MG, 01/07/2013)

-----------------------------------------------------------------

AS CANÇÕES DA BELA DA DAMA
(1)

Por causa de uma bela dama,
Perdi meu reino e cavalo.

E até hoje procuro:

Não o reino nem a dama,
Só procuro o meu cavalo.

(2)

Levanto a mão para cima
Para que a fumaça do cigarro
Não incomode a dama.

Espero que não incomode
As estrelas.

(Cicero Melo, Inédito)

-------------------------------------------------------


Queixumes
         
.
Pois é, queixo-me das asas cortadas
Pelos filhos....
Deveria ficar contente,
Afinal ao deixar o ninho,
O filho nos diz que está pronto
Para ir adiante;
Que cessa o nosso tempo,
Que começa o deles...
.
Mas somos reféns de nossos afetos,
De nossos amores...
As ligações com nossos filhos
São intensas e permanentes.
.
Quando eles vão embora
Nos sobram os questionamentos...
Estarão seguros,
Os orientei de forma correta?
Outro dia, ainda, nem comer
Sozinhos, comiam.
.
Sei que não posso controlar esses vôos...
Que não poderei parar as turbulências...
O que poderei fazer,
A não ser a certeza de que estou aqui ?
.
Ah! meu filho! Siga!
Tens que  seguir.
Sou eu quem não está  preparada,
Que está  insegura,
Que está com medo....
Queria proteger-te  um pouco mais.
.
Pegar tuas mãos e voar contigo,
Ter certeza de que agi direito,
Se te levei a ser bom cidadão,
Se te acompanhei de maneira certa
Na escola, com os amigos, à vida....
.
Será que eu li poesias para ti,
Sera que te ensinei a  lutar pelos sonhos?
Será que te mostrei a vésper  brilhante,
O equinócio do inverno e o reverberar
Do murmurio do vento?
Sera que falei que o mundo é muito além
Daqui e de de mim ?
.
Siga pois. O universo é o teu espaço
É o teu tempo.
Tomara que te descubras,
E que se abrace,
E que se respeite,
E que não se deixe levar,
Que não se machuque tanto,
E que não te sobre cicatriz.
.
Viestes através de mim, mas não de mim;
Estás comigo mas não és meu...
Seja feliz!

DD_Delasnieve Daspet - em transito 30.06.13

---------------------------------------------

Matriz
        .

Sou uma matriz de palavras...
Desço mansa e clara
De fontes cristalinas.
.
Sou pólen das flores,
Absorvida pelas borboletas,
E doces  colibris.
.
Sou o espinho da rosa cálida,
O vento suave da primavera,
Um caminhante em busca de estradas.
.
Faço amor com as palavras
E as fecundo em folhas brancas.
DD_Delasnieve Daspet, Porto Alegre-RS,  27 de junho   de 2013

-----------------------------------------------

MEU MUNDO


Há sempre um momento
A direcionar nosso  pensamento
E foi nessas quimeras cotidianas
que pude refazer, num retrospecto,
a minha pequena e pobre trajetória...
Fantástico!  naturalmente e em repente
me vi abraçar um desafio maior que eu
Com longos braços transportei para dentro de mim
este meu recanto com os encantos que  sonhara.
No meu mundinho, pequena esfera a circular
A girar, rotação, translação e vai
até onde minha visão pode alcançar...
Tão sem graças...monotonia era meu mundinho
a me espreitar... e eu  contemplando-o silente
mentalmente traço a minha inquirição
Por que te quero tanto? Como posso te amar?...
Ah! Já sei! foi em ti mesmo que floresceu minha primavera
de encantos, sonhos de criança e mil esperanças
Na minha adolescência toda sua essência, minha seiva...
 Foi no seu sial que articulei os primeiros passos de mulher e mãe
Tudo acolhido num grande abraço, incógnito, dúbio, complexo...
Utopia de um paraíso só de flores, de amores e de paz.
Então, de todos os passos e percalços, das pedras e espinhos que encontrei
Olhem o que restou de mim...
Uma simples mulher, soma de acertos e erros
Uma mulher racional que ama a vida, cultiva a esperança
E continua a abraçar os desafios...

Juraci Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário