terça-feira, 17 de outubro de 2023

Escritora Dione Navarro é homenageada em Brasília

 

ESCRITORA DE PONTA GROSSA É HOMENAGEADA EM BRASÍLIA



O Teatro Ulisses Guimarães  (UNIP) de Brasília/ DF, semana passada foi o palco para a reunião de escritores e presidentes de Academias de Letras de todo Brasil durante o V Encontro Nacional das Academias.

Dione  Navarro,  escritora e  presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes foi agraciada com títulos e medalhas por sua trajetória cultural no sul do Brasil, especificamente na região dos Campos Gerais. 

Esse evento que em anos anteriores já aconteceu no estado do Amazonas, Maranhão e Tocantins tem por objetivo reunir literatos de todo país, para novas reflexões e caminhos emergentes na Literatura no mundo atual, através de palestras, mesas redondas e vivências compartilhadas. Além disso também se torna um cenário de apresentação de projetos e obras literárias das academias presentes. 

A escritora Dione Navarro também foi convidada para utilizar a tribuna contemplando os presentes com os resultados significativos de projetos realizados através de editais que foi selecionada demonstrando dessa forma a importância da participação do escritor em propostas de fomento cultural oferecidos principalmente pela prefeitura de Ponta Grossa, através do PROMIFIC. 

Seu último projeto aprovado e concluído “Assim nasce um escritor” foi bastante aplaudido pela plateia literária  presente por  refutar o senso comum das crianças, oferecendo estratégias para que o aluno deixe ser apenas o leitor para se tornar protagonista da sua própria história, já que o referido  projeto   oportunizou  que  90 alunos de 4 escolas diferentes (municipais e estaduais)  a se tornarem os mais jovens escritores dentro das comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa. 

Para Dione Navarro, "foi muito gratificante, através desta proposta de inclusão social da literatura nas escolas,  poder se sentir parte do desejo nacional das academias, já que uma boa parcela  das instituições presentes buscam olhares  justamente à publicação de livros infantis  em braille e libras, abarcando dessa forma um nicho estudantil que tem pouco acesso à maioria das obras emergentes"

"Fiquei impressionada, com a AIAB – Academia Inclusiva de Autores Brasileiros, que não sabia que existia,  e que durante uma mesa redonda trouxe escritores que usam das mais diversas técnicas sensoriais e literárias para contemplar crianças surdas/mudas e com deficiência visual. Isso tocou profundamente nossa sensibilidade, porque como escritores, principalmente de literatura infantil , queremos escrever para todos, deficientes ou não”

Academias de todas as regiões do Brasil estiveram presentes ao encontro:
Academia de Educação do Brasil (ACEBRA),
Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB),
Academia de Letras de Brasília (ALB),
Academia de Letras de Toledo (ALT),
Academia Maranhense de Letras Infanto Juvenil ((AMLIJ),
Federação Brasileira de Artes, Ciências e Letras (FEBACLA), 
Academia de Letras do Amazonas (ALAM), 
Academia Militar de Letras do Maranhão, 
Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina/PR, 
Academia de Letras de Uberaba/Minas Gerais, 
Akademia Alternative Pegasiane Br/ Albânia e outras das cidades próximas à Brasília. 

A região dos Campos Gerais/PR foi representada pela Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA). Outro momento culminante do referido encontro foi a Fundação da Academia de Educação do Paraná, já aprovada pelo MEC e  a ser implantada no Paraná no ano de 2024, a qual  Dione Navarro foi convidada a fazer parte da diretoria que ficou assim constituída: Academia de Educação do Brasil / Paraná (ACEBRA)
Presidente -  Fátima Mandelli (Academia  de Letras, Ciências e Artes/Londrina)
Vice-presidente- Lucrécia Welter ( Academia de Letras / Toledo)
Primeira Secretária- Selma Vaz (Academia de Educação/ Cambé)
Segunda Secretária- Dione Navarro (Academia Ponta-grossense de Letras e Artes)
Tesoureira – Marli Zanini – (Academia de Letras / Santa Mariana )
  
Para a nova Diretora da ACEBRA/PR ter uma seccional da Academia de Educação do Brasil no Paraná  é uma grande conquista e também a perspectiva de uma nova trajetória da cultura  dentro do estado, onde a educação e a literatura oferecem os alicerces para fomentar mais ações e projetos dentro das escolas de todo Paraná. E segundo Dione Navarro, "é uma honra estar nessa nova jornada, já que  tudo isso vem muito de encontro ao que os acadêmicos da APLA já vem realizando há anos, ou seja, usar o palco da sala de aula para resgatar talentos e motivar alunos à descoberta de suas aptidões”.  









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário