sábado, 31 de agosto de 2024

Marcos Bento - Curador da Exposição Viajantes de Heliana Grudzien

 


 ‘VIAJANTES’ por  Heliana Grudzien

Falar de Heliana a artista que “viaja” pelas Artes Gráficas, Pintura da Literatura Infantojuvenil, devemos antes falar de suas origens e vivências acadêmicas no Brasil e na Polônia, onde estudou com grandes mestres da arte da gravura, projeto de cartazes e de ilustração de livros.

A artista estudou sob a orientação de grandes mestres poloneses das Artes Gráficas, nas Academias de Belas Artes de Cracóvia e de Varsóvia. Nomes como Rafal Strent/Gravura em metal/, Jannusz  Stanny/Ilustração de livros/, Mieczeslaw Wasilewski e Piotr Kunce /Cartazes/, foram seus orientadores.

Vale aqui, ressaltar a presença de dois geniais artistas poloneses do século XX/XXI. Piotr Kunce, destacado designer de Cartazes, seu orientador na Academia de Belas Artes de Cracóvia, e de Tadeusz Kantor artista e diretor teatral com o seu teatro do impossível, do informal, da memória e da reflexão sobre o caos. Eles exerceram sobre Heliana e à sua arte notável influência que mudaram e enriqueceram  a sua trajetória artística,  ajudando-a no aprofundamento dos seus conhecimentos técnicos e  liberando seu talento de maneira plena e vigorosa.   

 Heliana tem realizado ao longo da vida grandes “viagens”. Sua obra é marcada por seu compromisso com a natureza amalgamada ao ser humano, de forte presença visceral/emocional.

Descendente de imigrantes poloneses, que foram subjugados pelo nazismo, sua obra carrega a ancestralidade de suas bisavós polonesas, evidenciado nas figuras humanas que observam e se envolvem em elementos naturais e interferências urbanas, elementos esculturais e arquitetônicos. A dicotomia’ VIDA/MORTE’ e a íntima relação ‘HOMEM/NATUREZA, resultam em pinturas densas carregadas de indagações e de emoção.

Viajantes, para a artista, também são figuras que viajam no tempo/espaço, que atravessam o Oceano Atlântico, numa espécie de busca da terra prometida e  que povoam a sua crença e a  sua vida plena de esperança e arte.

Marcos Bento

Curador e Artista visual / julho/2024    

Momento da abertura da exposição com Marcos Bento, Heliana Grudzien, Eula Regina Maciel e Edson Busch Machado, numa das galerias do 
Instituto Internacional Juarez Machado.

Local: Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages 994 – América, Joinville/SC.



        

 


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

NOVA TEMPORADA NO INSTITUTO INTERNACIONAL JUZREZ MACHADO

 

Instituto Internacional Juarez Machado promove encontro das artes em abertura de sua nova temporada


Rumo aos dez anos de atividade, o Instituto Internacional Juarez Machado se reafirma como um espaço para todas as artes com três novas exposições, apresentação musical e dois lançamentos de livros unindo o visual, a música, a dança e a literatura em sua nova temporada, com abertura no próximo sábado dia 24 de agosto às 10h.

Amandos Sell comemora seus 50 anos de carreira!


Celebrando cinco décadas de atividades artísticas, sendo um dos principais e mais reconhecidos artistas de Joinville, tendo em seu currículo diversas exposições individuais, coletivas, premiações e homenagens. A exposição que conta com curadoria de Luciano Itaqui apresenta trinta obras e traz um recorte da trajetória desse prolifero e atuante artista, apresentando ao público obras de diversas fases em seu estilo Arte Naif autodidata.

Heliana Grudzien e as suas viagens pelo mundo das artes


Com uma obra marcada por seu compromisso com a natureza amalgamada ao ser humano, de forte presença  visceral e emocional, a artista descendente de imigrantes poloneses, que foram subjugados pelo nazismo e, por isso, carregando a ancestralidade de seus bisavós poloneses, evidencia na sua obra as figuras humanas que observam  e se envolvem em  elementos naturais e interferências urbanas, elementos esculturais e arquitetônicos. Com curadoria de Marcos Bento, a abertura dessa grande viagem da artista será no dia 24 de agosto às 10h.

Juarez Machado numa seleção especial e exclusiva para você!



A equipe do Instituto preparou ainda uma exposição de reproduções exclusivas de várias séries do grande artista joinvilense que pode fazer parte da sua decoração! Em edições limitadas e assinadas por Juarez Machado, as reproduções fine art são excelente opção para casas, escritórios e outros lugares que merecem um toque da elegância e sensualidade únicos da obra de Juarez.


Duo Zanata Llerena apresenta o concerto “Dois Amigos”



Formado pelos violonistas Diego Zanata e Marcus Llerena, o concerto "Dois Amigos” é um convite a abstração musical que traz obras inéditas e músicas de compositores consagrados em arranjos próprios para duo de violão. A apresentação será às 11h.


Duplo lançamento de livros agitam ainda mais o dia no IIJM!




Mantendo seus tradicionais lançamentos de livros aos sábados e celebrando a união das artes, Joel Gehlen e Marcelo Lufiego são os convidados do instituto para o próximo dia 24 de agosto.

Revelando um estudo do caso de sucesso do Festival de Dança de Joinville, do qual ele participou e ainda participa, em “A Engrenagem que Impulsiona o Giro da Bailarina” Joel Gehlen abre as cortinas dos bastidores do grandioso evento que rendeu o título de Cidade da Dança para Joinville, entrando no circuito internacional das artes como um modelo de excelência a ser seguido. Lançamento às 10h.

A obra “Geometria Poética – Pensamento Livre” de Marcelo Lufiego vai da prosa poética à poesia, com poemas trazidos à luz que incursionam, muitas vezes, pela linguagem alegórica, convidando o leitor a refletir sobre a mensagem velada neles subentendida e que se revela nas entrelinhas das composições literárias. Sessão de autógrafos às 15h.

Serviço:

O que: Abertura das exposições “50 anos de Arte” de Amandos Sell, “Viajantes” de Heliana Grudzien e “Seleção do Artista” de Juarez Machado. Lançamento do livro ““A Engrenagem que Impulsiona o Giro da Bailarina” de Joel Gehlen às 10h. Concerto “Dois Amigos” do Duo Zanata Llerena às 11h. Lançamento do livro “Geometria Poética – Pensamento Livre” de Marcelo Lufiego às 15h.

Quando? Dia 24 de Agosto, sábado

Onde? Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages 994 – América, Joinville/SC.

Quanto? Entrada Livre



quinta-feira, 22 de agosto de 2024

ADESG-PR e INSTITUTO MONTES RIBEIRO

 


pela Escola Superior de Guerra em todo o Brasil

 

O Instituto Montes Ribeiro (IMR) abre as portas para a Associação dos Diplomados da Escola de Guerra (ADESG-PR), num evento que vai receber lideranças políticas e empresariais para se familiarizarem com os conceitos do Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG). O diretor geral do IMR, Luiz Arthur Montes Ribeiro, se interessou pela busca destes conhecimentos a partir do exemplo deixado pelo seu pai, o militar Arthur João de Maria Ribeiro (1933-2011), patrono do IMR que foi membro da ADESG-PR.

A associação tem como objetivo a difusão de conceitos relacionados com a Segurança e o Desenvolvimento, com ênfase na Defesa Nacional. Segundo Montes Ribeiro, “o curso proporciona um amplo viver nas diversas áreas do conhecimento”. Sendo assim, a ADESG-PR, promoverá no IMR, a convite de Montes Ribeiro, uma palestra que será proferida pelo professor Antônio de Nes, CEO da Optness Institute, que atua em 12 países.

O encontro será no dia 22 de agosto na sede do Instituto Montes Ribeiro, quando haverá também uma conversa sobre o “Papel da Arte e Literatura em Nossas Vidas”, com o próprio Montes Ribeiro, artista visual, escritor e poeta, além de diretor geral do IMR.

De acordo com o coronel Valmir Pacheco, coordenador do curso, este é destinado a profissionais que atuam em todas as áreas de conhecimento, nas esferas pública ou privada; que possuam idoneidade moral, sem condenações em processos criminais. Por meio de seus programas, a ADESG-PR busca incentivar a criatividade para tratar os problemas nacionais, respeitando as características regionais. O CEPE aborda um campo de estudo que tem como objetivo compreender e analisar a sociedade, numa busca para refletir sobre os desafios enfrentados, com foco nas Ciências Sociais Aplicadas.

Os fundamentos da Escola Superior de Guerra (ESG) apontam para princípios éticos, morais, políticos e filosóficos. Com esta visão, foi criada a ADESG-PR em Curitiba em 1970. Atualmente, seu Delegado é o Professor Luiz Carlos Pinto, e congrega brasileiros de diversas áreas sociais, técnicas, culturais e empresariais. Tem representações em Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá, além de Curitiba, onde formou mais de 5 mil associados. O curso é homologado pela Escola Superior de Guerra (ESG), por meio da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Nacional e do Paraná (ADESG-AN e ADESG-PR), o que torna o estudante um adesguiano, associado à instituição em todo o território nacional.


Serviço:

Instituto Montes Ribeiro

Assessoria de Comunicação

Maria Fernanda Gonçalves

(41 99104-2576)

 







terça-feira, 20 de agosto de 2024

24 de agosto - Instituto Internacional Juarez Machado

 

Artista plástico Amandos Sell

Artista plástico Amandos Sell celebra 50 anos de arte no

 Instituto Internacional Juarez Machado

 


O artista plástico joinvilense Amandos Sell inaugura a exposição que comemora seus 50 anos de carreira artística, intitulada “Amandos Sell, 50 anos de Arte”, no próximo sábado dia 24 de agosto, às 10h, no Instituto Internacional Juarez Machado. 


As obras que serão apresentadas ao público são de diversas fases do artista, que iniciou profissionalmente na 4ª Coletiva de Artistas de Joinville, em 1974. A exposição tem a curadoria do Produtor Cultural Luciano Itaqui e pode ser visitada até o dia 1º de novembro.

Amandos Sell, celebra cinco décadas de atividades artísticas, sendo um dos principais e mais reconhecidos artistas de Joinville, em seu currículo diversas exposições individuais, coletivas, premiações e homenagens. A exposição “50 anos de Arte”, apresenta 30 obras e traz um recorte da trajetória desse prolífico e atuante artista joinvilense.

Sell nasceu no dia 12 de julho de 1942, filho dos agricultores Eugênio e Erna Sell, e foi morar ainda pequeno na região serrana de Joinville, nas proximidades da região do Rio do Júlio. Teve uma infância simples no interior de Joinville. Quando adulto após vários empregos resolve se dedicar à pintura. Hoje aos 80 anos, continua com a mesma paixão quando iniciou profissionalmente nos anos 70,  o artista tem consciência que são poucos os artistas que chegam aos 50 anos de carreira em atividade, nunca parou de produzir sua arte primitiva, ingênua e encantadora.

Sell representa a Arte Naif, estilo de arte que surgiu na Europa no século XIX, suas obras coloridas e expressivas são referência utilizando a técnica do pontilhismo, sempre criando com liberdade e estilo próprio. O artista não frequentou a academia de artes, sua arte nasceu de forma autodidata, enquanto ainda era operário em uma fábrica. Aprimorou suas técnicas e produziu obras no estilo acadêmico quando foi aluno de Victor Kursancew, na Escola de Artes Fritz Alt.

Os temas de suas pinturas destacam a paisagem rural de Joinville e região, representando a arquitetura trazida pelos colonizadores alemães nas casas em estilo enxaimel e seus jardins com a riqueza do colorido das flores da época, sempre trazendo vida e graciosidade às suas composições. Com suas pinturas procura valorizar o homem do campo e seu estilo de vida, registrando em suas obras as belas paisagens bucólicas que com o passar dos anos se apresenta agredida e transformada pelo processo do desenvolvimento urbano.

O livro “Cenas de Arte Naïf de Amandos Sell”, escrito pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, com prefácio do Crítico de Arte Walter de Queiroz Guerreiro, foi lançado em 2011, eternizando sua obra, e mostrando o quanto sua pintura naif esteve sempre em constante renovação, o artista leva seu pontilhado para o acrílico, óleo sobre tela e óleo sobre eucatex, o livro traz uma biografia completa do artista, com imagens de obras de diferentes fases da pintura ingênua de Sell.

Para a exposição que comemora seus 50 anos de Arte, apresenta ao público obras em acrílica e óleo sobre tela, algumas integram o acervo pessoal do artista, o público poderá apreciar algumas obras que não são pintadas na sua conhecida técnica pontilhista, são pinturas a óleo da época em que estudou com Kursancew, nos anos 70.

Amandos apresenta ao público algumas obras com 50 anos de criação e outras mais atuais produzidas recentemente. E sobre comemorar 50 anos de carreira o artista deixa a seguinte mensagem “Me sinto muito feliz realizando essa exposição, foram anos de dedicação à arte, nem sempre foi fácil, mas valeu a pena, temos que ter muita persistência, procurar melhorar sempre o nosso trabalho, a preocupação do artista é procurar aperfeiçoar cada vez mais, embora esteja bom as vezes, sempre tem um jeito de conseguir fazer melhor, deixar melhor o trabalho, isso é importante. Por mais que seja difícil, persistir é a minha mensagem”, conclui o respeitado artista plástico.


 

Um sábado com muitas atividades culturais no Instituto

 Internacional Juarez Machado

Rumo aos dez anos de atividade, o Instituto Internacional Juarez Machado realiza a inauguração de três novas exposições, apresentação musical e dois lançamentos de livros unindo o visual, a música, a dança e a literatura em sua nova temporada, com abertura no próximo dia 24. O evento inicia às 10h. Confira a programação:


Serviço:


O que? 
Abertura das exposições: “50 anos de Arte” de Amandos Sell“Viajantes” de Heliana Grudzien“Seleção do Artista” de Juarez Machado.



Lançamento do livro “A Engrenagem que Impulsiona o Giro da Bailarina” de Joel Gehlen às 10h.

Concerto “Dois Amigos” do Duo Zanata Llerena às 11h.
Lançamento do livro “Geometria Poética – Pensamento Livre” de Marcelo Lufiego às 15h.

Acompanhe a programação nas redes sociais do IIJM.

Quando? Dia 24 de Agosto, sábado

Onde? Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages 994 – América, Joinville/SC.

Quanto? Entrada Livre



 


domingo, 18 de agosto de 2024

OLHAR QUE MELHORA - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA

Olá!

OLHAR QUE MELHORA


*A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, com seus 111 anos de fundação (1912), lançou no último 9 de agosto, o projeto Olhar que melhora, idealizado pela artista visual, restauradora de afrescos e educadora do Centro de Arte Casa Leonardo, Cristina Sá.

Ela convidou 9 artistas locais, que logo somaram esforços para doar quadros de suas autorias, para serem expostos em quartos do hospital, (Ala 200), enlevando o bem viver dos pacientes e tornando mais humana a sua recuperação.

Um dos convidados, o artista visual, poeta e escritor, Luiz Arthur Montes Ribeiro, ponta-grossense radicado em Curitiba desde a década de 80, escolheu sua obra “Jardins Imaginários - 2014”.

Ele acredita que ao admirar a sua arte, as pessoas poderão imaginar seus próprios jardins, divertidos e alegres. “Isso faz bem aos olhos, à mente, e colabora com o bem viver e criatividade dos internados no seu dia a dia. A sinuosidade das linhas deste quadro sugere que a vida não é uma linha reta, com cores quentes e frias, com as quais é possível imaginar todas as cores do Universo”, diz ele.

Interessada em obras sociais, Cristina logo enxergou a possibilidade de levar a arte à Santa Casa, assim que conheceu o exemplo de uma clínica de exames de imagem em Curitiba. “As paredes eram decoradas por diversos quadros de grandes artistas. Parecia uma galeria”. 

Segundo ela, foi muito gratificante ter a aceitação de colegas das artes para viabilizar o projeto. A proposta trouxe Alberto Portugal, Mariângela Digiovanni, Silvana Passos, Claudete Farhat, Fabio Piekarski, Zunir Andrade, Irene Borba e Luiz Arthur Montes Ribeiro.

O Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Schramm Portugal, esteve presente na solenidade, como Artista Visual e representando a Prefeita Elizabeth Silveria Schimidt, assim como os artistas e a Provedoria da Santa Casa e a sua administração.

Sem fins lucrativos e referência em atendimentos de alta complexidade, também pelo SUS, este hospital está preparado para receber pacientes de 28 municípios dos Campos Gerais. De acordo com o supervisor de marketing da Santa Casa, Vinicius de Lima Vieira, as telas serão expostas nos quartos de internamentos, (Ala 200), direcionadas aos pacientes. “O que auxilia a sua recuperação”, diz ele. Vieira comenta que o hospital está aberto a todas as linguagens artísticas. “Sabemos o quanto a arte pode impactar positivamente o tratamento”, afirma.

*Texto adaptado do original escrito pela Jornalista Maria Fernanda Gonçalves, Assessora de Comunicação do Instituto Montes Ribeiro.

Crédito fotográfico: IMR

A Provedoria, (todos os integrantes são voluntários), é assim composta:

Provedor: Gessi Jame Moreira

Vice-Provedor: Paulo Roberto Hilgenberg
1° Secretário: Emílio Raimundo Ziepermann
2° Secretário: Elton Jose de Almeida Tupich
1° Tesoureiro: Juarez Antonio Carvalho
2° Tesoureiro: José Luiz Dias Freitas

Vogais: Jose Luiz Dias Freitas, Antonio Moro Neto, Claudio Roberto de Barros Junior, Victor Zammar, Carlos Abraão Miguel Ajuz

Conselheiro Fiscal: Alvaro Luiz Scheffer
Conselheiro Fiscal: Ozires Alberti
Suplente do Conselho Fiscal: Gilson Renato Wiecheteck
Suplente do Conselho Fiscal: Ludmilo Sene
Suplente do Conselho Fiscal: Luiz Alberto Motti
Conselheiro Consultivo: Flavio Carlos Kaiber
Conselheiro Consultivo: Otto Santos da Cunha

Sócios irmãos (sem cargos): Douglas Fanchin Taques Fonseca, Carlos Roberto Tavarnaro, Fernando Tavarnaro, Liliana Ribas Tavarnaro, Marcus Santos Cunha, Roberto Jendreieck, Sidnei Alberti, Wilson de Oliveira, Roberto Beraldi, Geraldo Kasprzak, Carlos Roberto Justus Madureira, Armando Madalosso Vieira, Marcus Willian Hauser, Ana Kcenia de Miranda, Hans Van Deer Meer.


Diretor Técnico Hospitalar: Rogério Santos Clemente – CRM-PR:12841
Diretor Clínico Médico: Miguel Henrique Schuinski – CRM-PR: 11856


Confira as imagens do evento:



















 






domingo, 11 de agosto de 2024

Imperdível: Edson Busch Machado autografa "Quem tem medo da Cultura?" no Café Del Mar em Florianópolis

 

 Lançamento do livro “Quem tem Medo da Cultura”, de Edson Busch Machado 

       

            

É com imensa satisfação que anunciamos o nono lançamento da obra mais comentada deste ano: "Quem tem Medo da Cultura?", de Edson Busch Machado. O lançamento será realizado no dia 13 de agosto, às 18h, no Café Del Mar, à rua Tullo Cavallazi - 20,no centro de Florianópolis. A obra já foi lançada em seis cidades catarinenses, além de Curitiba e São Paulo, e, devido à sua grande procura, será realizado este último lançamento na capital para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir o livro autografado pelo autor.

Durante toda sua trajetória profissional, Edson Busch Machado, artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura, foi um grande observador e provocador das diferentes facetas da arte catarinense. Agora, aos 71 anos, o autor presenteia a todos os leitores com esta obra icônica que marcará a história do estado.

A obra é dirigida a pesquisadores, professores e estudantes de arte, gestores de entidades e instituições culturais, curadores e artistas que têm suas obras aqui citadas, historiadores, interessados em geral nos movimentos artísticos, nos enfoques antropológicos e no desenvolvimento comportamental no país, sobretudo, nos Estados de Santa Catarina e do Paraná nas últimas cinco décadas.



Seus milhares de textos foram publicados em múltiplas plataformas e são preciosos registros de cinco décadas de história da arte de Santa Catarina, seus respectivos artistas e movimentos. Sem dúvida, um livro que se tornará referência em todos os cursos de artes e de ciências humanas do país. Afinal, são cerca de 600 páginas e 2 mil citados entre artistas, museus e instituições de cultura, a maioria catarinense.


Serviço:

O quê? Sessão de Autógrafos do Livro "Quem tem medo da cultura?"

Quando? 13 de agosto, 18h.

Onde? Café del Mar - Rua Tullo Cavallazi - 20,no centro de Florianópolis. 


quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Edifício Paraná expões obras do renomado Artista Visual Manolo Saez em Curitiba

 Aos 89 anos, o renomado Artista Visual Manolo Saez,

expões suas obras de arte no icônico Edifício Paraná

 



Manolo Saez, um dos maiores ícones das Artes Visuais do Brasil, abre nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, a exposição retrospectiva com o melhor que já produziu. A vernissage será às 19h e há necessidade de confirmar presença pelo (41) 98409-6511.

Detalhista, com técnica única que se aproxima do realismo, ele nos encanta com suas paisagens curitibanas e de vários outros lugares do Brasil e do mundo onde visitou.

Valenciano de nascimento, (1935), e curitibano de coração, desde 1968, esta exposição é, certamente, um colírio para nossos olhos.

Suas obras estão expostas nas duas entradas principais do icônico Edifício Paraná, no centro de Curitiba. Esta é a primeira exposição de artes no referido edifício o que demonstra a sensibilidade da atual síndica Andrea Carla A. Lima e seus conselheiros.

“A arte complementa nossos viveres e bem-estar. Manolo Saez nos proporciona isto”.

Com o prezado amigo Manolo Saez em sua visita à
Montes Ribeiro Galeria de Arte

Com a prezada Síndica do Edifício Paraná Dra. Andrea Carla A. Lima, grande incentivadora das Artes e Literatura.


Fachada do Edifício Paraná


Serviço:

O quê: Exposição retrospectiva das obras de arte do Artista Visual Manolo Saez.

Onde: Entradas principais das Torre A e B. Edifício Paraná. Rua Visconde do Rio Branco, 1541, centro, Curitiba, Paraná.

Contato: (41) 99971-9900 - Com o Artista Manolo Saez.


Confira algumas as obras que fazem parte da exposição: