sábado, 31 de agosto de 2024

Marcos Bento - Curador da Exposição Viajantes de Heliana Grudzien

 


 ‘VIAJANTES’ por  Heliana Grudzien

Falar de Heliana a artista que “viaja” pelas Artes Gráficas, Pintura da Literatura Infantojuvenil, devemos antes falar de suas origens e vivências acadêmicas no Brasil e na Polônia, onde estudou com grandes mestres da arte da gravura, projeto de cartazes e de ilustração de livros.

A artista estudou sob a orientação de grandes mestres poloneses das Artes Gráficas, nas Academias de Belas Artes de Cracóvia e de Varsóvia. Nomes como Rafal Strent/Gravura em metal/, Jannusz  Stanny/Ilustração de livros/, Mieczeslaw Wasilewski e Piotr Kunce /Cartazes/, foram seus orientadores.

Vale aqui, ressaltar a presença de dois geniais artistas poloneses do século XX/XXI. Piotr Kunce, destacado designer de Cartazes, seu orientador na Academia de Belas Artes de Cracóvia, e de Tadeusz Kantor artista e diretor teatral com o seu teatro do impossível, do informal, da memória e da reflexão sobre o caos. Eles exerceram sobre Heliana e à sua arte notável influência que mudaram e enriqueceram  a sua trajetória artística,  ajudando-a no aprofundamento dos seus conhecimentos técnicos e  liberando seu talento de maneira plena e vigorosa.   

 Heliana tem realizado ao longo da vida grandes “viagens”. Sua obra é marcada por seu compromisso com a natureza amalgamada ao ser humano, de forte presença visceral/emocional.

Descendente de imigrantes poloneses, que foram subjugados pelo nazismo, sua obra carrega a ancestralidade de suas bisavós polonesas, evidenciado nas figuras humanas que observam e se envolvem em elementos naturais e interferências urbanas, elementos esculturais e arquitetônicos. A dicotomia’ VIDA/MORTE’ e a íntima relação ‘HOMEM/NATUREZA, resultam em pinturas densas carregadas de indagações e de emoção.

Viajantes, para a artista, também são figuras que viajam no tempo/espaço, que atravessam o Oceano Atlântico, numa espécie de busca da terra prometida e  que povoam a sua crença e a  sua vida plena de esperança e arte.

Marcos Bento

Curador e Artista visual / julho/2024    

Momento da abertura da exposição com Marcos Bento, Heliana Grudzien, Eula Regina Maciel e Edson Busch Machado, numa das galerias do 
Instituto Internacional Juarez Machado.

Local: Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages 994 – América, Joinville/SC.



        

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário