terça-feira, 22 de outubro de 2024

CARTA AOS PONTA-GROSSENSES DE 2073 - Cápsula do tempo

 

CARTA AOS PONTA-GROSSENSES DE 2073 

Com a prezada Professora Doutora Luzia Nadal Borsato Cavanhari - redatora da carta depositada na cápsula do tempo e o prezado amigo Delson Santo Nadal Borsato. 


Este é o teor da carta que foi depositada na cápsula do tempo, na cidade de Ponta Grossa, tendo em vista seus 200 anos.

Caros ponta-grossenses! 

Um sentimento de grande emoção perpassa por nossas mentes e corações ao saber que daqui a meio século autoridades de nossa querida Ponta Grossa, moradores e pessoas deste bairro que nos viu nascer, estarão lendo esta mensagem. 

Muitos de nós certamente não estarão presentes para festejar os 250 anos da história da Princesa dos Campos e poder contemplar, admirados, as mudanças extraordinárias que novas tecnologias e a inteligência artificial operaram em todos os ramos das atividades humanas. As construções, ruas, praças, escolas, fábricas e as igrejas do bairro de Uvaranas serão as mesmas? 

No lugar desse mesmo Monumento instalado sobre o canteiro central de uma avenida toda asfaltada, arborizada e florida, onde hoje passam milhares de automóveis, caminhões, ambulâncias, ônibus, motos, dirigidas por homens e mulheres sem distinção, já foi linha férrea, onde locomotivas “Mariasfumaça” e depois as alimentadas a diesel faziam este trajeto, movimentando a economia paranaense como maior entroncamento rodoferroviário que é. 

No final do século XIX nossa Família Nadal chegava de Morretes e via a finalização desta importante ferrovia, passando por parte das terras que havia adquirido. Pela Estrada de Itaiacoca, depois chamada de Avenida Gen. Carlos Cavalcanti, os italianos, poloneses, russo-alemães e seus descendentes por ela passavam com suas carroças, carroções e gaiotas transportando suas produções para a cidade. Muita lama ou poeira era enfrentada pelos bravos colonos com as precárias condições daquela época. 

Assim é que com muito trabalho, perseverança, parcerias, abnegação e solidariedade, os moradores da Colônia Uvaranas contribuíram imensamente com o progresso da cidade a partir de suas leiterias, cultivo de hortaliças, legumes, frutas; com suas olarias e os minérios vindos do distrito de Itaiacoca. 

Os fazendeiros e criadores de gado e de porcos tocavam a pé seus rebanhos para o Matadouro, vindos de grandes distâncias, como Guarapuava, Reserva, Castro e de muitas fazendas. Grande parte da carne era transformada em banha, salames, linguiças nas fábricas dos alemães e muitos destes produtos transportados pelos vagões na ferrovia, para serem até mesmo exportados. 

Com muita fé, determinação e trabalho, os italianos e seus descendentes também construíram a “Igrejinha de Uvaranas” – Igreja que tem por padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição. Doaram tijolos, mão de obra, o construtor, ergueram o sino até a torre nos moldes do que faziam na Itália e renderam graças por suas conquistas no novo mundo, o Brasil. Em poucas palavras, queridos ponta-grossenses, assim era a Uvaranas de outrora, isto é, até os anos de 1930.

Nós, descendentes do italiano Giácomo Nadal percebemos hoje as grandes mudanças no bairro de Uvaranas, que com seus estabelecimentos comerciais, bancários, centros de saúde, Hospital Regional, Hospital São Camilo, escolas de ensino fundamental e médio, universidades pública e particulares, correios, igrejas e capelas católicas e igrejas de muitas denominações faz dele (o bairro) uma cidade. 

Nossas residências, não mais feitas de tábuas de madeira, são de tijolos ou contêineres, janelas de ferro ou de alumínio, são servidas por redes d’água, esgoto e de energia elétrica estável. 

Telefone fixo, coitado, já é coisa do passado! Temos internet de alta velocidade, o que nos abre o mundo à frente, mas estamos atrás de grades e muros altos, cercas elétricas e monitoramento para mitigar os muitos assaltos e roubos, em nossas casas, condomínios residenciais ou arranha-céus. 

E daqui a 50 anos? Como será o futuro? O que vocês conseguem perceber em termos de continuidade, de facilidades, de novos progressos? E os valores da nossa sociedade, permaneceram? Nossa religiosidade, cultura, permanecem vivas ou deixaram fenecer? Confiamos e acreditamos em vocês, que com

o nós e vocês, ponta-grossenses, deixamos nossas marcas nessa terra abençoada por Deus!


Ponta Grossa, 11 de setembro de 2024.

Assinam: Luzia Nadal Borsato Cavagnari, Lauro Nadal Fanchin, Delson Santo Nadal Borsato, Zélia Nadal Krauczuk, Sérgio Nadal Monteiro Zan, Humberto Nadal, Zeno Antonio Nadal, Delmi Nadal Borsato de Moraes, Maria de F. Nadal Borsato Guimarães, Maria Cristina Nadal Silva, Stela Nadal Iensen

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Noite dos Sonhos: Alta Gastronomia e Jazz ao Vivo Prometem Encantar Curitiba

 


NOITE DOS SONHOS

Noite dos Sonhos: Alta Gastronomia e Jazz ao Vivo Prometem Encantar Curitiba

Prepare-se para uma noite inesquecível onde alta gastronomia e o melhor do jazz ao vivo se encontram. A Treger Produções apresenta a Noite dos Sonhos, um evento que acontecerá no dia 25 de outubro, em Curitiba, e promete transportar os convidados para uma experiência nostálgica e sofisticada, celebrando as grandes festas e os momentos que marcaram suas vidas.

A Noite dos Sonhos será realizada no tradicional Buffet du Batel, um dos espaços mais renomados de Curitiba para eventos sociais e corporativos. O espaço está situado em uma localização privilegiada da cidade, no bairro do Batel, e conta com uma infraestrutura completa, que inclui um estacionamento próprio com capacidade para até 350 veículos.

O evento promete uma verdadeira celebração sensorial, unindo o melhor da gastronomia e da música. A chef Bárbara Darin trará um cardápio exclusivo e requintado, proporcionando uma experiência única aos presentes. Com ingredientes cuidadosamente selecionados e preparações que combinam técnica e criatividade, a proposta é levar os convidados a uma jornada de sabores marcantes e inesquecíveis.


A musicalidade ficará a cargo de um seteto de jazz, com uma curadoria musical impecável, liderada por Ricardo Janotto e com direção musical de Theriano Albuquerque. Será uma noite envolvente com o  melhor dos clássicos atemporais e ritmos contagiantes, criando uma atmosfera perfeita para quem aprecia música de qualidade e tornar a noite ainda mais especial. 



Detalhes do Evento



Estacionamento e Acessibilidade

O Buffet du Batel oferece estacionamento próprio para 350 carros, garantindo conforto e segurança para todos os participantes. O estacionamento será gratuito aos participantes, mas há outras opções (pagas) disponíveis nas proximidades para os demais convidados.

Patrocínios e Apoios

O evento conta com importantes patrocinadores e apoiadores, que ajudam a tornar essa noite ainda mais especial:

  • Patrocinadores Cota Ouro: Vitral Produções, F9 Comunicação Visual
  • Patrocinadores Cota Prata: Serra Verde Express, Allright Beer
  • Patrocinadores Cota Bronze: Chocolateria Brasileira
  • Apoios: Christina Mathias Eventos, Associação Comercial do Paraná e Buffet du Batel

Realização

A Treger Produções é responsável pela organização deste evento memorável, que promete transformar momentos únicos em memórias inesquecíveis.

Para mais informações e compra de ingressos, acesse o site oficial em: www.tregerproducoes.com.br.

Não perca essa oportunidade de vivenciar uma noite mágica, repleta de boa música e alta gastronomia. Uma combinação perfeita para uma noite memorável!

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

14 ANOS DO INSTITUTO MONTES RIBEIRO

 

Instituto Montes Ribeiro

Instituição é referência na arte, cultura e literatura no estado no Paraná

 

Arthur João de Maria Ribeiro - Patrono

O Instituto Montes Ribeiro (IMR) convida para a Missa em Ação de Graças, neste dia 17 de outubro, quinta-feira, em comemoração ao nascimento do patrono da instituição, Dr. Arthur João de Maria Ribeiro (1933 – 2011). Casado com a Sra. Neiva Montes Ribeiro (1939 - ), foi militar, agropecuarista e cirurgião dentista. Ambos naturais dos Campos Gerais (PR), vieram residir em Curitiba na década de 80, com seus quatro filhos. A data também é celebrada pelos 14 anos de atividades da instituição. O IMR é dirigido por Luiz Arthur Montes Ribeiro, um dos filhos, que desenvolve seu trabalho como artista visual, escritor, poeta e chefe de cozinha, nas dependências do instituto.

De acordo com Luiz Arthur, o objetivo da fundação do IMR é preservar a história das duas famílias, Montes e Ribeiro, muito atuantes na história do Paraná, nos Campos Gerais, principalmente nas áreas da arte, cultura e literatura, assim como no norte de Santa Catarina. Ele acredita que honrar aos antepassados é honrar a Deus. Nas pesquisas elaboradas por familiares sobre sua árvore genealógica, chegou-se a registrar os ascendentes até a geração de 1710 no lado dos Ribeiro e 1750 no lado dos Montes. “É uma responsabilidade imensa preservar a memória dos meus ancestrais, assim como dar o exemplo a outras famílias”, diz ele.

O Instituto Montes Ribeiro é um espaço voltado à memória e à educação, com amplo acervo reunido ao longo de quatro décadas de pesquisa e catalogação. São cerca de 3.200 itens, abrangendo consagradas obras de arte nacionais e internacionais. Há ainda poesias, mobiliário, indumentária, porcelanas, prataria e antiguidades diversas, assim como condecorações, medalhas e documentos impressos, digitais e audiovisuais.

O Instituto Montes Ribeiro fica à Av. Vicente Machado, 160, conjuntos 61/62. Edifício Neudes Calixto – Centro - Curitiba (PR).

Visitas às quintas e sextas-feiras, sob agendamento pelos seguintes canais, contato@institutomontesribeiro.com.br e 41 99981-0220 ou 41 3092-9119.



Serviço:

Missa em Ação de Graças pelo aniversário de nascimento do Dr. Arthur João de Maria Ribeiro e da fundação do Instituto Montes Ribeiro (IMR).

Dia 17 de outubro, às 19h.

Na Igreja de São Estanislau – Rua Emiliano, 441 – Centro – Curitiba (PR).

*Estacionamento gratuito ao lado da Igreja

 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Candidatos a Vereador e Vereadora - PMB 35 - Curitiba

Olá!

Estes são alguns dos candidatos e Vereador e Vereadora pelo PMB,
partido do qual Cristina Gramel, com Jairo Ferreira Filho são candidatos a 
Prefeita e Vice-prefeito de Curitiba.

Contamos com seu voto.