sábado, 6 de abril de 2013

Arte Aldravista em Portugal


04/04/2013 23:56
Nova Forma de Poesia criada por poetas de Minas será lançada em Portugal

LISBOA [ ABN NEWS ] — No ano do Brasil em Portugal, as academias portuguesas: Academia de Letras e Artes (ALA-Portugal), Academia Internacional de Heráldica de Portugal, Academia Portuguesa de Ex-Líbris, Centro Cultural John dos Passos e a Câmara Municipal do Funchal (Funchal) promoverão a “Semana Luso-Brasileira - Arte Aldravista em Lisboa e na Ilha da Madeira”, no período de 06 a 13 de abril de 2013.

Escritores e poetas do Movimento Aldravista (de Mariana - MG) participarão de conferências, debates e saraus sobre a nova forma de poesia, genuinamente brasileira, além de receberem homenagens da Academia Internacional de Heráldica de Portugal e da Câmara Municipal do Funchal.

O evento terá o objetivo de lançar, divulgar e promover a nova forma de poesia criada pelo grupo de poetas mineiros – a Aldravia, através de “O Livro das Aldravias”. A antologia reúne 51 autores representantes de diversas regiões brasileiras, também de Portugal, França e Espanha.

A nova poesia criada pelo grupo de escritores toma o Brasil e se expande para o exterior. Aldravias lançadas em dezembro de 2010, pelos poetas fundadores do Movimento Aldravista, marcaram o início de uma nova fase na Poesia Brasileira, pois a síntese deixa de ser uma implicação casual e se torna gênero, com forma, nome e identidade.

Segundo a Presidente da Academia de Letras Artes e Ciências Brasil, Andreia Donadon Leal, a "Semana de Arte Aldravista em Portugal contribuirá para a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras. A rapidez com que essa poesia contagiante se expande justifica o investimento artístico-cultural iniciado em novembro de 2000 em Mariana, Minas Gerais, pelo grupo ALDRAVA LETRAS E ARTES, que dez anos depois inaugurou uma nova VOZ NACIONAL da Poesia. A adesão maciça à produção de Aldravias (escritores brasileiros, portugueses, franceses e espanhóis) demonstra reconhecimento ao movimento literário dos poetas da cidade mineira de Mariana, colocando-o na História da Literatura como um movimento inovador, criativo e altamente relevante para a demarcação de lugar definitivo da Literatura Brasileira no cenário Literário Universal".


Programação

Lançamento de "O Livro das Aldravias" – Lisboa: Nova Poesia Brasileira: de 6 a 10 Abril de 2013.

1ª Bienal do Mediterrâneo do InBrasCI-MG-09 de abril a 30 de junho de 2013.

Ilha da Madeira – Câmara do Funchal e Centro Cultural John dos Passos: de 11 a 12 de abril de 2013.
Programação:

Dia 06 de abril: Sarau Literário e Cerimônia de Entrega de Diplomas da Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro. Membro Correspondente da ALACIB à Doutora Ana Cristina Martins. Grande Mérito Cultural 2013 - Aldrava Letras e Artes. Medalha 100 anos Jorge Amado do InBrasCI.(Doutora Ana Cristina Martins e Doutor Vítor Escudero)

Dia 07 de abril: Tertúlia Poética entre Poetas Aldravistas Luso-Brasileiros. Entrega de Diplomas da Academia Internacional de Heráldica (Portugal) e Homenagem aos Poetas Aldravistas Brasileiros. Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Dia 08 de abril: Conferência com poetas fundadores do movimento aldravista - Colóquio com os Alunos. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Cerimônia Acadêmica no Salão Nobre da Academia Portuguesa de Ex-Líbris - Inauguração da Exposição: "O Esplendor do Ex-Líbris Brasileiro, nas Colecções Portuguesas". Lançamento de "O Livro das Aldravias - Nova forma-nova poesia" - Lançamento do Livro "O Pão Nosso" - Aldravias

De 09 de abril a 30 de junho de 2013:

14:30 - 1ª Bienal do Mediterrâneo do InBrasCI-MG - Exposição Internacional de Arte Contemporânea e Literatura em Portugal: Convento dos Cardaes: 09 a 20 de abril.

Galeria Municipal de Mourão: 27 de abril a 27 de maio.

Espaço Cultural de Campino: 01 a 30 de junho Coordenação Geral (Diretora do InBrasCI-MG): Nilze Monteiro .

19:00 - Cerimônia Acadêmica no Salão Nobre da Academia de Letras e Artes - Cascais: Colóquio/Mesa Redonda: Poesia Contemporânea Brasileira - Entrega da Medalha de Membro Correspondente da ALACIB à escritora Celeste Cortez.

Entrega da Medalha de Grande Mérito Cultural 2013 da Aldrava Letras e Artes. Lição Magistral de Sapiência pelo Presidente da ALA, Professor Doutor António de Sousa Lara.

Dia 11 e 12: Ilha da Madeira - Câmara Municipal do Funchal e Centro Cultural John dos Passos – Ilha da Madeira. Palestras. Entrega das Medalhas: Jorge Amado (InBrasCI). Mérito Cultural da ALACIB e da Aldrava Letras e Artes.


O que é aldravia?

Trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia – aldravia. O Poema é constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração.

Exemplos da Poesia Aldravista

Poemas sintéticos que, ao serem lidos, transmitem a ideia de flash, de partes contempladas em expressões e formas. Assim consiste a aldravia. Confira abaixo produções literárias dos poetas aldravistas e perceba de que maneira a estrutura dos poemas buscam agrupar significados em poucas palavras.


aldravias
buscam
continentes
em
longínquas
porções
Andreia Donandon Leal


sigo
cigano
em
busca
da
poesia
J.S.Ferreira


voo
parado
asas
encantamento
milagre:
colibri
José Luiz Foureaux de Souza Júnior


mãos
dadas
luvas
para
o
amor
J.B. Donadon-Leal


com
quantas
borboletas
reinvento
a
primavera?
Gabriel Bicalho


gaveta
aberta
destino
plúmbeo
Mariana
alerta
Hebe Rôla


bambus
bailarinos
se
curvam
esperando
aplausos
J.S. Ferreira


minhas
porções
diárias
metonímias
de
mim
J.B. Donadon-Leal


aldravia
meu
verso
universo
em
poesia
Gabriel Bicalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário