domingo, 6 de setembro de 2015

Ponta Grossa - Atrativos Naturais e JARDINS IMAGINÁRIOS DA MINHA SOLIDÃO

Em Ponta Grossa visite o

Parque estadual de Vila Velha

e em seguida visite a Exposição-série

JARDINS IMAGINÁRIOS DA MINHA SOLIDÃO - Mansão Vila Hilda, Rua Julia Wanderley, 936, (centro),

até 30 de setembro.

Parque Estadual de Vila Velha

Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.

O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.
          Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.

A responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
O acesso se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa -Curitiba), Km 28 a partir de Ponta Grossa, saída pela Av. Visconde de Mauá ( Oficinas) ou Av. Visconde de Taunay (Ronda).

Observação: * Transporte coletivo para o Parque Estadual de Vila Velha no Terminal de Oficinas pela LINHA VILA VELHA. Para acesso ao Terminal de Oficinas pode-se pegar a Linha T. Central/ Oficinas no Terminal Central.
Horário de Visitação8h30 às 15h30.
* Fechado às terças-feira para manutenção.
Entrada:
- Brasileiros:        R$ 18,00 (Furnas, Arenitos e Lagoa Dourada)
                            R$ 8,00 (Furnas e Lagoa Dourada)
                            R$ 10,00 (Arenitos)
- Estrangeiros:    R$ 25,00 (Furnas, Arenitos e Lagoa Dourada)
                            R$ 10,00 (Furnas e Lagoa Dourada)
                            R$ 15,00 (Arenitos)
- Estudantes com carteirinha e residentes com comprovante de luz/água/ título de eleitor pagam MEIA-ENTRADA.
- Pessoas acima de 60 anos, crianças até 6 anos e portadores de necessidades especiais são ISENTOS DE TAXA DE ENTRADA.

Telefone(0** 42) 3228-1138

E-mailagendamento@paranaprojetos.pr.gov.br (agendamento de visitas)

Buraco do Padre

O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha de 1km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil, mas pessoas com mobilidade limitada podem ter dificuldade em subir nas pedras.
         Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais.

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.
Horário de Visitação: quarta-feira à domingo das 9hs às 17hs.
Saída obrigatória de visitantes: até 19hs
Ingresso de entrada diretamente na guarita do Parque
Valor por pessoa: R$10,00

Meia entrada para estudantes (mediante apresentação de carteirinha), crianças (de até 6 anos) e idosos (acima de 60 anos): R$5,00
Telefone: (42) 3220.2677 (ÁGUIA FLORESTAL)
Para visitas escolares e universitárias: entrar em contato com a administração do parque.
Para visitas guiadas: entre em contato previamente com o Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa:
Telefone: (42) 9981.3189/ 9984.5111/ 9832.4611
Facebook: NGTur
REGRAS DO PARQUE:
  • Respeite os avisos de sinalização;
  • Proibido acampar;
  • Proibido som alto;
  • Proibido animais de estimação no Parque;
  • Proibido a prática de rapel na área do parque;
  • Acenda fogo apenas nas áreas delimitadas próximas ao estacionamento (quadrados concretados no chão), levar carvão mineral ou lenha para o Parque, proibida a extração da floresta;
  • Descarte de resíduos somente em áreas sinalizadas.
Em caso de denúncias, por favor contatar a Policia Ambiental:
Telefone (42) 3228-1581

Recanto Botuquara

O Recanto Botuquara é uma área de lazer situada numa das mais belas regiões de Ponta Grossa. Oferece como possibilidade de atividades: piscinas naturais, toboágua, lago para pesca e pedalinhos, trilhas na mata nativa, campo de futebol de areia, churrasqueiras, além de camping e outras atrações.
O acesso ao Recanto Botuquara é feito pela Avenida Carlos Cavalcanti. A partir do Campus Uvaranas da UEPG segue-se pela rodovia do talco. No km 16,2 deve-se virar à direita para uma estrada não pavimentada. Após percorrer mais 4,2 km seguindo as placas indicativas chega-se ao Recanto Botuquara que fica após o aterro sanitário.
Telefones: (0**42) 3025.2122 (Orlando, Luíza)
Entrada: Até 6 anos isento. Verificar valores com o proprietário.
Horário: 9h às 19:30h
E-mail: clinicavetanderson@yahoo.com.br
Site: www.recantobotuquara.com.br
Capacidade para Instalação: 60 barracas
Infra-Estrutura: bicos de luz, sanitários femininos e masculinos, chuveiro quente, tomadas 220 V, churrasqueiras.
Atividades: caminhadas, banho de cachoeira, 8 piscinas, 4 toboáguas, pedalinho, futebol, vôlei de areia, trampolim, playground, lanchonete.
Localização/ Acesso: O acesso ao Recanto Botuquara é feito pela Avenida Carlos Cavalcanti. A partir do Campus Uvaranas da UEPG segue-se pela rodovia do talco. No km 15 deve-se virar à direita para uma estrada não pavimentada. Após percorrer mais 4,2 km seguindo as placas indicativas chega-se ao Recanto Botuquara que fica após o aterro sanitário.

Cannyon e Cachoeira do Rio São Jorge

Considerada uma Unidade de Conservação Municipal, possui grande beleza, com diversas quedas d’água que se deslizam pelas rochas formando-se cachoeiras, e em um determinado ponto localiza-se a cachoeira principal, com cerca de 30m de altura. O local possui também áreas de camping e paredões propícios à prática de rappel, para tal prática deve-se procurar por uma empresa especializada.
Existem sanitários masculinos e femininos no local e uma lanchonete, além de área para camping não-delimitada e algumas trilhas.
O acesso se dá pela rodovia Arichernes Gobbo (deve-se virar à esquerda, após passar o viaduto sobre o pátio da ALL, em direção ao núcleo habitacional Dal Col).Após percorridos 2 km , deve-se virar à direita, passando por baixo de um viaduto da linha férrea. Deve-se seguir em frente por mais 5 km e virar à esquerda, seguindo por mais 1 km até a próxima bifurcação. Deve-se então virar à direita e percorrer mais 2 km até o rio São Jorge.
Telefone: (42) 3226-3731/ 9961.9894 (seu Lourenço)/ 99341911(André- filho seu Lourenço)
Entrada: R$ 6 o dia e para acampar R$ 15
Horário: das 8h às 20h
Capacidade: 100 barracas, 5 trailers
Infra-Estrutura: bicos de luz, 1 sanitário feminino e 1 sanitário masculino, chuveiro quente, tomadas 110 V e 220 V
Atividades: caminhadas, banho de cachoeira, rapel.
Localização/ Acesso: Localizado a 15km do centro urbano. O acesso ao Cannyon do Rio São Jorge é feito pela Avenida Carlos Cavalcanti. Na frente do Campus da UEPG-Uvaranas, entra-se na primeira rua à esquerda. Na próxima rua dobra a direita. O acesso se dá pela rodovia Arichermes Carlos Gobbo (deve-se virar à esquerda, após passar o viaduto sobre o pátio da ALL, em direção ao núcleo habitacional Dal Col). Após percorridos 2 km, deve-se virar à direita, após o matadouro municipal, passando por baixo de um viaduto da linha férrea. Deve-se seguir em frente por mais 5Km e virar à esquerda, seguindo por mais 1 Km até à próxima bifurcação. Deve-se então virar à direita e percorrer mais 2 Km de terra batida até o rio São Jorge.