segunda-feira, 27 de maio de 2013

Informativo Museus

notícias
Pesquisa sobre 11ª Semana de Museus pode ser respondida até 7 de junho
O Ibram está com pesquisa aberta para avaliar o impacto da 11ª Semana de Museus, temporada de eventos que envolveu mais de 1.200 instituições, com atividades em 535 municípios brasileiros (saiba mais). Para colaborar com a pesquisa, as instituições que participaram desta edição da Semana de Museus devem preencher o questionário disponível aqui e enviá-lo até o dia 7 de junho.
A pesquisa tem como objetivo conhecer melhor a realidade dos museus que inscreveram atividades, a relação dessas instituições com os agentes da economia local de sua cidade, o envolvimento da comunidade na realização da Semana e a potencialidade das atividades realizadas. Dessa forma, o retrato dos museus brasileiros é percebido com maior precisão, o que facilita tanto a avaliação como a elaboração e execução das próximas edições de ações como a Semana de Museus e a Primavera dos Museus.
O questionário da Pesquisa da 11ª Semana de Museus é praticamente idêntico ao do ano passado, com o acréscimo de poucas questões. A intenção é possibilitar o acompanhamento histórico dos dados e a geração de informações mais consistentes. Vejo os resultados da última pesquisa.
Ações de promoção dos museus – A Semana de Museus, realizada anualmente na semana do dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museus), e a Primavera dos Museus, que acontece na semana do dia 21 de setembro (início da Primavera), são ações anuais permanentes de promoção e divulgação dos museus brasileiros, que pretendem difundir e divulgar os museus e seus acervos, tornando-os amplamente conhecidos e consolidando a imagem das instituições museais como agentes de mudança social e de desenvolvimento, além de propiciar a integração entre os museus brasileiros e entre esses e a comunidade/contexto social em que se inserem.
Museu Nacional, em Brasília, será gerido pelo Ministério da Cultura
A pedido da presidenta Dilma Rousseff, o Museu Nacional Honestino Guimarães, que faz parte do Complexo Cultural da República e fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), passará a ser gerido pelo Ministério da Cultura (MinC).
O anúncio foi feito no último dia 16 (quinta-feira), durante reunião que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, teve com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, para discutir como seria o processo de cessão. Agora MinC e GDF vão analisar as possibilidades do ponto de vista jurídico para que a formalização da transferência será feita em breve.
“A intenção é que o Museu passe a contar com um acervo fixo e exposições itinerantes, além de uma gama de possibilidades que está sendo definida junto com a equipe do Ibram”, explicou a ministra Marta Suplicy.
Também participaram da reunião a presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Eneida Braga, e Ângelo Oswaldo – indicado pela ministra para assumir a presidência do Ibram. Mais na página do MinC.
Museu da República lança jogo inspirado em seu jardim histórico
O Museu da República (Ibram/MinC), localizado no Rio de Janeiro, lançou uma nova atividade educativa: o jogo O Jardim é o tabuleiro. A atividade foi inicialmente desenvolvida para a 11ª Semana de Museus, mas, diante da boa repercussão durante aquele período, o museu passará a apresentar o jogo nas visitas monitoradas, realizadas pelas escolas e previamente agendadas no Setor Educativo.  
Voltado para o público infantil, o jogo foi inspirado no jardim que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da instituição. Tem como objetivo, chamar atenção para a questão socioambiental, tema que tem sido trabalhado no Museu.  
O jogo – A partir de uma adaptação do jogo de ludo, O Jardim é o tabuleiro foi produzido seguindo uma sequência estratégica que recria para os jogadores o passeio no próprio Jardim do Museu. Ele parte de um mapa estilizado do Jardim, apresentando os principais atrativos deste: as árvores, os animais, o coreto, a gruta, o chafariz de Vênus, e as esculturas que mostram crianças com animais que representam os cinco continentes.
O jogo é composto de um tabuleiro, cartas com orientações de movimentação e nas quais são fornecidas informações sobre os pontos do Jardim, um dado e peças em formato de animais a serem movimentadas no tabuleiro. Cada um na sua vez, os jogadores lançam o dado e movem suas peças de acordo com o número de pontos obtidos. Parando em determinadas casas, o jogador lê a carta de orientação e avança ou recua na trilha reproduzida no tabuleiro. Ganha quem chegar ao final da trilha antes dos outros participantes.
Para mais informações e agendamento de visitas: mr.educa@museus.gov.br e (21) 3235.5003/3235.5236

Projeto apoiado pelo Prêmio Darcy Ribeiro realiza primeira atividade esta semana

Um dos selecionados pelo Prêmio Darcy Ribeiro em 2012, o projeto Sons e Memórias que contam histórias começou sua execução este mês e fará sua primeira atividade entre os dias 22 e 25 de maio.
Realizado pelos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu, em parceria com o Instituto Imersão Latina, o Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) da Zona da Mata, o projeto tem como objetivo pesquisar, registrar e difundir a memória coletiva de municípios da região da Zona da Mata mineira, por meio da arte de narrar e cantar histórias. A primeira atividade será a participação junto à Caravana Agroecológica e Cultural da Zona da Mata. De forma interdisciplinar os artistas percorrerão diversos municípios da região.
O trabalho premiado contribui para a formação de grupos locais de contadores de histórias.  A partir de um diálogo entre literatura, música, artes cênicas, narrativa e memória, o estudo articula conceitos desenvolvidos a partir de pesquisas dedicadas à temática da oralidade e do universo da literatura e da memória, da agroecologia e dos fazeres tradicionais. Serão feitas pesquisas de campo e rodas de conversa. Também estão previstas a produção de um CD de histórias narradas-cantadas e a realização do fórum Memórias e sons que contam histórias.
O projeto deve durar oito meses. Mais informações sobre o grupo em: http://alinecantiaechicodoceu.blogspot.com.
Prêmio Darcy Ribeiro – O Prêmio está em sua 5ª edição e tem como propósito apoiar práticas e ações de educação museal que, por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. Em 2012 15 iniciativas foram contempladas e receberam prêmios de R$ 10 mil, cada (saiba mais).
Ibermuseus lança publicação sobre Mesa Redonda de Santiago do Chile
Já estão disponíveis, para download gratuito, os dois volumes da publicação Mesa Redonda sobre o Desenvolvimento e o Papel dos Museus no Mundo Contemporâneo: Santiago do Chile 1972, lançada na semana passada pelo Programa Ibermuseus.
A publicação é composta por dois volumes. O Volume I reúne os textos originais, em formato fac-simile, da Mesa Redonda realizada no Chile em 1972 e que discutiu o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Volume II apresenta uma recuperação da revista Museum, publicada originalmente pela Unesco em 1973 e dedicada àquele evento.
Também há textos de especialistas em museus, entre eles o museólogo francês  Hugues de Varine, que participou da Mesa Redonda como presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom).
Com esta publicação, o Ibermuseus pretende difundir ainda mais os princípios de renovação da museologia que o encontro de 1972 inspirou. Saiba mais.
CNIC aprova 13 novos projetos na área de museus
Entre os dias 7 e 9 de maio, a 209ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que aconteceu em Bento Gonçalves (RS), aprovou treze projetos para a área museal e duas complementações de valores de projetos anteriormente aprovados. Desses, quatro projetos e uma complementação foram analisados pelo Ibram e dez projetos e uma complementação foram analisados pelas demais instituições vinculadas do Ministério da Cultura (MinC).
No total, a área teve autorização para captar mais de R$ 30 milhões por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Os projetos analisados pelo Ibram são: Construção e equipagem do Museu Histórico de Castrolanda (PR); Museu do Trabalho e dos Trabalhadores (SP); Museu dos Brinquedos nos Centros Culturais de Belo Horizonte (MG) e Cultura e Cidadania no Instituto Beit Yakov Aclimação (SP).
Já entre os projetos analisados por outras vinculadas destacam-se eventos como mostras, exposições e evento literário. Os mais de 500 pareceres emitidos durante a 209ª Reunião da CNIC estão disponíveis para acesso na página do MinC.
Agenda
5º Encontro Paulista de Museus
O quê: Inscrições abertas. O Encontro tem como principal objetivo debater aspectos das políticas e da gestão do setor museológico e suas instituições, além de ampliar a rede de interlocução e de colaboração entre os museus. São esperados para o evento prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo, além de convidados nacionais e internacionais.
Quando:
De 19 a 21/6.
Onde: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda | São Paulo – SP))
Informações: (11) 2627.8111

A Revolução de 1923
O quê: No evento será realizado o lançamento em suporte digital do Álbum dos Bandoleiros. Haverá também a exibição do filme A Revolução no Rio Grande, de Benjamin Camozato, feito em 1923. Tanto o filme quanto a publicação de fotos foram restaurados do acervo do Museu, possibilitando que mais pessoas possam conhecer outros fatos da história do estado do RS. Entrada Franca.
Quando: Dia 25/5, às 15h.
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa – Auditório Lauro Schirmer (Rua dos Andradas, 959 – Centro Histórico | Porto Alegre – RS)
Informações: http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br

Inscrições para exposições do MAE-UFPR
O quê: O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) abre edital para a seleção de trabalhos individuais ou coletivos a serem expostos em sua Sede Expositiva em Paranaguá. Os proponentes deverão enviar ao Museu documentação com proposta em formato de portfólio. A seleção será feita por uma comissão formada por membros das áreas de conhecimento de Antropologia, Artes Plásticas, Arqueologia, Comunicação, Design, História e Museologia.
Quando: As inscrições acontecem até 31/5.
Onde:
MAE-UFPR (Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico de Paranaguá | Paranaguá – PR)
Informações:
http://www.proec.ufpr.br/links/mae.htm

Palestra sobre Cultura Indígena, Arte Pública e Arte Contemporânea
O quê: Ciclo de palestras e apresentações Seminário Cultural: Patrimônio Cultural, Arte Contemporânea e Cultura Indígena que visa propiciar aos comerciários e público em geral, um diálogo sobre a arte contemporânea, com ênfase no grafiti, cultura indígena e arte pública, mediado pelos palestrantes Socorro Lamenha (CENARTE), Ana Lúcia Batista (Professora Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) e Greciene Lopes, pedagoga, especializada em trabalhos educativos em museus (Iphan). Entrada Gratuita.
Quando: Dia 25/05, das 14h às 18h.
Onde: SESC Arapiraca (R. Manoel Cazuza, S/N, Bairro Santa Edwiges | Arapiraca – AL)
Informações: (82) 3482.2400

Exposição: a arte do dinheiro da gente

O quê:
Nessa exposição, poderemos contemplar cédulas com a figura de ilustres brasileiros como políticos, economistas, inventores, músicos e escritores que contribuíram com a nossa cultura e deixaram um legado para a posteridade. Entrada franca.
Quando: De maio a agosto, de terça à sexta-feira das 9h às 18h; sábados e domingos, das 13h às 17h.
Onde: Sala da Memória, Térreo do Museu Eugênio Teixeira Leal (Rua do Açouguinho, 01, Pelourinho | Salvador – BA)
Informações: (71) 3321.8023| metl.museografia@gmail.com

Solo de Marajó
O quê: Espetáculo teatral inspirado no romance Marajó, de Dalcídio Jurandir. Entrada franca.
Quando: De 28/5 a 26/6. Terças e quartas-feiras, às 20h.
Onde: Museu do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, Sala das Artes, Praça Dom Pedro II, s/n, Cidade Velha | Belém – PA)
Informações: (91) 4009.9831

Tardes Musicais – Música de Câmera: Quarteto Villani

O quê:
Formado com o intuito de divulgar a música erudita brasileira, o quarteto Villani apresentará  o CD Toada, lançado em 2012,  com obras do maestro e compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes. Integram o Quarteto Villani os músicos:  Cláudio Dias (violino), Boaz de Oliveira (violoncelo), Marco André dos Santos (flauta) e Janaína Gargiulo (piano). Sujeito à lotação (180 lugares). Indicação livre. Entrada franca. Visitação gratuita ao museu a partir das 15h.
Quando: Dia 25/5, às 16h30.
Onde: Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43 – Jardim Europa | São Paulo – SP).
Informações: http: //emaklabin.org.br

A Magia de Escher – novos horários
O quê: Devido ao grande número de pessoas que o Museu Oscar Niemeyer (MON) tem recebido para visitar a exposição A Magia de Escher, o horário será alterado a partir do dia 23. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).
Quando: A partir do dia 23/5. Terças e quartas-feiras, das 10h às 18h (último acesso às 17h30). De quinta a domingo, das 10h às 20h (último acesso às 19h30). Primeiro domingo do mês: entrada gratuita. Primeira quinta-feira do mês: horário estendido até às 20h e entrada gratuita entre 18h e 20h.
Onde: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico | Curitiba – PR)
Informações: (41) 3350.4400

Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba em Jacareí
O quê: A mostra apresenta fotografias de bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) no litoral paulista e no Vale do Paraíba, salientando a importância de sua preservação. Entrada gratuita.
Quando: Até dia 30/6. De terça a sexta, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h.
Onde: Museu de Antropologia do Vale – MAV (Rua XV de novembro, nº 143 | Jacareí – SP)
Informações: (12) 3953.3574

Lançamento de catálogo no Museu Palácio Joaquim Nabuco
O quê: Encerramento da IV Semana de Museus Palácio Joaquim Nabuco e lançamento do livro Museu Palácio Joaquim Nabuco: catálogo de bens museais organizado pela Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo.
Quando: Dia 30/5, às 10h30.
Onde: Plenário do Museu Palácio Joaquim Nabuco (Rua Aurora, 631, Boa Vista | Recife – PE)
Informações: (81) 3183.6367 | museu@alepe.pe.gov.br

Exposição Museológica: Ponte entre o acervo e o público
O quê: Os encontros em formato de mesa-redonda são realizados bimestralmente em diferentes regiões de Santa Catarina. Vagas Limitadas.
Quando: Dia 28/5, das 14h às 17h.
Onde: Centro de Memórias do Oeste de Santa Catarina (Rua Líbano 111-D, Bairro Passos dos Fortes – piso superior da rodoviária | Chapecó – SC)
Informações: www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural

Memória do Futebol Contada na Caixinha de Fósforo
O quê: Exposição do artista plástico pernambucano Gustavo Guimarães que conta a história dos clubes de futebol brasileiros e de diversos outros países, bem como das copas do mundo e de outros eventos ligados ao universo do futebol. Entrada franca.
Quando: Dias 29 e 30 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Onde: O Museu Palácio Joaquim Nabuco (Rua da Aurora, Nº631, Boa Vista, | Recife – PE)
Informações: (81) 3183.2367 | museu@alepe.pe.gov.br

Cursos e Oficinas
Plano Museológico e Programa de Conservação: Princípios Básicos
O quê: O curso tem por objetivo introduzir os princípios e estrutura do plano museológico, discutir parâmetros para a elaboração de um programa de conservação preventiva, informar sobre organização de reservas técnicas. Professoras: Marilia Xavier Cury, Carla Gibertoni Carneiro e Cristina Demartini. Inscrições gratuitas; 20 vagas.
Quando: De 11 a 13 de junho, das 14 às 18h. Inscrições até dia 7 de junho.
Onde: Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto (Rua Hajime Fujimoto, 1000 – Centro | Pereira Barreto – SP)
Informações: museudepereirabarreto@gmail.com

Oficinas do Projeto Transmulti
O quê: Oficinas integradas de museologia e arte educação inspiradas no acervo do museu. As atividades, destinadas a jovens e adultos, aprendizes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), estudantes e integrantes de outros grupos que tenham interesse em participar, fazem parte do Projeto Transmulti. Gratuito.
Quando: Até 21/6, nas segundas e sextas, das 14h30 às 16h30.
Onde: Museu Carlos Costa Pinto (Av. Sete de Setembro, 2490 – Corredor da Vitória | Salvador – BA)
Informações: (71) 9987.5115 com Afrânio Simões



Nenhum comentário:

Postar um comentário