terça-feira, 13 de abril de 2010

Coletânea de Contos de Poesias - As Montanhas do Marumbi e Florbela Espanca

Este livro trás a Coletânea de Contos e Poesias que leva a chancela da Academia de Letras de Itapoá. Fui publicado em 2009 em parceira com a Cooperativa Editorial Planeta Água. Projeto Gráfico e Editoração ficaram a cargo de Cacá Velasquez, que é o presidente da Academia de Letras de Itapoá.

Entre os poemas que estão nesta belíssima coletânea, passo para vocês: 
Teu Corpo, de Mara C. Gonzato

Teu Corpo

Tua boca tem um gosto
Que me faz pensar em delícias.
Teus olhos têm uma linguagem
Absolutamente ingênua,
Absolutamente sensual...
Se teu corpo me convida,
Se tuas mãos me torturam,
Enrosco-me em tua língua
Me ausento de  mim.
Porque teu cheiro
Assume meus sentidos.
Enquanto teus dedos,
Falam coisas em meu corpo
Além dos meus ouvidos
Acima do que seu ouvir.
Só não me perco
Em tua pele
Porque me fixo
Em tua paixão.
Só não te enlouqueço
Em minhas coxas
Porque te afasto
Em minhas perdas
Me amparo em teu amor.





As Montanhas do Marumbi, é um espetacular livro escrito por Nelson Luiz Penteado Alves,
 o Nelson Fafora, ou simplesmente Farofa.
Nelson é meu amigo e um extraordinário artista plástico e agora um exemplar escritor.

Entre os vários capítulos de As Montanhas do Marumbi (todos são muito bem escritos e descritos), me deparei com Capítulo 10: AS ARTESPoesia, Literatura, Pintura, Cinema, Escultura, Fotografia e Música
Nesse encantador capítulo vocês encontrarão poesias de José Moraes (1849-1909), Helena Kolody  e Orlando Woczikoski entre outros. Telas do próprio autor do livro Nelson Farofa (um grande artista do Paraná); Alfredo Andersen, Lange de Morretes, Theodoro de Bona, Wladimir Kozac e Nelson Pandrella. Esculturas de João Turin, Zaco Paraná, José Peón e Marcia de Bernardo. Fotografias de: Arthur Wischral, Fernando Westphalen, Dálio Zipin Filho e Carlos Renato Fernandes, entre outros. Na música, o autor destacas as Canções Marumbistas: Saudades do Marumbi (J. Lineu W. Hoffman, conhecido por Mingau) e Noites do Marumbi (Manolo (Manoel Pedro Salles).
Ainda estou lendo este que, com certeza, é o mais completo livro do  Pico do Marumbi e que conta muito da história do Paraná.
Parabéns Nelson Penteado, parabéns e muito sucesso.



Estou lendo Sonetos de Florbela Espanca – Editora Bertrand Brasil Ltda.
Sou apaixonado por esta bela mulher que viveu e morreu em Portugal. Pioneira em quase tudo que fez, deixou-nos em legado poético dos mais puros que li até hoje.
Então deliciem-se com:

Em busca do Amor

O meu Destino disse-me a chorar:
“Pela estrada da Vida vai andando,
E, aos que vires passar, interrogando
Acerca do Amor, que hás-de encontrar.”

Fui pela estrada a rir e a cantar,
As contas do meu sonho desfiando...
E noite e dia, à chuva e as luar,
Fui sempre caminhando e perguntando...

Mesmo a um velho eu perguntei:” Velhinho,
Viste o Amor acaso em teu caminho?”
E o velho estremeceu... olhou... e riu...

Agora pela estrada, já cansados,
Voltam todos pra trás desanimados...
E eu paro a murmurar: “Ninguém o viu!...” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário