terça-feira, 9 de abril de 2013

Constância Nèry na Jacques Ardies


                                                       CONSTÂNCIA NÈRY

Nasceu no Brasil e reside, atualmente em Portugal na cidade do Porto, onde frequenta a Faculdade para  a Licenciatura  em Administração Educacional, no Instituto Superior de Educação e Trabalho. Em São Paulo cursou a primeira Escola Paulista de Propaganda e Marketing e fez carreira como publicitária a partir da J. Walter Thompson, Editora Abril e outras. Em parceria com Cassio Mello, também artista plástico, foi Diretora-Proprietária da Constata Propaganda até 1973, quando nasce a filha Andreana.  No Museu de Folclore - SPaulo realizou pesquisas e fez sua primeira exposição, onde foi adquirida sua primeira obra pelo colecionador Dr. Mendes Caldeira - Jornal Folha de São Paulo.

Suas obras estão inseridas no acervo de importantes colecionadores, em livros didáticos, em livros e dicionários especializados em Arte Naïf. Desde 1969 a pintura passou a ser sua atividade principal.  Escolhe temas que guarda na alma, como:  Plantações e Colheitas, Tradicionais Festas Populares, Eventos e paisagens das cidades do mundo atual. A música clássica e de raiz são tão importantes quanto a tinta, o pincel e a tela.   Há mais de 30 anos é artista do elenco do Galerista franco-belga Jacques Ardies, que administra suas obras e realiza exposições em: Galeria Jacques Ardies (São Paulo);  Musee Laporte (Paris); Midan-Musèe International d’Art Naïf (Vila Vic- Paris);  Gina - Gallery International Naïf Art (Telavive)  e outros.  

Exerce atividades culturais para o desenvolvimento da Arte e da Poesia, no Brasil e em Portugal, projectando e produzindo eventos que envolvem a Arte e a Cultura em geral;  é membro efetivo da União Brasileira dos Trovadores e também da Academia Paranaense de Poesia (onde ocupa a cadeira nº09)…                    (Andreana Büest – Mestrado em Tecnologia e Doutoramento em Engenharia Têxtil)


“Parque Barigui” – formato  060 X 090 – ost:  nesta obra tive a intenção de mostrar o carinho que dedico à linda cidade de Curitiba, no Sul do Brasil.  No cenário de fundo o céu abraça, em tons envolventes, os prédios de moderna arquitetura. Em um desses prédios moramos durante 12 anos felizes da nossa vida.  O parque Barigui (nome indígena), é circundado por belíssimas casas de construção requintada, refinados jardins, centenárias árvores engalanadas de imensa gama de cores  os ipês amarelos dançam ao balanço do vento, atirando suas pétalas que desenham tapetes sobre o gramado.  O largo rio é palco para os coloridos barcos que levam famílias e namorados a festejarem românticos passeios sob o sol generoso e festeiro. A sociedade curitibana de todas as classes sociais frequentam o parque, onde também são realizados eventos de cinema, teatro, moda, cultura geral, esportes ou de simples descanso.  Esta obra, conduzida pelo meu marchand Jacques Ardies, foi introduzida no Catálogo da Christie’s em 2010. Constância Nèry

Onde: Hotel Sofitel Guarujá Jequitimar - Marchand Jaques Ardies
Até: 31 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário